O incêndio que deflagrou há dois anos em Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos provocou a morte de 66 pessoas e fez 253 feridos, sete dos quais graves, e destruiu cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.
Poesia, cânticos, orações e alguma comoção dominaram hoje uma evocação pública em Nodeirinho, aldeia do concelho de Pedrógão Grande onde morreram 11 pessoas no incêndio de 17 de junho de 2017.
Os incêndios de 2017 em Pedrógão Grande, que provocaram 66 mortos, não fizeram aumentar o número de efetivos dos bombeiros voluntários nos três concelhos mais atingidos: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.
O projeto "Re-Nascer", que nasceu em Pedrógão Grande, desenvolveu duas conferências e arrancou com uma pequena incubadora, vai encerrar, desiludida com o poder local do território afetado pelo incêndio de 2017.
O incêndio de Pedrógão Grande deixou as ribeiras com cinzas, árvores queimadas e detritos. Dois anos volvidos, removem-se acácias, plantam-se freixos e o silêncio de outrora é substituído pelo coaxar das rãs e pelo canto de pássaros.
A vida de Rosalina Rosa, de Figueira, no concelho de Pedrógão Grande, vai aos poucos voltando ao normal, depois de ter perdido a casa de habitação nos trágicos incêndios de junho de 2017.
No próximo dia 18 de junho, Leiria recebe o roadshow "Liderar a Mudança" promovido pela PT Empresas, um evento que irá debater a transformação digital, os desafios da sustentabilidade, as soluções de IoT, as mudanças na indústria e a forma como a inteligência artificial irá mudar a vida das empresas
Biólogos da Universidade de Aveiro consideram que o limite diário de 550 visitantes à Reserva Natural das Berlengas “é apenas um progresso moderado” para atenuar os danos causados pelo número descontrolado de visitas.
Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão Grande foi dada “uma atenção redobrada” à prevenção, mas ainda está longe o caminho para a gestão de uma nova floresta, considera o observatório técnico independente criado pelo parlamento.
Dois anos após o incêndio de Pedrógão Grande que provocou 66 mortes, 90% das habitações encontram-se concluídas, disse à agência Lusa a Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
O festival A Porta vai levar a Leiria cerca de 120 concertos, oficinas, exposições, performances, debates e outras atividades, entre 14 e 23 de junho, numa organização que, à quinta edição, continua a agitar a comunidade através da cultura.
Duas pessoas morreram hoje, no Aeródromo de Leiria José Ferrinho, devido à queda de uma avioneta, seguida de incêndio, que se propagou à floresta, disse hoje à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
As obras na portaria e na loja do Mosteiro de Alcobaça vão iniciar-se este mês e decorrer até ao final do ano, sem interferir no acesso à igreja, segundo a Direção Geral do Património Cultural.
Uma jovem de 14 anos está desaparecida desde segunda-feira, em Leiria, depois de ter saído de manhã de um lar de acolhimento e de já não ter regressado, disse à agência Lusa fonte da PSP.
O inquérito que investiga alegadas irregularidades no apoio à reconstrução de casas que arderam no fogo de Pedrógão Grande, em 2017, tem 43 arguidos, disse hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR). O presidente da Câmara, Valdemar Alves, é um dos arguidos.
O Castelo de Leiria vai ser alvo de uma reabilitação no valor de 3,8 milhões de euros, com o início das obras previsto para segunda-feira, anunciou hoje o vereador da Cultura do município, Gonçalo Lopes.
Milhares de ovos de codorniz vão ser usados no sábado para fazer uma omelete gigante, no Landal, freguesia das Caldas da Rainha que entre quinta-feira e domingo acolhe o Festival Nacional da Codorniz.
A Comissão Cívica da Proteção das Linhas de Água e Ambiente denunciou hoje a descarga de esgotos domésticos num rio das Caldas da Rainha, situação que os Serviços Municipalizados garantem já ter sido resolvida.
Os dois incêndios, que deflagraram quase em simultâneo, ao início da tarde de hoje, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, estão em fase de consolidação, disse à Lusa, às 17:00, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
Uma mulher vai começar no dia 19 de setembro a ser julgada no Tribunal de Leiria, acusada pelos crimes de profanação do cadáver do pai, burla tributária e burla informática.
A inalação de produtos tóxicos libertados da cobertura de uma central fruteira no Bombarral provocou 14 vítimas ligeiras, mais uma do que no anterior balanço, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros locais.
O regulamento da taxa de dormida para turistas que pernoitem em Óbidos está em vigor desde dezembro de 2018, mas a taxa só será aplicada no último trimestre de 2019, quando a câmara aprovar o valor a cobrar.
Um homem e duas mulheres foram detidos, em Alcobaça, por tráfico e cultivo de canábis num ‘bunker’ subterrâneo, onde foram aprendidas centenas de plantas e avançados sistemas de produção, divulgou hoje a GNR.