A DriveNow, plataforma de carsharing (carros partilhados) que resulta da joint venture do Grupo BMW e a Sixt SE “ultrapassou o 1 milhão de clientes”, revela a empresa em comunicado.

Um marco histórico da empresa criada em 2011 na Alemanha, que opera em 13 cidades europeias, Lisboa incluída, com uma frota de cerca de 600 veículos dos modelos BMW e MINI e onde se incluem elétricos.

“Desde o nosso lançamento em 2011, o tema da partilha de carro cresceu muito e tem vindo a tornar-se uma opção de mobilidade nas várias cidades onde estamos”, refere Sebastian Hofelich, Diretor Geral da DriveNow.

Em Portugal, resultante da parceria entre a Brisa, a BMW e a Sixt, uma das maiores empresas de rent-a-car mundial, com cerca de um mês de serviço registaram-se “mais de 14 mil registos” na plataforma, sendo o “número de conduções na ordem dos 11.500”, lê-se no comunicado.

Recorde-se que na cidade de Lisboa a operação da DriveNow disponibiliza 211 veículos e cobre 48 quilómetros quadrados, de leste a oeste e de norte a sul da cidade, nas zonas mais movimentadas da capital.

Homens escolhem mais o BMW, as mulheres, o Mini. Um terço opta por elétricos.

De acordo com os dados divulgados pela DriveNow, os modelos BMW e MINI são usados “​​até 23 vezes por dia” pelos clientes. O BMW Série 1 é o mais requisitado com “mais de seis milhões de conduções”.

Do milhão de clientes que a empresa já conquistou, cerca de 330 mil pessoas optaram pelos veículos elétricos (970 BMW i3s existentes), o que perfez quase “dois milhões de viagens elétricas” e que permitiu “economizar 2500 toneladas de CO2” até à presente data.

Em questões de géneros, os homens preferem o BMW i3, com quase 83% das reservas do veículo. Já as mulheres, andam mais ao volante do Mini descapotável, veiculo que tem uma taxa de 24%.

A DriveNow opera uma frota de cerca de 5.900 veículos em Munique, Berlim, Düsseldorf, Colónia, Hamburgo, Viena, Londres, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Milão, Helsínquia e Lisboa.