O grito da imaginação, das galinhas e da autopsicografia
Galinhas em tribunal. A história de meter cacarejos às contas com a justiça não é nova. Foi célebre a denúncia que aqui há um punhado de anos queria processar um galo de Resende pelo barulho madrugador. Desta vez, mais a norte, há galos, também galinhas — e uma condenação.
Foi no início deste mês: o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação de um casal de Braga a pagar uma indemnização de 1.000 euros aos vizinhos por causa do “barulho estridente” que os seus galos e galinhas fazem na capoeira.
O tribunal deu como provado que são pelo menos dez os galos e as galinhas que todas as manhãs, entre as 03:00 e as 05:00, fazem um “barulho estridente”, que acorda os vizinhos, interrompendo assim o seu descanso.
A freguesia é Arcos, concelho de Braga. Conta a Lusa: no verão de 2012, um casal construiu um anexo a pouco mais de quatro metros da janela dos vizinhos, para criação e recolha de animais, nomeadamente galinhas e coelhos.
Os vizinhos dizem que não conseguem dormir e puseram o caso em tribunal, queixando-se de cheiros, vapores e odores nauseabundos, para além de barulhos estridentes e ensurdecedores.
“Se é certo que a vivência nos meios rurais impõe que nas relações de vizinhança seja de tolerar os ruídos provocados pelos animais domésticos legitimamente criados nos quintais das residências, tais como galinhas e galos, e a suportar algumas contrariedades e incomodidades daí advenientes, certo é também que essa tolerância e limitação deverá apenas ocorrer na medida adequada e proporcionada à satisfação dos interesses tutelados pelo direito dominante, para que todos possam continuar a viver em sociedade no ambiente rural que escolheram”, refere o acórdão.
Assim, o tribunal considera que o direito dos vizinhos ao repouso, ao sono e à tranquilidade é “prevalecente” sobre os interesses dos réus em fazer criação de galinhas e galos.
Tive há uns anos uma professora de Direito da Comunicação que, depois de, em abstrato, contar histórias fantásticas, concluía com: a realidade é muito melhor do que a ficção. E será a vida tangível melhor que a vida imaginada?
Sem cacarejos, mas com berros, Paula Rego chega ao norte para fazer ecoar O grito da imaginação.
Este é o título da exposição monográfica que Serralves amanhã inaugura. Paula Rego regressa ao museu do Porto para “revelar universos onde a surpresa e o espanto se ancoram nos mais básicos e fundamentais anseios da sociedade contemporânea — do papel da mulher nesse universo à capacidade de a arte questionar o quotidiano e a realidade social distorcida”, diz a fundação em nota de imprensa.
A imaginação faz a realidade donde vem a arte. Ou vice versa, que o objetivo não é andarmos aqui a discutir a origem das galinhas, nem tão-pouco a dos gritos — imaginados ou berrados.
"Há sempre uma dualidade na obra da Paula Rego, uma dualidade entre o doméstico e o público, o político e o individual", descreveu a curadora, Marta Almeida.
A mostra "O Grito da Imaginação" junta 36 obras, das quais 23 pertencem à coleção de Serralves.
Por falar em imaginação, falemos da imaginação binária: a música eletrónica, as conversas e as instalações multimédia vão andar por Braga a partir de amanhã. O Semibreve, festival dedicado à arte digital, arranca esta sexta-feira e vai até dia 27.
No 12.º, toda a gente conhece autopsicografia. É um poema de Fernando Pessoa, ortónimo.
O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Esta é a primeira estrofe. Diz-nos que o poeta finge, porque imagina a dor quem nem sequer sentiu (há coisa de um ano, em Ponta Delgada, assisti a uma conversa sobre isto mesmo).
A imaginação grita. Faz sentir sem tocar; faz ver sem olhar; ouvir sem escutar. Mas nem a sua riqueza é capaz de chegar aos pés do não fingido, do não pensado: essa realidade real que sempre nos fascina.
Sem galos — que nunca os tive—, nem gritos — que a noite chega —, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 18:44
- O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação de um casal de Braga a pagar uma indemnização de 1.000 euros aos vizinhos por causa do “barulho estridente” que os seus galos e galinhas fazem na capoeira.
-
- 17:33
-
Brexit. Primeiro-ministro britânico quer eleições a 12 de dezembro
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, vai pedir ao parlamento britânico que marque eleições gerais para o final deste ano. Uma nova idas às urnas tem de ser aprovada por uma maioria de dois terços — maioria que Johnson já por duas vezes não conseguiu.
