O Conselho Superior da Magistratura (CSM) terá de gerir este ano 145 milhões de euros, que servirão para pagar salários, despesas de deslocação, abonos ou horas extras dos juízes.
O sistema 'e-fatura', que cumpre no domingo três anos de existência, foi criado pelo anterior governo PSD/CDS como medida de combate à fraude e evasão fiscal.
A China permitirá a cotização de empresas estrangeiras nas bolsas do país, anunciou um alto funcionário governamental citado hoje pelo jornal oficial China Daily.
O Governo decidiu hoje prorrogar até 13 de janeiro o prazo para pagamento das dívidas à Segurança Social a todos os contribuintes que aderiram ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) até 23 de dezembro.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta sexta-feira, 30 de dezembro, que "quase metade" dos apoios ao investimento privado em 2016 foram dirigidos ao Norte, elogiando assim a região por demonstrar "uma dinâmica económica muito forte".
A equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) liderada por António Domingues vai permanecer em funções até que a futura administração, comandada por Paulo Macedo, receba a 'luz verde' do Banco Central Europeu (BCE).
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois anos, mas a descer a cinco e a dez anos em relação a quinta-feira, numa Europa onde a tendência dos juros se mantém mista, pelo segundo dia.
A cobrança da taxa turística nas dormidas em Lisboa, entre janeiro e outubro, rendeu à Câmara Municipal 11,2 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões já foram aplicados na promoção e divulgação da capital, informou hoje a autarquia.
Os contribuintes que perderam o direito à isenção de IMI em 2012 mas que só agora tomaram conhecimento disso terão um intervalo de "pelo menos seis meses" entre os prazos de pagamento do imposto, segundo o Ministério das Finanças.
A Parque Expo, em Lisboa, é formalmente extinta no sábado, 31 de dezembro, cinco anos depois de a então ministra do Ambiente, Assunção Cristas, ter anunciado o fim, a prazo, daquela empresa pública, disse à Lusa fonte do Governo.
Num ano marcado pelos baixos preços, produtores de leite e suinicultores não pouparam nos protestos e nas críticas aos hipermercados, apontados entre os principais culpados da crise do setor, que persiste apesar das medidas entretanto adotadas.
Os trabalhadores do setor público podem recordar o ano que está a terminar como aquele em que lhes foi reposto o salário e o horário de trabalho de 35 horas semanais, retirados por força da austeridade imposta nos últimos anos.
A eventual aplicação de sanções a Portugal devido ao défice excessivo ocupou a agenda europeia durante seis meses deste ano, acabando todavia sem consequências, com Bruxelas a recuar tanto na multa como na suspensão de fundos.
A estrutura acionista da TAP sofreu mais uma mudança este ano, cumprindo-se uma promessa eleitoral do Governo socialista que reforçou a posição do Estado de 39% para 50% e passou a ter direito de veto em questões estratégicas. Acordo foi alcançado em fevereiro, mas a operação só fica concluída em 20
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) saltou para a ribalta mediática em 2016 e não foi pelos melhores motivos, com as polémicas ligadas à recapitalização e às mudanças na gestão a alimentarem o debate político durante todo o ano.
O BPI viveu um 2016 de clima de ‘guerra' entre os principais acionistas, o espanhol Caixabank e a angolana Santoro, que terminou com a perda de controlo do BFA e com a perspetiva de passar a ser totalmente controlado pelos espanhóis.
Um aumento de um euro no consumo privado teria provocado um crescimento de 74 cêntimos no PIB em 2013 mas também teria inflacionado as importações, ainda que em menor dimensão, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A assembleia-geral da Caixa Económica Montepio Geral aprovou hoje o plano de ação para 2017, no qual o banco mutualista se propõe melhorar os rácios de capital e liquidez e reduzir custos, disseram à Lusa fontes envolvidas no processo.
O presidente da EDP Distribuição, João Torres, disse hoje que na última década foram investidos cerca de três mil milhões de euros na melhoria da rede elétrica em todo o país.
O próximo ano traz várias alterações para as empresas, com o aumento do salário mínimo para 557 euros a ser o grande destaque. Mas não vem só. Haverá ainda uma redução da TSU, o adicional ao IMI e a redução do pagamento especial por conta. Confira tudo com SAPO24.
2017 vai trazer várias alterações para a economia das famílias portuguesas, como a redução faseada sobretaxa de IRS, o aumento de pensões, do salário mínimo e do abono de família, mas também subidas de impostos sobre o património e o consumo. O SAPO24 explica-lhe tudo.
A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal e deverá fazê-lo já em janeiro, sendo a DBRS, a única que coloca Portugal fora do 'lixo', a última a avaliar a situação do país.
Os acionistas da Caixa Económica Montepio Geral deverão aprovar esta quarta-feira, 28 de dezembro, o programa de ação e orçamento para 2017, em que o banco mutualista se propõe a melhorar rácios de capital e liquidez e a reduzir custos.