A história do cerco de Lisboa e a nova Assembleia da República
Abram-se as portas; sentem-se as mulheres e os homens. Faça-se do lugar o lugar dos portugueses e portuguesas. Hoje, como em 1147, Lisboa acolheu o princípio de um novo Portugal.
Os 230 deputados que os portugueses elegeram no início deste mês sentaram-se hoje nas bancadas do parlamento. Entre repetentes e caras novas, destaca-se Jerónimo de Sousa (da CDU), o último deputado da Assembleia Constituinte que ainda está em São Bento.
Esta sexta-feira, a primeira reunião da XIV Legislatura foi… precoce. Acabou seis minutos depois de ter começado. Entre burburinhos, ‘selfies’ e a agitação na dança das cadeiras, 230 mulheres e homens lá se arrumaram.
“Novos e velhos deputados, independentemente do partido, foram-se cumprimentando efusivamente e houve até tempo para tirar fotografias deste primeiro dia”, conta a agência Lusa.
Já durante a tarde, as deputadas e deputados reelegeram Eduardo Ferro Rodrigues como presidente da Assembleia da República. O socialista mantém-se, assim, como a segunda figura do Estado, entre Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro — que deverá ser António Costa, mal tome posse.
E passou-se, assim, o primeiro dia dos próximos quatro anos (ou até Marcelo querer). A estabilidade parlamentar conheceu nestas eleições várias mudanças — entraram três novos partidos.
Em 1147, porém, a invasão era outra: terminava neste dia o cerco de Lisboa, que levou à conquista daquela que é hoje a capital portuguesa. A cidade, tomada pelos árabes, foi reconquistada pelos cristãos.
Saramago — quem mais? — recontaria a história, em História do Cerco de Lisboa, livro de 1989. Em véspera de fim de semana com mudança de hora e tudo, fica a sugestão de leitura.
E se ler não estiver nos planos, há um outro cerco fascinante na história portuguesa: o do Porto. Nos primeiros anos da década de 1830, a Invicta impôs-se às forças miguelistas, durante a guerra civil que opôs o absolutismo régio de D. Miguel ao liberalismo de D. Pedro IV.
Tudo isto surge nos “Caminhos da História”, programa do historiador Joel Cleto no Porto Canal. Os episódios — sobre e outros temas — estão disponíveis na internet, bastando uma breve pesquisa.
Mas para arrancar a maratona de história, sugiro este: aqui, a história é da Assembleia da República.
Mas isso são já outras histórias — também algumas lendas — futuros dias que hão de ser assim. E eu? Eu cá continuo a ser o Pedro Soares Botelho.
- 19:44
- A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai encerrar novamente durante o fim de semana, a partir das 20:30 de hoje e até às 08:30 de segunda-feira, anunciou aquela unidade de saúde.
-
- 18:26
-
PS, PSD e PCP deixam alertas para a defesa da democracia "todos os dias"
PS, PSD e PCP deixaram hoje alertas para a pedagogia e a defesa "todos os dias" do regime democrático em Portugal, no final da primeira reunião plenária da XIV legislatura, na Assembleia da República.
-
- 17:23
-
Acesso a 'smartphones' como prova de ilícitos de concorrência entra em consulta pública
O anteprojeto de transposição da Diretiva ECN+, que prevê que a Autoridade da Concorrência (AdC) aceda a ‘smartphones’, ‘tablets’ ou servidores em ‘cloud’, como prova de ilícitos de concorrência, entrou hoje em consulta pública.
-
- 17:05
-
Brexit: Boris diz a Corbyn que "seja homem" e que apoie as eleições antecipadas
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson desafiou hoje o líder da oposição Jeremy Corbyn a que “seja homem” e apoie a convocação de eleições antecipadas para 12 de dezembro, durante uma entrevista à Sky News.
-
- 16:41
-
Socialista Ferro Rodrigues reeleito segunda figura do Estado
O socialista Eduardo Ferro Rodrigues, foi hoje reeleito presidente da Assembleia da República, prestes a completar 70 anos, e por uma maioria mais ampla do que aquela que obteve há quatro anos.
-
- 15:06
-
Uluru: Turistas rumaram ao icónico monte australiano para a última escalada
Foi hoje a última oportunidade. O famoso monte Uluru, na Austrália, recebeu esta sexta-feira os últimos turistas. A partir de amanhã já é proibida a subida ao monólito vermelho, um lugar considerado sagrado, situado no deserto do centro do país e uma das suas principais atrações turísticas.
-
- 15:05
-
Rio pediu lealdade à bancada e viu “quadro mais bonito” do que na anterior legislatura
O presidente do PSD pediu hoje lealdade e trabalho aos novos deputados, alertando que serão eles que farão a sua “carreira parlamentar”, e admitiu que viu nesta bancada “um quadro mais bonito” do que na anterior legislatura.
-
- 13:50
-
Associações de animais culpam o Estado pela falta de capacidade dos centros de recolha
As associações de defesa dos animais responsabilizam o Estado pela falta de infraestruturas para acolher cães e gatos, porque, um ano após a lei que impede o seu abate, os centros de recolha não têm capacidade para os receber.
-
- 13:30
-
Premier League: já passaram 10 jornadas?
Este fim-de-semana vira-se a página do primeiro quarto do principal campeonato inglês, numa décima jornada que traz novas emoções e desafios para equipas e treinadores. Olhemos então para os dez jogos desta jornada e para aquilo que deles podemos esperar.
-
- 13:09
-
Diretores e chefes de serviço do hospital de Évora demitem-se após auditoria
Os diretores e chefes de serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) apresentaram a demissão em bloco, na sequência da auditoria do Tribunal de Contas (TdC), revelou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
-
- 12:52
-
Detidas duas pessoas no caso dos 39 mortos encontrados em camião
Duas pessoas foram detidas esta sexta-feira no âmbito do caso dos 39 mortos encontrados num camião em Essex, no Reino Unido, informaram as autoridades britânicas.
-
- 11:29
-
Primeira reunião da Assembleia com burburinho, ‘selfies’, atrasos mas sem campainha
A primeira sessão da XIV legislatura iniciou-se hoje em clima de burburinho e agitação nos corredores da Assembleia da República onde, por uma vez, não se ouviu a tradicional campainha para "chamar" os deputados.
-
- 11:17
-
Assim foi a primeira reunião do novo parlamento, que durou... seis minutos
A primeira sessão da XIV legislatura da Assembleia da República demorou apenas seis minutos, o tempo suficiente para ser aprovada a comissão que vai fazer a verificação de poderes dos novos deputados.
-
- 11:11
-
Alunos protestam à porta de escola de Sobral de Monte Agraço devido a falta de funcionários e de condições de higiene
Por volta das 8h30 desta sexta-feira, 25 de outubro, quando deviam começar as aulas, os portões da Escola Básica e Secundária de Sobral de Monte Agraço ainda estavam fechados a cadeado. Agora, já de portas abertas, os alunos recusam-se a entrar e protestam contra a falta de funcionários e de condiçõ
-
- 09:36
-
Protesto contra amianto e violência encerra escola na Damaia
Um protesto do Sindicato de Todos Os Professores (S.TO.P) encerrou hoje uma escola básica na Amadora, numa iniciativa nacional que começou por ser para exigir a retirada de amianto e se estendeu à violência nas escolas.
-
- 09:02
-
Preço da carta de condução pode variar entre os 375 e os 920 euros
O preço da carta de condução pode variar entre os 375 e os 920 euros, uma diferença de 545 euros, mas só para quem tirar a carta sem chumbar, releva um estudo da Deco Proteste hoje divulgado.
-