O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) foi fixado, este ano, em 5.084,30 euros por ano, 423,69 euros por mês, mais 0,5% face a 2016, segundo uma portaria publicada esta terça-feira, 3 de janeiro.
O indicador de confiança dos consumidores aumentou nos últimos quatro meses, de forma mais significativa em dezembro, atingindo o valor máximo desde agosto de 2000, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas.
A dívida pública portuguesa diminuiu 1,3 mil milhões de euros em novembro, relativamente ao final de outubro, para 241,8 mil milhões de euros, divulgou esta segunda-feira, 2 de janeiro, o Banco de Portugal (BdP).
A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal este ano e deverá fazê-lo já em janeiro, sendo a DBRS, a única que coloca Portugal fora do 'lixo', a última a avaliar a situação do país.
A idade de acesso à reforma para usufruir da pensão completa vai aumentar um mês a partir de hoje, para os 66 anos e 3 meses, fruto da evolução da esperança média de vida.
Rendas das casas, eletricidade, transportes públicos e portagens ficam mais caros a partir de hoje e outras subidas de preços chegam ao longo do ano, como os refrigerantes e o tabaco.
O ano que hoje começa traz várias alterações para as empresas, como o aumento do salário mínimo para 557 euros e a redução da TSU, o adicional ao IMI e a redução do pagamento especial por conta.
O ano que hoje começa traz várias alterações para as famílias, como a redução faseada da sobretaxa de IRS, o aumento de pensões e do salário mínimo e subidas de impostos sobre o património e o consumo.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) terá de gerir este ano 145 milhões de euros, que servirão para pagar salários, despesas de deslocação, abonos ou horas extras dos juízes.
O sistema 'e-fatura', que cumpre no domingo três anos de existência, foi criado pelo anterior governo PSD/CDS como medida de combate à fraude e evasão fiscal.
A China permitirá a cotização de empresas estrangeiras nas bolsas do país, anunciou um alto funcionário governamental citado hoje pelo jornal oficial China Daily.
O Governo decidiu hoje prorrogar até 13 de janeiro o prazo para pagamento das dívidas à Segurança Social a todos os contribuintes que aderiram ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) até 23 de dezembro.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta sexta-feira, 30 de dezembro, que "quase metade" dos apoios ao investimento privado em 2016 foram dirigidos ao Norte, elogiando assim a região por demonstrar "uma dinâmica económica muito forte".
A equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) liderada por António Domingues vai permanecer em funções até que a futura administração, comandada por Paulo Macedo, receba a 'luz verde' do Banco Central Europeu (BCE).
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois anos, mas a descer a cinco e a dez anos em relação a quinta-feira, numa Europa onde a tendência dos juros se mantém mista, pelo segundo dia.
A cobrança da taxa turística nas dormidas em Lisboa, entre janeiro e outubro, rendeu à Câmara Municipal 11,2 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões já foram aplicados na promoção e divulgação da capital, informou hoje a autarquia.
Os contribuintes que perderam o direito à isenção de IMI em 2012 mas que só agora tomaram conhecimento disso terão um intervalo de "pelo menos seis meses" entre os prazos de pagamento do imposto, segundo o Ministério das Finanças.
A Parque Expo, em Lisboa, é formalmente extinta no sábado, 31 de dezembro, cinco anos depois de a então ministra do Ambiente, Assunção Cristas, ter anunciado o fim, a prazo, daquela empresa pública, disse à Lusa fonte do Governo.
Num ano marcado pelos baixos preços, produtores de leite e suinicultores não pouparam nos protestos e nas críticas aos hipermercados, apontados entre os principais culpados da crise do setor, que persiste apesar das medidas entretanto adotadas.
Os trabalhadores do setor público podem recordar o ano que está a terminar como aquele em que lhes foi reposto o salário e o horário de trabalho de 35 horas semanais, retirados por força da austeridade imposta nos últimos anos.
A eventual aplicação de sanções a Portugal devido ao défice excessivo ocupou a agenda europeia durante seis meses deste ano, acabando todavia sem consequências, com Bruxelas a recuar tanto na multa como na suspensão de fundos.
A estrutura acionista da TAP sofreu mais uma mudança este ano, cumprindo-se uma promessa eleitoral do Governo socialista que reforçou a posição do Estado de 39% para 50% e passou a ter direito de veto em questões estratégicas. Acordo foi alcançado em fevereiro, mas a operação só fica concluída em 20