O responsável falava esta manhã numa conferência com analistas financeiros, depois de na segunda-feira a EDP ter anunciado o lançamento da oferta geral e voluntária sobre aproximadamente 22,5% do capital social da EDPR, sendo a contrapartida oferecida, a pagar em numerário, de 6,80 euros por ação.

“Acredito que se trata de uma proposta atrativa para todos os ‘shareholders’ [acionistas]”, disse António Mexia, referindo que a operação irá contribuir para simplificar a estrutura do grupo EDP, pelo que se trata de um “importante momento”.

A OPA à EDPR acompanhou o anúncio da venda da Naturgas (empresa de distribuição de gás natural em Espanha), anunciada também na segunda-feira.

Esta venda, por 2,6 mil milhões de euros, também deverá estar concluída entre o final do segundo trimestre e o início do terceiro trimestre, de acordo com a apresentação feita pelo presidente executivo da EDP.

“A combinação das duas transações preserva um perfil de risco baixo [da EDP]”, sinalizou ainda Mexia durante a conferência, durante a qual se escusou a avançar mais detalhes sobre a OPA até à divulgação do respetivo prospeto.