A iniciativa acontece até sexta-feira e faz parte do "Programa de Aceleração do Startup Braga FLAD", uma parceria entre a Microsoft, a FLAD e Startup Braga, que acontece pela terceira vez e apoia a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais e levá-los aos mercados internacionais.

"Os grandes objetivos dos nossos 'roadshow' são dar a conhecer o ecossistema empreendedor dos EUA a estas startups, por um lado, e, por outro, explorar a possibilidade de criar uma rede de contatos, que é essêncial para quem pretende operar ou exportar para o mercado norte-americano", referiu, em comunicado, o presidente da Startup Braga, Carlos Oliveira.

O 'roadshow' nos EUA pretende facilitar o contato com investidores, especialistas da indústria e executivos das cidades de Seattle e São Francisco e inclui visitas à sede da Microsoft, em Redmond, e à 500 Startups, que fica em Silicon Valley e é considerada a melhor aceleradora do mundo.

As seis empresas escolhidas são a Loqr, que trabalha com palavras-passe para evitar fraude, a Magikbee, que desenvolve jogos tradicionais para tablets e smartphones, a Nutrium, na área da nutrição, a Helppier, que criou uma ferramenta de tutoriais, a MindProber, uma plataforma que analisa a reação dos espectadores ao conteúdo dos media, e a Kide, uma ferramenta de compras online para marcas de moda de bebé e criança.

A 1.ª edição do "Programa de Aceleração do Startup Braga FLAD", que aconteceu em 2014, terminou com um 'roadshow' em Londres durante o qual as equipas conseguiram arrecadar mais de quatro milhões de euros em financiamento.