De acordo com a programação da companhia, o espetáculo, que esteve patente no Teatro Camões, em Lisboa, de 06 a 22 de dezembro, irá agora em digressão para Almada.

A coreografia é de Mehmet Balkan, a música de Tchaikovski, a dramaturgia de Mehmet Balkan e Olaf Zombeck, segundo a história de Ernst Hoffman, os cenários e figurinos de Olaf Zombeck, com desenho de luz de Cristina Piedade.

A interpretação musical é da Orquestra Sinfónica Portuguesa, com o Coro Infantil de Lisboa e o Coro Feminino do Conservatório de Lisboa.

Quanto à interpretação da coreografia, é feita pelos artistas da Companhia Nacional de Bailado e por alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.

Baseado no conto "O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos", do escritor alemão Ernst Hoffman, o bailado conta a história de uma menina chamada Clara que, na noite de Natal, sonha com o Soldado Quebra-Nozes.

Na história, o soldado entra numa feroz batalha contra o Rei dos Ratos - outra das personagens principais do conto - e encontra-se em grave perigo, mas Clara, vencendo os seus próprios medos, entra nesta batalha e derrota o roedor, batendo-lhe com os seus sapatinhos na cabeça.

Ao vencê-lo, o soldado transforma-se num príncipe, e conduz Clara pela floresta, onde assistem à dança dos flocos de neve, com destino ao Reino das Maravilhas, segundo a história.