-
- 17:32
-
Capital chilena sem militares nas ruas pela primeira vez desde início dos protestos
A praça Itália em Santiago, capital e epicentro das manifestações no Chile, acordou hoje sem militares nas ruas pela primeira vez desde o início dos protestos na passada sexta-feira e nos quais já morreram pelo menos 18 pessoas.
-
- 16:58
-
GNR recolhe cinco cães recém-nascidos de contentor de lixo na Covilhã
A GNR (Comando Territorial de Castelo Branco) recolheu ontem, 23 de outubro, cinco cães recém-nascidos de contentor de lixo, na localidade de Teixoso, no concelho da Covilhã.
-
- 16:29
-
Centenas de pessoas cantam em catalão hino dos protestos de Hong Kong
Centenas de pessoas concentradas em Barcelona, acompanhadas por um piano, cantaram hoje em catalão o hino dos protestos de Hong Kong para exigir democracia em Espanha e na China.
-
- 15:42
-
Dois garranos abatidos a tiro de carabina em Vieira do Minho
Dois garranos, um macho e uma fêmea, foram hoje encontrados mortos a tiro de carabina na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, distrito de Braga, disse à Lusa o presidente da associação de criadores daquela raça.
-
- 15:24
-
"O silêncio pode dar cabo de uma família": AMPLOS apresenta guias para ajudar educadores com questões de género
A pior atitude perante uma criança com comportamentos diferentes dos esperados para o seu género é ignorar, alertou a Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual, que hoje apresenta dois guias para ajudar pais e educadores.
-
- 14:49
-
Chuva torrencial e cheias fizeram três mortos no sul de França
As chuvas torrenciais dos últimos dias no sul de França fizeram até ao momento três mortos, além de estragos avultados, anunciou hoje o ministro do Interior, Christophe Castaner.
-
- 14:42
-
“O Grito da Imaginação” de Paula Rego vai ecoar até março no Museu de Serralves
A exposição "O Grito da Imaginação", que apresenta a artista Paula Rego no Museu de Serralves, no Porto, através de 36 obras, ao fim de 15 anos, abre ao público na sexta-feira, estendendo-se até 08 de março.
-
- 14:29
-
Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de doenças raras em todo o mundo
Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças consideradas raras, segundo um estudo publicado hoje no boletim europeu de genética humana.
-
- 14:21
-
Espanha. Restos mortais de Franco foram exumados do Vale dos Caídos
Os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco saíram da Basílica do Vale dos Caídos depois de terem sido exumados perante familiares e representantes do governo e partiram num helicóptero militar com destino ao cemitério de El Pardo-Mingorrubio.
-
- 14:09
-
Draghi afirma que dados recentes indicam enfraquecimento económico
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que os últimos dados económicos disponíveis indicam "um enfraquecimento mais prolongado da economia da zona euro".
-
- 13:57
-
“Às vezes é difícil distinguir um conflito laboral de assédio”: Comissão identifica sinais de alerta
A presidente da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego acredita que as pessoas ainda não estão “bem esclarecidas sobre os seus direitos” relativamente ao assédio. Joana Gíria, em entrevista ao SAPO24, deixa exemplos de sinais de alerta que ajudam a identificar estas situações. Par
-
- 13:21
-
"Comigo não há pântanos": António Costa diz-se preparado para governar quatro anos
O secretário-geral do PS afirmou-se hoje preparado para cumprir como primeiro-ministro os quatro anos de legislatura e afastou o cenário do "pântano" do segundo executivo de Guterres, que caiu após um mau resultado nas autárquicas de 2001.
-
- 11:26
-
Polícia faz buscas na Irlanda do Norte após descoberta de 39 corpos em camião. Todas as vítimas são de nacionalidade chinesa
A polícia britânica fez buscas em propriedades na Irlanda do Norte na noite de quarta-feira, na investigação sobre os 39 corpos encontrados num camião em Essex, segundo a comunicação social britânica. A polícia confirmou já que os 31 homens e oito mulheres eram todos de nacionalidade chinesa.
-
- 11:04
-
Prémio Sakharov 2019: Ilham Tohti distinguido pela defesa dos direitos da minoria uigur
Ilham Tohti é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2019, anunciado pelo Parlamento Europeu esta quinta-feira.
-