As notícias surgem a toda a hora, o ritmo mais acelerado do que nunca, e, ainda assim — ou talvez por isso — nunca foi tão importante poder parar e demorar em algum tema, em alguma ideia. Mais ainda quando se trata de celebrar algo que precisa de ser lembrado. Demorámo-nos nos 20 anos da atribuição
Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez.
No dia em que ganhou o Nobel da Literatura José Saramago estava maldisposto por causa de um edredão alemão que lhe deixou os pés de fora, lembraram hoje Alice Vieira e Francisco José Viegas no Folio.
O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) às presidenciais brasileiras e terceiro colocado nas sondagens, Ciro Gomes, afirmou hoje que o seu adversário do PT, Fernando Haddad, "não tem energia e autoridade" para vencer Bolsonaro.
Um motociclista português, de 37 anos, morreu hoje num acidente de viação na zona de Vilar de Santos, Ourense, na província da Galiza, em Espanha, depois de se despistar e embater num reboque que seguia em sentido contrário.
O Governo da Venezuela anunciou hoje que vai criar uma polícia administrativa migratória que atenderá "tudo o que tenha a ver com controlo migratório" nas fronteiras, portos e aeroportos do país.
O almirante norte-americano James G. Foggo, chefe do Comando Nápoles da NATO, reconheceu hoje que o "efeito dissuasor" dirigido à Rússia é um dos motivos das manobras "Trident Juncture", a maior mobilização da Aliança nos últimos 20 anos.
Trinta adeptos 'ultra' do Paris Saint-Germain (PSG) viu as suas assinaturas de época serem suspensas por um ano, depois dos incidentes ocorridos na quarta-feira, aquando do jogo contra o Partizan, para a Liga dos Campeões de futebol.
A Academia Sueca, instituição que atribuí anualmente o Nobel da Literatura, anunciou hoje a eleição de dois novos membros para ocupar os lugares que ficaram vagos devido às renúncias motivadas por um escândalo sexual e fugas de informação.
Forças israelitas mataram hoje a tiro três palestinianos, incluindo um rapaz de 13 anos, quando milhares de pessoas voltaram a protestar ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel, referiu o Ministério da Saúde de Gaza.
O novo banco da Arábia Saudita SABB First tornou-se hoje a primeira entidade financeira do país a ser liderada por uma mulher, Lubna Olayan, que preside ao conselho de administração.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou quase 550 incêndios entre 01 de outubro e as 18:00 de hoje, um número que causa "apreensão", pois, na última década, não há um registo semelhante no mesmo período.
O cineasta ucraniano preso na Rússia, Oleg Sentsov, anunciou hoje que irá abandonar sábado a greve de fome de 145 dias, face à intenção dos serviços penitenciários de o alimentarem à força devido ao seu frágil estado de saúde.
O secretário-geral do Partido PCP disse hoje que a reposição do tempo de serviço dos professores é a "concretização de uma norma que é lei" e considerou "injusto e ilegítimo" o rompimento "unilateral" das negociações pelo Governo.
O secretário-geral da Fenprof anunciou hoje que a luta pela contagem do tempo dos professores vai prosseguir uma "via jurídica", além de greves às reuniões, incluindo avaliações, e uma queixa à Organização Internacional do Trabalho, entre outros protestos.
A ativista de direitos humanos Nadia Murad, hoje laureada com o Nobel da Paz, sublinhou a importância de receber o prémio "por todas as mulheres" vítimas de violência sexual.
Os títulos do clube de futebol da Juventus caíram hoje quase 10% no fecho da Bolsa de Valores de Milão, quando cresce o mal-estar à volta de Cristiano Ronaldo, acusado de violação nos Estados Unidos da América.
O magistrado Brett Kavanaugh, escolhido pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou hoje uma primeira votação do Senado no processo de confirmação para juiz do Supremo Tribunal, com 51 votos contra 49.
O incêndio que lavra numa área florestal da zona da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi dominado e dado como em resolução cerca das 16:00 de hoje, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta sexta-feira “inaceitável” que “num país do mar” existam crianças e adultos que não sabem nadar e navegar e defendeu formação básica marítima, à semelhança do que ocorre noutros países.
O primeiro-ministro, António Costa, recusou hoje que o Governo tenha desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira, referente ao tempo de serviço que os docentes vão recuperar, é o "possível, justo e razoável".