Foi ao cair do pano. Aos 95 minutos de jogo, Ricardo Horta garantiu ao Sporting de Braga uma noite de festa. Os minhotos conquistaram pela segunda vez a Taça da Liga frente aos dragões — eles que já a tinham cedido aos guerreiros do Minho contra a vontade em 2012/13. A derrota levou mesmo Sérgio Conceição a colocar o lugar à disposição.

Festa para uns, desaire para outros. No futebol e na política, se alguém ganha é porque alguém perde (na expectativa porém que num e noutro campo, contas feitas, ganhemos todos, seja pelo bem do desporto, seja pelo bem da democracia).

Mas não há ainda vitória declarada em Aveiro, onde decorre o Congresso do CDS de onde irá sair a nova liderança democrata-cristã. A Assunção Cristas coube o adeus, aos seus sucessores o combate. Só amanhã saberemos quem irá tomar as rédeas do partido, mas o sábado já fez "vítimas". Abel Matos dos Santos desistiu da corrida em favor de Francisco Rodrigues dos Santos (ou Chicão); Pires de Lima, que tomou a palavra para apoiar João Almeida, saiu vaiado e ofendido: “Isto faz-me lembrar o CDS de outros tempos”, disse ao SAPO24. As jornalistas Isabel Tavares e Rita Sousa Vieira estão em Aveiro a medir o pulso aos centristas e já se cruzaram com Adolfo Mesquita Nunes, que também deixou a farpa: "Vejo nessa candidatura [Francisco] ideias que considero mais velhas do que as minhas". Para ler aqui. Se não está tão por dentro do assunto como gostaria, recomendo a leitura deste guia.

Ainda por cá, a Direção-Geral da Saúde anunciou hoje que está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de infeção pelo novo Coronavírus em Portugal, a tal pneumonia viral que começou na China. Informa ainda a DGS que se trata de um paciente "regressado hoje da China, onde esteve na cidade de Wuhan (província de Hubei) nos últimos dias", mas que "já se encontra sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa, Hospital de Referência para estas situações". Aguardemos então, com a serenidade possível, por novidades sobre esta matéria.

E amanhã?

  • Continua o congresso do CDS, para acompanhar tudo em 24.sapo.pt;
  • Tem lugar a 62.ª edição dos Grammy Awards. Entre 84 categorias, a artista norte-americana Lizzo lidera as nomeações para os prémios norte-americanos de música Grammy, em oito categorias, seguida da cantora Billie Eilish, a mais jovem artista a ser nomeada para estas distinções. Se está a pensar assistir, marque na sua agenda: 17:00 em Los Angeles, mais 8 horas em Lisboa;
  • Os Keane dão um concerto em Lisboa, inserido na Cause and Effect Tour Europe 2020. É às 20h00 no campo pequeno;
  • A norte, destaque para o concerto "A Sétima de Dvořák", na Casa da Música, às 12h00, pela Orquestra Sinfónica Casa da Música, com Olari Elts na direção musical. O concerto será comentado por Daniel Moreira.

O meu nome é Inês F. Alves e Hoje o Dia foi Assim.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.