Inspirada pelos voos de descoberta do mundo que uma pessoa muito querida da nossa equipa vai fazer, esta sexta-feira conto a atualidade em modo volta ao mundo.

Levantemos voo do outro lado.

Timor-Leste. Faz hoje 20 anos que um referendo devolveu a independência à meia ilha ocupada desde 1975 pela Indonésia. O resultado abriu caminho à declaração de um Estado independente, a 20 de maio de 2002. Ferro Rodrigues lembrou que a liberdade do povo foi conquistada “graças à coragem, tenacidade e luta de todos os timorenses”.

Voemos um pouco para norte.

Japão. Estamos lá do outro lado, mas é de um forte português que vamos falar. Jorge Fonseca conquistou a medalha de ouro em -100kg nos Mundiais de Judo em Tóquio. O atleta - e bom bailarino também, a avaliar pela dança da vitória - venceu o russo Niyaz Ilyasov, número três nos mundiais de 2018.

Diretamente dos orientes para as europas.

Alpes. França, Itália e Suíça. Há 170 portugueses à solta, a correr e a caminhar pelas montanhas. Está a decorrer estes dias o Ultra Trail Mont Blanc, com sete provas a passar nos três países alpinos ao longo de 800 quilómetros. Hoje, conta-nos o Miguel Morgado que um português de 60 anos subiu ao pódio em Chamonix. História e fotos (estas do nosso Pedro Marques) merecem uma espreitadela.

Ainda na Europa (mas quase fora da União Europeia).

Reino Unido. Os portugueses “podem estar tranquilos”, o “Estado português está preparado”. Quem o assegura é o nosso secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, perante a “ansiedade” que o Brexit está a gerar. As declarações chegam no dia em que uma portuguesa que deu muito que falar nas redes sociais depois de uma intervenção na televisão britânica durante um protesto em Londres disse preferir ficar na Escócia, por se sentir mais segura.

Agora, um saltinho até aqui.

Portugal. Ficam duas dicas. Uma para este fim de semana: a Festa do Livro de Belém, que vale um passeio, até domingo, aos jardins do Palácio da residência oficial do nosso presidente. E o Wine & Music Valley, de 14 a 15 de setembro, o primeiro festival totalmente inspirado no vinho. O Pedro Soares Botelho conta-lhe como lá chegar e o que fazer, dentro e fora do festival.

Para completarmos a volta, aterremos no continente americano (se os ventos o permitirem).

EUA. O furacão Dorian continua a ganhar força, à medida que se move em direção à Flórida, onde poderá chegar na segunda-feira. As autoridades temem que a tempestade se transforme num fenómeno “extremamente perigoso” da categoria 4 (numa escala que vai até 5), com os ventos a poderem alcançar aos 225 quilómetros por hora.

Com desejos de um excelente fim de semana, hoje o dia foi assim, pelo mundo e pela mão de Margarida Alpuim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.