O mundo no fim do mundo
“Vão procurar outras enseadas, outros fiordes lá para o Sul, cada vez mais a sul, até se lhes acabar o mundo.”
São baleias. Os bichos enormes abalroaram um navio, defendendo um homem. Andam à procura de nova casa, nesse mundo do fim do mundo, lá para os lados da Patagónia.
A história é de Luís Sepúlveda. O livro tem esse nome mesmo Mundo do fim do mundo e fala de um homem apaixonado pelos confins austrais do continente americano — onde o mundo acaba.
Ali, a fauna marítima está a ser atacada pela captura ilegal, pela destruição do habitat. Para sobreviver, os animais fogem à procura doutra casa: mas só hão de poder andar até ao limite que houver no mundo.
O homem mexe com o mundo. O que faz tem impacto em todos os ecossistemas e isso nota-se nestas coisas, nestes animais que procuram sobreviver quietos.
Agora, o estrago do homem vê-se até na terra do homem. As alterações climáticas já se sentem em centenas de cidades do mundo. No nosso país, Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Guimarães são alguns dos exemplo de lugares onde isto que vai mudando o planeta já se faz sentir.
Um relatório hoje conhecido mostra que de 620 cidades de todo o mundo, 530 — onde vive um total de 517 milhões de pessoas —, diz estar a ter problemas que estão de algum modo relacionados com as alterações climáticas.
O principal risco são as inundações. Depois, o calor extremo e as secas. Em Portugal temos tudo isto: ainda este sábado, no Norte, a água andou a alagar ruas, garagens e centros comerciais.
Mas temos também o calor e os incêndios; e, claro, a seca, que deixa o Tejo um fino fio de lágrimas lá para a fronteira.
Os dados deste relatório revelam, porém, que apenas 54% das cidades estudadas estão a avaliar as vulnerabilidade e a calcular a capacidade de resposta e adaptação aos riscos.
Urge fazer alguma coisa: a ciência mostra que até 2050 oito vezes mais moradores das cidades estarão expostos a altas temperaturas e mais 800 milhões de pessoas podem estar em risco devido à subida das marés e a tempestades, refere-se no documento, elaborado pela organização não governamental Carbon Disclosure Project, com sede no Reino Unido.
Se a solução não é andar, como as baleias, à procura de outros mundos, é só porque já estamos no fim do mundo onde os poderíamos encontrar. Poderá ser que existam lá longe, noutras galáxias ou universos, em existindo. Mas porque não procurar aqui as respostas para que este mundo não se torne no fim do mundo?
Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o mundo andou assim.
- 21:21
- A organização internacional Correlation Network condenou o presidente da Câmara do Porto por defender a criminalização do consumo de droga na via pública, considerando que a reintrodução de sanções representa um "retrocesso para Portugal".
-
- 21:06
-
Buraco do ozono no polo sul em 2019 é o mais pequeno desde há 34 anos
O buraco na camada de ozono perto do polo sul é este ano o mais pequeno desde que foi descoberto em 1985, anunciou hoje a agência espacial norte-americana NASA.
-
- 20:18
-
Marcelo pede mais crescimento e promete ser "fator vigilante de estabilidade"
O Presidente da República defendeu hoje que Portugal precisa de mais crescimento económico sustentável, advertindo que "os infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado", e prometeu ser um "fator vigilante de estabilidade".
-
- 20:13
-
Quenianos e etíopes favoritos à Maratona do Porto com 6.000 atletas e 73 países
Três quenianos e duas etíopes são os principais favoritos ao triunfo na 16.ª edição da maratona do Porto, que, em 03 de novembro, vai reunir mais de 6.000 atletas de 73 nacionalidades.
-
- 19:51
-
Madrid diz que "não há ambiente" para reunião entre Sánchez e Torra antes das eleições gerais
A porta-voz do Governo espanhol em funções descartou hoje a realização de um encontro entre o presidente do executivo espanhol, Pedro Sánchez, e o líder regional catalão, Quim Torra, antes das eleições gerais espanholas de 10 de novembro.
-
- 19:37
-
Primeiro-ministro etíope admite guerra com Egito por barragem mas pede diálogo
O primeiro-ministro etíope, prémio Nobel da Paz, avisou hoje que o seu país poderá mobilizar milhões de pessoas, se entrar em guerra com o Egito devido ao diferendo sobre uma barragem, mas defendeu antes o recurso ao diálogo.
-
- 19:22
-
Brexit. Deputados britânicos rejeitam calendário apertado para discussão do acordo, deixando novo impasse sobre data da saída
O parlamento britânico rejeitou esta terça-feira o calendário de discussão do acordo, minutos depois de a proposta de lei para o 'Brexit' ter sido aprovada. Na sequência das votações, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o governo vai suspender o processo legislativo para o Bre
-
- 19:08
-
Maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa vai ser instalado no Alqueva
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) anunciou hoje que vai investir 50 milhões de euros na instalação de dez centrais fotovoltaicas flutuantes no empreendimento, constituindo "o maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa".
-
- 18:56
-
Marcelo Rebelo de Sousa diz que Governo será "empossado" no sábado e recusa comentar dimensão do executivo
O Presidente da República avançou esta tarde que o Governo "é empossado" no sábado, dia 26. Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Centro de Congressos do Estoril e escusou-se a falar da dimensão do novo executivo.
-
- 18:55
-
Falha na rede da NOS deveu-se a "anomalia simultânea" de dois sistemas de processamento de tráfego
A NOS esclareceu que a falha registada hoje na sua rede se deveu a "uma anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego" e reiterou que os seus serviços estão "integralmente repostos".
-
- 18:02
-
Rubjerg Knude, o farol dinamarquês que esteve 120 anos junto ao mar e agora lhe disse adeus num par de carris
Quando se acendeu em 1900, o farol Rubjerg Knude encontrava-se a 200 metros do Mar do Norte, na ponta setentrional da Dinamarca. No entanto, com o tempo essa distância resumiu-se a meros seis metros, pelo que as autoridades dinamarquesas decidiram salvá-lo das águas. A solução passou por colocá-lo n
-
- 17:32
-
Vaticano nega risco de insolvência revelado por livro de jornalista italiano
Um dos principais administradores do Vaticano negou hoje o risco de insolvência da Santa Sé, afirmando que as acusações do novo livro do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi são "exageradas", noticia a agência Associated Press (AP).
-