A morte, a função das histórias e a história das funções
Hoje o dia foi macabro. A cada hora, mais uma notícia a dar conta de mortes: no Reino Unido, no Chile, no Egito, na Catalunha, na Madeira. As causas são diversas, mas todas fazem com que o dia tenha um ar sombrio, macabro até. A newsletter do SAPO24 que hoje enviámos para os e-mails dos nossos leitores espelha isso mesmo.
Mas os jornalistas não dão apenas más notícias. Porque o jornalismo tem de ser também outra coisa. Prova disso é aquilo que têm feito pessoas como Germano Silva, que foi jornalista do 'Notícias'. O diário portuense, que por enquanto ainda habita a torre alta e castanha na Trindade, ainda vai acolhendo as suas histórias do Porto e dos portuenses. Amanhã, este homem que vem há anos contando a história do Porto, publica as histórias das profissões que quase desapareceram da Invicta.
São vários os ofícios da “cidade do trabalho” que desapareceram — ou se esconderam lá para as sombras do esquecimento. Em muitos casos, apesar do castiço encanto, ainda bem que o mundo andou nos seus pulos do progresso, avançando para que não mais se sujeitassem os corpos às desventuras de mesteres pesados.
É o caso das carquejeiras, ali nas Fontainhas, à beira da ponte do Infante. Já morreram todas. Sobra a filha da Palmira, que Sara Barros Leitão homenageou recentemente na peça “Todos os dias me sujo de coisas eternas”, que contou histórias de mulheres, histórias de Porto e histórias dos encontros e desencontros da cidade e das mulheres.
Palmira subia a calçada com um balofo carregamento de carqueja às costas. Ia desde o rio aos fornos das padarias, que daquela planta seca se alimentavam, acarretando o peso, seguro nas costas por uma fita à roda da testa. Tinham de ser elas, as mulheres do Porto, a fazê-lo porque os regulamentos proibiam tal sofrimento aos animais.
Germano Silva conta outras histórias, desde as leiteiras que deitavam água ao leite, ao ardina, que a cidade eternizou numa esquina da praça da Liberdade. O lançamento de Porto, Profissões (quase) desaparecidas está marcado para sexta, dia 26, às 17:30, na Reitoria da Universidade do Porto (ali na praça dos Leões).
Além de uma conversa com Pedro Olavo Simões, coordenador editorial da revista Jornal de Notícias – História, a editora promete “uma muito especial participação do Rancho Folclórico do Porto, que irá assegurar a presença de muitos dos ofícios retratados neste livro”.
Ainda nas notícias, apesar de não ser uma profissão esquecida, vale a pena lembrar que a RTP celebra nesta altura o 60.º aniversário no Porto. A emissora pública não está, na verdade, na Invicta, antes, no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, mas a comemoração de hoje é uma lembrança da vitalidade.
Numa altura em que as redações se contraem e se limitam à capital, o Porto — segunda maior cidade do país — tem um pequeno ecossistema de delegações e correspondentes (o que deixa antever o cenário em todas as outras capitais de distrito e regiões autónomas).
Veio gente de longe para ver a televisão pública. Olhando para a "magia" por trás do ecrã, novos e velhos entusiasmavam-se diante das figuras que lhes acompanham os dias. "É tão bonita, tão elegante", dizia uma senhora no estúdio do programa da manhã daquele canal, olhando para a apresentadora Sónia Araújo.
E o fascínio, de ver a pivot do jornal das 11, ali no inóspito estúdio verde, sem companhia ou perturbação, debaixo das luzes a olhar para o vazio do tubo das câmaras? Sou suspeito: ando nisto. Pelo que pensar o jornalismo, ou olhar para ele, sempre me deixa empolgado. Mesmo quando se procuram soluções para os problemas de que nos esquecemos.
Hoje o dia foi assim, triste, nas montras dos jornais. O jornalismo também é contar o negrume e o mau do mundo. Mas nos entretantos, nos fins das ruas e nos fins dos mundos (para citar a telefonia), há lá as outras histórias, esses instantes em que só quem olha repara — instantes que merecem ser também contados, para que no meio das nuvens surjam os sorrisos duma idosa que veio de Guimarães para ver a RTP por dentro. Dela e das outras todas: as novas, as velhas, as fascinadas e as desconfiadas.
Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 00:14
- O Benfica bem que se arriscou a continuar o seu calvário na Liga dos Campeões, mas contou com um rasgo de inesperado patriotismo de Anthony Lopes para somar os primeiros três pontos (2-1) na competição. O guarda-redes do Lyon, num erro fatal, ajudou a devolver a vantagem a um Benfica que começou a g
-
- 20:03
-
Brexit: União Europeia favorável a nova extensão mas ainda sem resposta para Londres
Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias.
-
- 19:43
-
Governo. Novo executivo reúne-se sábado em Conselho de Ministros após tomar posse
O XXII Governo Constitucional, o segundo liderado por António Costa, reúne-se no sábado em Conselho de Ministros, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe dar posse numa cerimónia no Palácio da Ajuda.
-
- 19:17
-
RTP tem "colaborado abundantemente" no processo de integração dos precários -- presidente
O presidente da RTP, Gonçalo Reis, garantiu que a televisão pública tem "colaborado abundantemente" no processo de integração dos precários na empresa.
-
- 18:44
-
Número de mortos em protestos no Chile sobe para 18
Pelo menos 18 pessoas morreram nos protestos que abalam o Chile desde há seis dias, segundo um novo balanço anunciado hoje o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla.
-
- 18:25
-
Hospital São João no Porto cria comunidade de cuidados paliativos
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai criar uma comunidade de cuidados paliativos que, numa primeira fase, vai sensibilizar e capacitar a sociedade para o tabu da morte, adiantou hoje.
-
- 18:23
-
Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"
O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o agressor”.
-
- 17:48
-
Trump anuncia o levantamento das sanções contra a Turquia
Donald Trump anunciou esta quarta-feira que os Estados Unidos vão levantar as sanções contra a Turquia, saudando o sucesso de um cessar-fogo ao longo da fronteira turca com a Síria.
-
- 17:27
-
Economia portuguesa será das mais afetadas com envelhecimento da população, alerta Moody’s
A Moody’s alerta que, em 12 países analisados, Portugal está entre os cinco que enfrentarão maiores pressões de crescimento decorrentes do envelhecimento da população e só uma “reviravolta sem precedentes” no aumento da produtividade poderia anular o efeito.
-
- 16:55
-
Petição em defesa da imprensa local e regional pede novas formas de financiamento
Uma petição "em defesa da imprensa local e regional" pede que sejam consideradas novas formas de apoio que assegurem uma informação de proximidade, tendo em conta "o esgotamento do modelo convencional de financiamento".
-
- 16:44
-
Chuva no Cairo mata pelo menos sete pessoas
Pelo menos sete pessoas, incluindo três crianças, morreram nas regiões do Delta do Nilo e Sinai, no Egito, na sequência das fortes chuvas de terça-feira, que causaram engarrafamentos e inundaram estradas, anunciaram hoje as autoridades locais.
-
- 16:38
-
Jornalistas palestinianos protestam contra fecho de 'sites' de informação
Dezenas de jornalistas manifestaram-se hoje diante de um tribunal perto de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, para protestar contra o encerramento ordenado pela justiça de perto de 60 'sites' de informação, disse um responsável do sindicato dos jornalistas.
-
- 15:57
-
Derrocada numa pedreira no Funchal faz um morto
A derrocada aconteceu esta quarta-feira numa pedreira na zona da Fundoa, no Funchal.
-
- 14:36
-
Tribunal volta a absolver Duarte Lima do crime de abuso de confiança
O tribunal volta a absolver Duarte Lima do crime de abuso de confiança, quanto à alegada apropriação indevida de dinheiro da sua ex-cliente Rosalina Ribeiro.
-
- 11:31
-
Um morto e quatro desaparecidos após fortes chuvas na Catalunha
Uma pessoa morreu e quatro estão desaparecidas devido às fortes chuvas que caem na Catalunha nas últimas horas, disse hoje o conselheiro do Interior do governo regional da Catalunha, Miquel Buch.
-
- 09:47
-
Encontradas 39 pessoas mortas dentro de um contentor de camião no Reino Unido
Trinta e nove pessoas foram encontradas mortas no contentor de um camião em Essex, no sul de Inglaterra, confirmou a polícia esta quarta-feira.
-