A agência de ‘rating’ DBRS disse hoje que o travão das transferências do Fundo de Resolução para o Novo Banco aumenta a “incerteza” e o risco de “litigância” neste processo, de acordo com um comunicado, hoje divulgado.
O PSD/Madeira afirmou hoje que os deputados eleitos pela Região na Assembleia da República continuarão a tomar "todas as posições políticas que se imponham", em função da avaliação política "em cada momento".
O movimento desportivo português lamentou hoje a "desconsideração" por parte das forças políticas e considerou que o setor está ao "abandono", na sequência da proposta de lei que aprovou o Orçamento do Estado (OE) para 2021.
O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) disse hoje que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é uma “desilusão” para o setor, realçando mesmo que o documento "ignora" as empresas.
O primeiro-ministro fez uma publicação na rede social Twitter onde surge ao telefone, indicando que falou à presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, dando garantias de cumprir os compromissos quanto ao Novo Banco. A Assembleia da República bloqueou hoje o financiamento de 476 milhões
A Ryanair opôs-se hoje à taxa de carbono sobre os passageiros de viagens aéreas, cuja proposta foi aprovada na quarta-feira, instando o Governo a trabalhar com as companhias com baixas emissões, em vez de "desperdiçar" dinheiro na TAP.
A CGTP exigiu hoje ao Ministério do Trabalho que dê orientações à Segurança Social e às empresas para garantir o pagamento aos pais que faltem ao trabalho em 30 de novembro e 07 de dezembro para ficar com os filhos.
O Livre caracterizou hoje o Orçamento do Estado para 2021 como “tímido e pouco ambicioso”, considerando, no entanto, que a sua aprovação era necessária para que o país consiga combater a pandemia “com o máximo de estabilidade possível”.
O Chega votou hoje a favor da alteração bloquista sobre o Novo Banco, após assegurar no debate parlamentar que não o faria por ser “juridicamente mal construída”, justificando depois esta mudança com a vontade de a ver aprovada.
O presidente do PSD afirmou hoje que as propostas do PCP aprovadas pelo PS agravam o défice orçamental em mais de mil milhões de euros e recusou ter mudado de posição sobre o princípio do utilizador-pagador nas portagens.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) defendeu hoje que a limitação dos incentivos fiscais à compra de veículos híbridos é um dos assuntos mais “irritantes” e é contraditória com a política do executivo, fomentando a emissão de CO2.
Os primeiros-ministros da Hungria, Viktor Orbán, e da Polónia, Mateusz Morawiecki, confirmaram hoje o veto aos orçamentos europeus, enquanto o pagamento dos fundos comunitários estiver condicionado ao cumprimento do Estado de Direito.
Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na pensão por via do fator de sustentabilidade, segundo a estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos hoje divulgada pelo INE.
A vitória anunciada nos bastidores, depois dos anúncios de abstenção do PCP, PEV, PAN e da deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, confirmou-se na votação no Parlamento. Recorde aqui a posição de cada partido em relação ao documento do Orçamento de Estado para 2021.
A despesa social pública em 2019 era de 22,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal, superior à média verificada no conjunto da OCDE (19,9%), indica um estudo da organização hoje divulgado.
Os pedidos de pagamento referentes a 2021 do Programa Apícola Nacional, referente ao triénio 2020-2022, vão ter um aumento na taxa de apoio, excecional e temporário, no âmbito da pandemia covid-19, segundo um diploma hoje publicado.
O plenário do parlamento confirmou hoje a votação na especialidade da proposta orçamental do BE que anula a transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse hoje estar "muito preocupado" com a decisão.
A maioria (85%) das empresas inquiridas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) tenciona manter os postos de trabalho até ao final de 2020, enquanto 10% das empresas têm planos para a sua redução.
O anúncio foi feito esta quinta-feira por Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, em conferência de imprensa no parlamento, minutos antes da votação final do Orçamento de Estado para o próximo ano. Depois dos vários anúncios de partidos, assim como da deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, o G
A Mesa Nacional do BE confirmou o voto contra na votação final do orçamento, depois de o PS se ter oposto a todas as alterações apresentadas pelos bloquistas, que conseguiram aprovar apenas a proposta do Novo Banco graças ao PSD.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues vai abster-se na votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2021, apontando que “seria uma irresponsabilidade” juntar uma crise política à crise social que Portugal já atravessa.
Os deputados encerraram, nesta quarta-feira, quatro dias de discussão e votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) e do número recorde de cerca de 1.500 propostas de alteração apresentadas pelos partidos.
A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) decorre hoje no parlamento, estando a sua aprovação quase garantida devido à abstenção de PCP e PEV, apesar do voto contra do BE.
O PS acusou hoje o PSD de “irresponsabilidade e cobardia” ao viabilizar a proposta orçamental do BE que anula a transferência do Fundo da Resolução destinada ao Novo Banco, “uma bomba atómica na confiança do sistema financeiro”.