O governo, as tatuagens e o homem que dança
Ontem e hoje, o Palácio da Bolsa, no Porto, recebeu Hooman Sharifi, um homem que dança. O norueguês de origem persa veio à cidade mostrar que os mortos vivem nos sonhos, levando a plateia a olhar para o movimento, mas também para a escuridão. Nessa mistura, o convite era para pensar.
Quem já pensou tudo foi o novo governo. Depois de tomar posse esta manhã em Lisboa, o novo executivo, liderado pelo mesmo António Costa do anterior, aprovou e publicou o programa para os próximos quatro anos. As medidas são várias e têm agora de ser estudadas pelos deputados.
Nada disto é escrito para ser eterno — pode ser negociado, aprovado, chumbado, cativado, esquecido... Negociação que não ocorre noutras relações.
É o caso das relações dum filho com a mãe, ou dum homem com a sua pele:
No início eram tatuagens. Agora são retratos de tatuagens. No início era a guerra colonial. Agora são as memórias que ficaram. Ficam. Cravadas na pele. No corpo. Na mente. Na alma. Bem fundo. Para sempre. Por causa da Pátria. Pela Pátria.
É o nosso Miguel Morgado que nos traz a história das tatuagens da Guerra Colonial, esses retratos esbatidos que decoram braços e recordam mágoas e laços.
Não querem esquecer. Não podem esquecer por mais que, muitos deles, procurem não falar. Sobre o que foram lá fazer e aquilo que estamparam. Porque recuam ao tempo da guerra. E, se o fizerem, dizem: “Não durmo. Se eu lhe contar, eu já não durmo esta noite...
Hoje, o Hoje veio mais atrasado — e mais curto. Mas amanhã o dia nasce e renova-se com a vontade de ser todas as coisas. E também, que sou o Pedro Soares Botelho e hoje vi o dia ser assim.
- 23:19
- O programa do Governo para o ensino superior inclui o reforço da ação social, mais camas em residências públicas e um acesso mais barato a mestrados, mas não a garantia de uma nova redução no valor das propinas.
-
- 23:09
-
Governo: Executivo estabelece meta de 2% do Orçamento do Estado para Cultura até ao fim da legislatura
O programa do novo Governo liderado por António Costa estabelece como meta para a Cultura 2% de despesa prevista pelo Orçamento do Estado, num objetivo a cumprir de forma progressiva ao longo dos quatro anos.
-
- 23:06
-
Governo: Programa quer colocações de professores estáveis e fim dos chumbos no básico
O Governo quer mudar os concursos de professores para dar mais estabilidade aos docentes e diminuir as áreas geográficas em que podem ser colocados e também lançar um plano para acabar com os ‘chumbos’ no ensino básico.
-
- 22:52
-
Governo: Revisão constitucional fora do programa e afastada a reforma da lei eleitoral
O programa do XXII Governo, hoje aprovado em Conselho de Ministros, é deliberadamente omisso sobre qualquer revisão constitucional na próxima legislatura e elimina as referências à reforma da lei eleitoral previstas no programa eleitoral do PS.
-
- 20:08
-
Papa anuncia que vai reativar comissão de estudo sobre ordenação de diaconisas
O Papa Francisco anunciou hoje que vai reativar a comissão de estudo sobre a possível ordenação de mulheres como diaconisas.
-
- 19:32
-
Mau tempo: IPMA estende aviso amarelo em sete ilhas dos Açores até às 06:00 de domingo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu os aviso amarelos emitidos para as ilhas dos grupos central e oriental dos Açores até às 06:00 de domingo (hora local, mais uma em Lisboa).
-
- 18:37
-
Novo Governo: A pé, sentados e de autocarro, entre risos e assinaturas, assim foi o antes, o durante e o depois da tomada de posse
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse aos 19 ministros e 50 secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, depois de empossar o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Os novos governantes chegaram a pé, mas saíram de autocarro. Pelo meio
-
- 17:06
-
Governo. Programa aprovado em Conselho de Ministros e segue ainda hoje para o parlamento
O programa do XXII Governo Constitucional foi hoje aprovado em Conselho de Ministros, que se realizou pouco depois de o segundo executivo liderado por António Costa ter sido empossado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
-
- 16:45
-
“Amor de mãe, Angola”. As tatuagens que contam a história da guerra colonial
Moda, estatuto, para casar, alienação, dor ou porque beberam um copo antes. Estas são algumas das razões dos desenhos feitos nos antebraços de quem foi para a guerra colonial. A história contada em livro pela subcultura dos homens que, em teatro de guerra, não se envergonharam de escrever no corpo a
-
- 15:54
-
Ex-presidente do Turismo do Porto e Norte entre os acusados no âmbito do Processo Éter
O Ministério Público acusou 21 pessoas singulares e oito coletivas, entre as quais o ex-presidente do Turismo do Porto e Norte, de crimes de participação económica em negócio, corrupção, peculato, recebimento indevido de vantagem, abuso de poder e falsificação.
-
- 14:03
-
Risos, apertos de mão e discursos: As imagens da tomada de posse do novo Governo
Entre risos, apertos de mão e discursos, estas são algumas das imagens da tomada de posse do XXII Governo Constitucional, liderado por António Costa e composto por 19 ministros e 50 secretários de Estado. A cerimónia teve lugar hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
-
- 11:17
-
Inglaterra bate bicampeã Nova Zelândia e está na final do Mundial de râguebi
A Inglaterra, única seleção europeia campeã mundial, qualificou-se hoje para a final da nona edição do Mundial de râguebi, ao vencer a bicampeã em título Nova Zelândia por 19-7, na primeira meia-final em Yokohama, no Japão.
-
- 10:39
-
Perseguição contra os cristãos é agora pior na Ásia, denuncia a fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A perseguição contra os cristãos agravou-se entre 2017 e 2019, sobretudo na Ásia Meridional e Oriental, conclui o relatório Perseguidos e Esquecidos?, divulgado pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). O documento fala numa verdadeira corrida contra o tempo em países como a Síria e o Iraque, on
-