Mais de 50 escritores de 12 países vão encontrar-se em Lisboa, na sexta-feira, para aquela que será a primeira Noite da Literatura Ibero-Americana, com leituras, debates, música e uma reflexão sobre a "tecnologia no futuro da humanidade".
A banda desenhada “O preço da desonra”, do autor japonês Hiroshi Hirata e considerada uma das mais importantes da BD de pendor histórico, chega este mês, pela primeira vez, ao mercado português.
O músico Tony Carreira vai ser o cabeça de cartaz das festas de fim de ano de Coimbra, que este ano, face às obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, terão como epicentro o Largo D. Dinis, ao invés da habitual Portagem, foi hoje anunciado.
Em novembro de 2015, um narrador, escritor e jornalista com formação científica, desloca-se a Paris para assistir à Cimeira do Clima (COP21), poucos dias depois dos atentados jihadistas. A crise que paira sobre a cidade parece espelhar uma crise mais íntima: aquela que atravessa a sua relação com Lo
O projeto Concertos para Bebés festeja 25 anos, no início de dezembro, em Leiria, com um programa especial pensado para famílias e que envolve artistas portugueses, italianos e brasileiros.
A Fundação Calouste Gulbenkian lança hoje o Salavisa European Dance Award (SEDA), no valor de 150 mil euros, para homenagear o bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa (1939-2020) e distinguir o talento de artistas de dança em todo o mundo.
O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho arranca hoje nesta cidade do distrito de Aveiro e, até dia 19, terá 130 filmes em competição e mais de 70 em sessões paralelas sobre existencialismo e identidade europeia.
Acabou o verão, mas isso não significa que tenham acabado as férias, nem os acampamentos. E as opções são muitas e algumas pouco tradicionais. Aos habituais acampamentos e autocaravanas juntaram-se as tendas que se montam nos tejadilhos dos carros. Mas será só estacionar dormir e seguir pela estrad
A exposição "Tesouro dos Reis - Obras-primas do Terra Sancta Museum", realizada pelo Museu Calouste Gulbenkian em parceria com a Custódia da Terra Santa e o Terra Sancta Museum de Jerusalém, abriu portas esta semana, em Lisboa. Até fevereiro de 2024 vão poder ser vistas peças, nomeadamente doações
"A mulher que há em mim" é uma história corajosa e comovente sobre liberdade, fama, maternidade, sobrevivência, fé e esperança. Em junho de 2021, o mundo inteiro ouvia Britney Spears falar em tribunal. O impacto que causou ao partilhar a sua voz, e a sua verdade, foi inegável e mudou o rumo da sua v
A tradução de “Anna Karénina” feita por José Saramago na década de 1950, a partir de edição francesa, será publicada na próxima quinta-feira, dia 16, data em que o Nobel da Literatura completaria 101 anos, anunciou a Porto Editora.
A peça "Remédio", de Enda Walsh, que os Artistas Unidos estreiam no dia 16, no Teatro da Politécnica, em Lisboa, é uma reflexão sobre a doença mental e a institucionalização.
Um artesão de Coimbra reclama aos 69 anos o lugar de último pintor de louça 'ratinha', ligada aos antigos movimentos migratórios dos camponeses do Centro e do Norte para os trabalhos agrícolas sazonais do Sul.
No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, Mariana Santos, Miguel Magalhães e João Dinis juntam-se para falar de "The Killer", o mais recente filme de David Fincher. É um mergulho de cabeça nos pensamentos do assassino interpretado por Michael Fassbender, com os The Smiths a tratarem
Vladimir Arseniev viu em Dersu Uzala o que os escritores e filósofos russos há muito procuravam sem sucesso: o homem perfeito. Este representante de um povo quase extinto “não é uma personagem inventada ou um homem mítico orgulhoso. É um habitante comum da taiga que havia perdido a sua família, que
As idas ao cinema registaram em outubro deste ano praticamente o mesmo cenário de outubro de 2022, mas, em número totais, reforçam o panorama de crescimento face ao ano passado, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou o professor, poeta e ensaísta Manuel Gusmão, que morreu na quinta-feira, em Lisboa, aos 77 anos, destacando um percurso marcado pela aliança entre estética e política, rigor e adesão.
O ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos pediu à UNITA para ficar com parte do território das Lundas para resolver problemas de liquidez, conta Abel Chivukuvuku na sua biografia, que promete desvendar, este mês, novos factos históricos sobre Angola.
Uma fotografia de um boneco de peluche esquecido num banco de jardim inspirou Teresa Dangerfield, residente no Reino Unido, a escrever o livro infantil "A Ovelhinha Perdida”, que foi editado em versão bilingue português-inglês.
O romance “Misericórdia” (2022), de Lídia Jorge, venceu o Prémio Médicis Étranger, ex-aequo com o romance “Impossibles Adieux”, da sul-coreana Han Kang, segundo o anúncio do júri.
O arquiteto português Luís Rebelo de Andrade é o vencedor da edição deste ano do Prémio Internacional Rafael Manzano para a Nova Arquitetura Tradicional, pelo respeito manifestado pelas tradições construtivas e pela paisagem, anunciou hoje o júri do prémio.