A ilha de São Jorge, onde desde sábado se regista uma crise sísmica, tem 8.373 habitantes e é conhecida pelo queijo e pelas suas 70 fajãs, terrenos planos à beira-mar que são Reserva da Biosfera da Unesco.
A Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista na ilha de São Jorge desde sábado, revelou hoje o secretário da Saúde.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevou hoje o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa “possibilidade real de erupção”, adiantou o Governo Regional.
Na freguesia de Santo Amaro, na ilha açoriana de São Jorge, uma das mais afetadas pela crise sísmica, a população está apreensiva e preparada para sair de casa, devido ao cenário que lembra catástrofes do passado.
A 19 de março, um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido na ilha de São Jorge, nos Açores. Desde então, a atividade sísmica na ilha registou um incremento significativo e mantém-se acima dos valores de referência, tendo, só até terça-feira, sido registados mais de de 1.800 sismos.
Dois sismos com a magnitude de 2,2 na escala de Richter foram registados hoje no concelho das Velas, em São Jorge, nos Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Cerca de 700 sismos foram registados nas últimas 24 horas na ilha de São Jorge, nos Açores, todos de baixa magnitude, mas apenas 48 foram sentidos, revelou hoje fonte do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, nos Açores, com intensidade IV/V na escala de Mercalli, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica da região (CIVISA).
Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, nos Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA) da região.
A autoridade marítima alertou hoje para o agravamento do estado do mar nas ilhas do grupo Ocidental e Central dos Açores, com ondas que poderão chegar aos oito metros, apelando à população para que redobre cuidados.
Os Açores registaram hoje 169 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, aumentando para 86 o número de pessoas que morreram da doença na região, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
O comandante operacional dos Açores, tenente-general Luís Morgado Baptista, disse hoje que não houve um incremento de atividade militar na base das Lajes, na ilha Terceira, devido à ofensiva militar na Ucrânia.
As direções das sociedades filarmónicas da ilha Terceira, nos Açores, admitem dificuldades no equilíbrio das contas devido ao cancelamento do Carnaval pelo segundo ano consecutivo, do Carnaval, notando que a festividade era a principal fonte de receita.
A fábrica de conservas da Conseran em construção na ilha do Pico, nos Açores, vai dar "prioridade absoluta" à contratação dos antigos trabalhadores da conserveira Cofaco e deve ficar concluída em dezembro, disse hoje o gerente da empresa.
Os cidadãos britânicos que estão registados na Madeira e nos Açores vão ser notificados para a recolha de dados biométricos para o novo cartão de residente, revelou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O concelho do Corvo, na região autónoma dos Açores, continua esta semana a ser o único município português abaixo do nível máximo de incidência de contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Os Açores têm hoje 471 novos casos positivos de covid-19, contabilizando um total de 3.541 infeções ativas e estão agora internadas 40 pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2, mais três do que no sábado.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 552 novos casos positivos de covid-19, 789 pessoas recuperam da doença e hoje há 37 pessoas internadas, mais três do que na sexta-feira.
Os alunos das escolas dos 1.º e 2.º ciclo das ilhas do Faial e do Pico, nos Açores, vão ser testados à covid-19, numa operação que se vai desenvolver "até ao final da próxima semana".
O Caldeirão da ilha do Corvo, nos Açores, está a ser alvo de um processo de erosão e nada pode ser feito, porque se trata de um fenómeno “normal”, segundo um especialista ouvido pela Lusa.
As ilhas do grupo Central dos Açores vão estar no domingo sob aviso amarelo, prevendo-se precipitação por vezes forte, anunciou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
O presidente do Governo dos Açores garantiu hoje “apoio e solidariedade” do executivo, em articulação com a Câmara de Ponta Delgada, para as 15 pessoas das Feteiras que viram as casas afetadas pelo mau tempo “retomarem a normalidade”.
O mau tempo nos Açores obrigou a realojar 15 pessoas depois de uma ribeira ter transbordado na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, provocando o arrastamento de 15 viaturas e afetando 13 residências, revelou hoje a Proteção Civil.