Cerca de 70% dos 62 hectares da Mata Nacional da Margaraça que arderam nos fogos de outubro de 2017, em Arganil, já recuperaram e a Câmara Municipal congratula-se e considera esta área protegida um exemplo vivo da resiliência da floresta nativa.
A circulação ferroviária entre o Ramal de Alfarelos e a Figueira da Foz e o troço Louriçal - Figueira da Foz, na linha do Oeste, está suspensa devido a falha no fornecimento de energia, segundo a Infraestruturas de Portugal.
O antigo responsável da Proteção Civil da Figueira da Foz, Lídio Lopes, quer a "demissão imediata" do coordenador operacional municipal, Nuno Osório, acusando-o de abandonar o posto durante a tempestade Leslie.
A população de Montemor-o-Velho deve reportar os danos registados na sequência da passagem do furacão Leslie nas juntas de freguesias da área de residência ou na Câmara Municipal.
O presidente do município de Soure, um dos mais afetados pela passagem do furação Leslie, que atingiu sobretudo a região Centro, estimou hoje que o concelho tenha sofrido prejuízos de um milhão de euros em equipamentos municipais.
A EDP Distribuição declarou hoje o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admite recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje que a vila de Soure, um dos concelhos mais afetados pela passagem do furação Leslie, que atingiu a região Centro, terá energia elétrica ainda esta noite.
A tempestade Leslie provocou, em Coimbra, o encerramento das Piscinas de Celas, que sofreram danos graves, e a suspensão da circulação de troleicarros na cidade, informou hoje o município.
A torre emissora da Rádio Universidade de Coimbra, de 66 metros, ficou "completamente danificada" com a tempestade Leslie, informou hoje a direção daquela rádio, que estima um prejuízo de perto de 30 mil euros.
O vereador da Educação da Figueira da Foz, Nuno Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que na segunda-feira não haverá aulas em nenhum nível de ensino no concelho, por questões de segurança.
O porto de pesca e as empresas instaladas na zona industrial da Gala, na Figueira da Foz, sofreram prejuízos elevados na sequência do furacão Leslie, disseram fontes da autarquia e empresariais.
Uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite na Figueira da Foz, valor mais elevado registado em Portugal, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Todas as escolas e jardins-de-infância de Montemor-o-Velho estarão encerradas na segunda-feira na sequência da passagem da tempestade Leslie pela região Centro no sábado, disse hoje fonte do município à agência Lusa.
Duas pessoas faleceram na noite em que o Leslie abalou o país. GNR começou por relacionar a morte de um dos indivíduos com a tempestade, mas INEM dá informações contrárias.
A Câmara de Mira ativou hoje o plano municipal de emergência, na sequência da passagem da tempestade Leslie pela região Centro, no sábado, disse hoje o presidente do Município.
Noventa por cento das habitações de oito das dez freguesias de Soure sofreram danos na sequência do furacão Leslie, que atingiu a região Centro, no sábado, disse hoje o presidente da Câmara, que vai decretar estado de calamidade pública no concelho.
A circulação dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) está hoje “gravemente condicionada”, na sequência da passagem do furacão Leslie pela região, no sábado.
O lar da Casa de Povo da Abrunheira, com mais de 40 idosos, ficou no sábado à noite sem telhado, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, que fala numa situação “muito complicada” no concelho.
Oliveira do Hospital, um dos concelhos mais devastados pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, tem 41% das habitações de uso permanente reconstruídas um ano após a tragédia.
A tempestade pós-tropical Leslie originou, até às 02:10 de hoje, em Portugal Continental, perto de 1.500 ocorrências, a maioria resultantes da queda de árvores e de estruturas, sobretudo nos distritos de Coimbra e Leiria, segundo a Proteção Civil.
O comandante dos bombeiros municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, disse hoje à agência Lusa que a passagem da tempestade tropical Leslie por este concelho do distrito de Coimbra provocou cinco desalojados.
A cidade da Figueira da Foz, três horas após o pico do furacão Leslie, que atingiu com grande intensidade a região Centro, apresenta um rasto de destruição e grandes prejuízos, constatou a agência Lusa no local.
A passagem do furacão Leslie pela zona da Figueira da Foz provocou grandes estragos na cidade, nomeadamente a queda de árvores e estruturas, além da invasão das avenidas junto ao mar por areia, disseram à Lusa populares no local.