Este poliedro que é o mundo

Margarida Alpuim
Margarida Alpuim

Poliedro (s. m.) - Sólido geométrico a três dimensões com número finito de faces.

Ora aqui está uma bela palavra para começar o resumo de hoje - o que uma pessoa não faz para evitar arrancar com o assunto mais repetido destes dias.

E porquê “poliedro”? Por vários motivos.

Primeiro, porque, ao segundo dia da greve dos motoristas [não ia dar para fugir muito mais], quando percorremos as notícias, percebemos que a greve é a mesma para todos, mas há várias formas de a descrever: o Governo concluiu o dia a dizer que a requisição civil foi cumprida com rigor; alguns grevistas revoltaram-se contra colegas que conduziram camiões, e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias apelou a uma luta “ordeira e pacífica”.

Se não se quer perder nos últimos acontecimentos, no SAPO24 continuamos a atualizar tudo, ponto por ponto.

Do outro lado do globo, tivemos hoje mais uma materialização do confronto de vários lados. No aeroporto de Hong Kong, a polícia antimotim e centenas de jovens mediram forças em mais um protesto — as manifestações, que duram há mais de dois meses, começaram por visar uma alteração à lei da extradição, entretanto suspensa, mas generalizaram-se e os manifestantes denunciam agora a “erosão das liberdades” na antiga colónia britânica.

Ainda na senda dos vários lados que encontramos nesta vida: faz hoje 58 anos que começou a ser construída uma barreira que havia de separar famílias, uma cidade, um país, o mundo. A 13 de agosto de 1961, arame farpado e blocos de cimento davam forma ao Muro de Berlim. Mais do que uma parede, foi um símbolo da divisão que se viveu no mundo durante a Guerra Fria. Esteve de pé até 1989.

Por fim, uma curiosidade dedicada àqueles que usam tendencialmente mais o lado esquerdo do corpo. Canhotos, hoje é o vosso dia!

Despeço-me com duas confissões: (num registo mais infantil) quando era mais nova treinava para ser canhota; (em tom de pedido) sou encantada por conhecer os vários lados das pessoas, dos assuntos, dos locais — se alguém quiser partilhar lados não-óbvios da realidade, adoraria ficar a conhecê-los. O contacto está na minha página de autor. O meu nome é Margarida Alpuim e hoje o dia foi assim.

Jornais do dia

  • Público

    Público

    13 Agosto 2019
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    13 Agosto 2019
  • O Jogo

    O Jogo

    13 Agosto 2019
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    13 Agosto 2019
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    13 Agosto 2019
  • Time Out | Lisboa

    Time Out | Lisboa

    14 Agosto 2019
mookie1 gd1.mookie1