O Teatro do Bairro Alto, novo teatro municipal em Lisboa que se quer afirmar como um espaço "inclusivo", "verde" e "experimentalista", abre hoje oficialmente ao público, inaugurando a temporada com dois espetáculos de artes performativas.
O compositor e escritor brasileiro Chico Buarque lança, no próximo mês, a sua nova obra, "Essa Gente", um romance passado no Rio de Janeiro, que narra a vida de um escritor decadente, num vazio criativo e emocional.
O vocalista e guitarrista dos Linda Martini, André Henriques, vai estrear-se a solo em 2020, com um álbum cujo tema de apresentação deverá ser divulgado ainda este ano.
A série de ficção nacional “Luz Vermelha”, baseada no caso das “mães de Bragança” e que marca a estreia dos realizadores André Santos e Marco Leão na televisão, estreia-se hoje à noite na RTP1.
Os Ornatos Violeta juntaram mais duas datas às celebrações do 20.º aniversário do álbum “O Monstro Precisa de Amigos”, 1 de novembro em Lisboa e 6 de dezembro no Porto, foi hoje anunciado.
A 33.ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) contará com mais de 800 escritores, de 33 países, entre as quais o prémio Nobel peruano Mário Vargas Llosa e o mestre da novela gráfica Frank Miller.
A instalação "Tecer o Espaço", da artista plástica Fátima Frade Reis, que suscita um diálogo e relação técnica e estética com a produção de têxteis, é hoje inaugurada no Museu Nacional do Traje (MNTraje), em Lisboa.
O filme "Turismo Centro Portugal - Are You Ready?" venceu o prémio do público no ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre em Torres Vedras, de 22 a 25, foi hoje anunciado.
“O Ladrão de Frutas”, o mais recente romance de Peter Handke, distinguido hoje com o Prémio Nobel da Literatura 2019, “deverá sair em Portugal no próximo ano”, disse à Lusa o editor Francisco Vale, da Relógio d'Água.
O músico português Sérgio Godinho venceu o Prémio Pedro Osório, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), revelou hoje esta cooperativa de direitos de autor.
Autora de obras assentes no passado do seu país, a escritora polaca Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura de 2018, é um nome maior da literatura europeia, que começou a ser revelado ao mundo a partir de 2018.
A atribuição do Nobel da Literatura 2018 a Olga Tokarczuk, de 57 anos, foi uma "ótima surpresa" para a editora portuguesa da escritora e ativista polaca, declarou hoje o editor da Cavalo de Ferro, Diogo Madre Deus.
Romancista, dramaturgo, poeta, realizador, o escritor austríaco Peter Handke, que venceu hoje o Nobel da Literatura 2019, chegou a definir-se como um prosador para quem "não escrever é muito importante".
Entrevista originalmente distribuída pela Agência Lusa no dia 11 de novembro de 2009 aquando da presença de Peter Handke em Lisboa, para a 3º. edição do Lisbon Estoril Film Festival.
O festival Amplifest volta sábado e domingo após dois anos de ausência, levando ao Hard Club nomes como Inter Arma ou Daughters, em estreia, além dos regressos de Amenra ou Deafheaven.
A 5.ª edição do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos abre hoje portas na vila onde durante 11 dias decorrerão mais de 210 iniciativas em 450 horas de programação, para refletir sobre “O Tempo e o Medo”.
Demorou 22 anos a chegar ao grande ecrã e tem como principal protagonista Will Smith, que vale literalmente por dois. "Projeto Gemini" é o filme mais recente de Ang Lee e marca uma reviravolta na forma como se faz cinema.
O historiador italiano Emilio Gentile, no livro “Quem é Fascista”, critica a banalização do termo “fascista” e contraria a corrente que aponta o nascimento do “fascismo histórico” em 1919.
Mafra, Lisboa, 09 out 2019 (Lusa)- O "Memorial do Convento", de José Saramago, inspira um novo roteiro cultural que vai começar no dia 27, no Palácio Nacional de Mafra, promovendo o livro e o monumento recentemente classificado como Património Mundial da Humanidade.
O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional, no valor de 50.000 euros, distinguiu a obra dos arquitetos portugueses Alberto Castro Nunes e António Maria Braga, anunciou hoje a organização.
A exposição de fotografia "Living Among What's Left Behind", do fotojornalista português Mário Cruz, estará patente em Bruxelas, a partir de dia 17 deste mês no âmbito do Festival des Libertés.
As salas de cinema portuguesas registaram uma subida de 8,9% no número de espectadores até setembro, face a igual período de 2018, com semelhante crescimento nas receitas, anunciou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) reforçou em 150 mil euros o restauro dos sinos e carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, para englobar na empreitada vários sinos que não o tinham sido de início, foi hoje anunciado.