Garrett McNamara, surfista havaiano que detém o recorde da maior onda surfada de sempre, na Nazaré, realçou à Lusa que a realização da Web Summit em Portugal, pela primeira vez, “é uma enorme conquista”, mostrando-se “honrado” pelo convite que lhe foi dirigido para participar na Surf Summit e considerando que este é um exemplo de que “tudo é possível” quando há determinação.

Já Tiago Pires, conhecido no mundo do surf como ‘Saca’, elogiou o formato e o propósito da Surf Summit, que proporciona aos participantes uma “experiência totalmente diferente” face à Web Summit, levando-as a puxar mais pelo físico do que pelo intelecto.

“Estas 200 pessoas estão a ter atividades ao ar livre, como o surf, o ‘stand up paddle’ (SUP) e as bicicletas de todo o terreno (BTT). É uma experiência mais radical e mais física para pessoas que estão mais ligadas a tudo o que é tecnologia e que usam muito mais a cabeça do que o corpo”, afirmou o surfista português.

Quanto à associação entre o surf e a onda digital que vai invadir a capital portuguesa durante esta semana, Tiago Pires frisou que a mesma demonstra o forte desenvolvimento deste desporto marítimo e o prestígio que alcançou.

“Hoje em dia, o surf representa uma grande fatia do turismo do nosso país, que é cada vez mais valiosa”, lançou, acrescentando que o potencial das ondas portuguesas é “um grande tesouro” para o país e que “é ótimo perceber que o turismo em Portugal e o Governo já abriram os olhos para essa realidade”.

McNamara também apontou para o enorme potencial turístico de Portugal, brincando com o caso do monstro do Lago Ness que, “mesmo não sendo real, todos os anos leva muitos milhares de turistas à Escócia”, enquanto “Portugal tem a Nazaré, que tem a maior onda do mundo”.

E destacou: “É parecida com o monstro do Lago Ness, mas é real e pode ser vista, pelo que todo o mundo está a vir a Portugal para tentar ver a maior onda do mundo. E, quando conhecem o resto do país, descobrem o quão maravilhoso é e a qualidade de vida que tem. Quando voltam a casa, contam aos seus amigos e a economia dispara”.

Garrett McNamara confessou a sua “paixão” por Portugal, dizendo que o país é “o segredo mais bem guardado da Europa” e que, no seu entender, é “a Califórnia da Europa, mas ainda melhor porque não há tubarões”.

Questionado sobre as oportunidades que se abrem para Portugal a propósito da realização da Web Summit, o recordista mundial de ondas grandes sublinhou que o país só tem que continuar a ser “exatamente como é” para “apanhar a onda digital”.

Na sua opinião, quem visita o país fica sempre com vontade de voltar. “Não mudem nada, porque Portugal é perfeito tal como é”, vincou.

Por seu turno, Anastasia Ashley, surfista profissional norte-americana e modelo, admitiu existirem muitas semelhanças entre Portugal e a Califórnia.

“Podes estar numa praia linda, a surfar e a fazer outras atividades, e estar na cidade em menos de uma hora. É muito parecido com o lugar onde eu vivo, Orange County, na Califórnia, que tem ótimas praias e ótimas ondas e fica a uma hora de Hollywood”, ilustrou.

Segundo Anastasia Ashley, face às condições envolventes, Lisboa é um local de eleição para quem quer instalar um negócio.

“Não sei quem é que não quererá trazer o seu negócio para aqui”, atirou a surfista.

A Lusa falou ainda com três participantes da Surf Summit, que vão também assistir à Web Summit, depois de terem tido uma aula de surf: o irlandês Brendan Guildea e os suecos Cristian Borén e Frederik.

Todos revelaram o seu entusiasmo com o evento principal e admitiram que a possibilidade de ‘apanhar’ umas ondas foi um dos aliciantes que os trouxe até Portugal, daí terem participado nas diversas atrações da Surf Summit.

A Web Summit é uma conferência global de tecnologia, inovação e empreendedorismo que arranca na segunda-feira e decorrerá até quinta-feira, onde são aguardados mais de 50.000 participantes, de mais de 165 países, incluindo mais de 20.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores.

Entre os oradores, estarão os fundadores e presidentes executivos das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.