Está dado o pontapé de saída

Inês F. Alves
Inês F. Alves

É oficial, arrancou a época 2019/20. Liga NOS, Premier League, Ligue 1… E como o prometido é devido, aqui está o guia dos jogadores, treinadores e equipas que deve ter debaixo de olho esta temporada. O artigo é do António Moura dos Santos e os grafismos do Rodrigo Mendes. Já o Pedro Carreira — que escreve regularmente no SAPO24 sobre a Premier League — fez um apanhado de 10 alterações nas regras de jogo que prometem deixar alguns adeptos confusos nas primeiras semanas.

Mas este não é o único pontapé de saída a assinalar esta sexta-feira: O SAPO24 lançou hoje o Plenário. Se há um momento para elevar a voz é agora que o país vai a votos, mas a discussão faz-se antes da ida às urnas. E é essa discussão de ideias e prioridades que queremos tirar dos corredores, cafés e caixas de comentários — claro, sempre de forma construtiva, com respeito pelo outro — e trazer para o espaço público. Estamos, no fundo, à procura de quem tem ideias para o país. E sim, é consigo também. Saiba como participar aqui.

Se já está em contagem decrescente para o fim de semana, cumpre-me informar que o tempo começa a melhorar amanhã. Agora, se as suas contas são outras — mais litro, menos litro — aqui ficam algumas informações práticas caso a greve dos motoristas, marcada para dia 12, vá adiante: 1) em postos que não pertencem Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), os veículos ligeiros só podem abastecer no máximo 25 litros de combustível e os pesados 100 litros, durante a greve de motoristas; 2) se não sabe onde abastecer, esta notícia é para si.

Termino com uma curiosidade e uma sugestão: amanhã, 10 de agosto, é Dia Mundial do Leão. Se, como eu, ainda não teve oportunidade de ver a nova versão do clássico "O Rei Leão" e se o sábado ainda não convida a banhos de sol, aqui fica o pretexto para um serão em frente ao grande ecrã — para miúdos e graúdos. Pode consultar aqui as sessões em todo o país. E para aguçar a curiosidade, o trailer:

Bom fim de semana!

Hoje o dia foi assim por Inês F. Alves

Jornais do dia

  • Público

    Público

    9 Agosto 2019
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    9 Agosto 2019
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    9 Agosto 2019
  • Ípsilon-Público

    Ípsilon-Público

    9 Agosto 2019
  • O Jornal Económico

    O Jornal Económico

    9 Agosto 2019
  • El País

    El País

    9 Agosto 2019
mookie1 gd1.mookie1