Não é a coragem que salva os homens do mar
Manuel não queria falar. Andámos a manhã toda atrás dele, a ver se o conseguíamos convencer a dizer qualquer coisa. Mas diz que não fala quando está a trabalhar. Só depois de vendido o peixe se sentou à porta do café. Acendeu um cigarro, fitou o mar e foi falando.
Perguntei-lhe como se ganha coragem para galgar as ondas e fazer o lanço das redes que depois hão de ser puxadas para a areia pelos tratores. Disse que ali não há coragem. Vai-se porque sempre se foi — e ainda se tem de ir. O resto é confiança no saber e jeito no que faltar.
Hoje, um jovem de 23 anos "caiu ao mar quando se encontrava à pesca" em São Pedro de Moel, Leiria. Foi "dada a informação de que não sabe nadar”, tendo as buscas sido suspensas até à manhã desta segunda-feira: hoje, já não há luz que chegue.
O mar pede respeito, ensinaram-me os arrais de Espinho. A temporada está a terminar por esta altura — o peixe escasseia. Nalguns dias, nesses de maior fartura, chegam a domar as ondas logo às três ou quatro da madrugada. Com o aproximar dos defesos, rareando o peixe, vão mais tarde e munidos só da esperança de que haja alguma coisa mais do que o lixo.
Depois, esse pouco peixe é posto na lota. As peixeiras hão de o vender aos que ali vão à procura do bicho que ainda soluça, de fresco que está — pois que há minutos ainda nadava, selvagem que é, no Atlântico.
Pensar em mar, pensar em peixes, é diferente de pensar em terra e animais. Aqui, o gado é domesticado: criado e tratado pelas mãos dos homens e das mulheres. Com o mar não é assim: o peixe é selvagem, é livre até que alguém o agarre e puxe para a morte.
Citar o meu próprio trabalho é algo estranho, mas a dada altura apercebi-me de que nesta coisa de ser, “há os peixes e há os homens, ali na luta de sobreviver e ganhar a vida. Para que um viva, morre o outro; quando morre um, vive o outro. A arte é esta.”
Em causa própria, aconselho o leitor, então, a passar por esta história. É multimédia: conto-a com o texto, mas também com o som: o som de uma velha peixeira, de um arrais, do patrão de uma companha — e até de um peixe.
E porque de mar falamos, fica ainda uma sugestão para o jantar: hoje é o último dia para ir a Espinho aproveitar as 17 propostas do Sem Espinhas, evento que celebra a gastronomia local.
Sem Espinhas e ligeiramente a norte de Espinho, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 20:13
- As circunstâncias em que ocorreu o acidente rodoviário hoje de madrugada em Redondo (Évora), que fez três mortos e três feridos, vão ser conhecidas nos próximos dias, na sequência das investigações em curso, disse à Lusa fonte policial.
-
- 19:27
-
FC Porto vence Famalicão e junta-se ao Benfica na liderança da I Liga
O FC Porto juntou-se hoje ao Benfica na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 3-0 na receção ao Famalicão, anterior comandante, em jogo da oitava jornada da prova.
-
- 18:45
-
Costa leva já à concertação social proposta para salário mínimo de 750 euros em 2023
O secretário-geral do PS anunciou hoje que vai reunir-se na próxima semana com os parceiros sociais para apresentar a proposta do Governo de elevar o salário mínimo todos os anos até atingir 750 euros em 2023.
-
- 16:58
-
Benfica vence em Tondela e isola-se provisoriamente na liderança da I Liga
O campeão Benfica isolou-se hoje provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o Tondela por 1-0, em encontro da oitava jornada da prova.
-
- 16:26
-
Suspensas buscas para encontrar pescador que caiu ao mar em São Pedro de Moel
As buscas para encontrar um pescador que caiu hoje ao mar foram suspensas às 18:10, sendo depois retomadas na segunda-feira, entre as 07:00 e as 07:30, informou a capitania do Porto da Nazaré.
-
- 16:15
-
José Luís Carneiro é o novo secretário-geral adjunto do PS
José Luís Carneiro sucederá a Ana Catarina Mendes no lugar de secretário-geral adjunto do Partido Socialista. A votação aconteceu este domingo durante a Comissão Nacional do partido.
-
- 14:48
-
"Todos falamos ‘portunhol'": A boa disposição entre portugueses e espanhóis na muito procurada piscina aquecida de Miranda do Douro
Grupos de espanhóis, de várias idades, atravessam a fronteira, diariamente, para praticar natação ou aulas de hidroginástica na piscina coberta e aquecida da cidade fronteiriça de Miranda do Douro, representando atualmente cerca de 70% dos utilizadores. Utilizadores portugueses e espanhóis convivem
-
- 14:32
-
"Desde sempre à espera de ninguém": Morreu o poeta e tradutor José Bento
O poeta e tradutor José Bento, 86 anos, autor de "Sítios", Medalha de Mérito das Belas-Artes de Espanha, morreu no sábado, no Hospital Amadora Sintra, onde se encontrava internado, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.
-
- 13:27
-
"Abu Bakr al-Baghdadi está morto": Trump confirma morte do líder do Estado Islâmico
Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, confirmou este domingo que o líder do grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, morreu numa operação militar norte-americana na Síria.
-
- 12:15
-
Retratos de famosos e "companheira" de Cartier-Bresson em exposição no Porto
Muitos “retratos emblemáticos” de figuras conhecidas, mas também “caras anónimas” captadas pelo fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e algumas das máquinas Leica que usou vão estar em exposição no Porto a partir de quinta-feira, revelou à Lusa a organização.
-
- 11:26
-
A arte que não é futuro para ninguém — senão para os que ainda a fazem em Espinho
Anda a terminar mais uma temporada da arte. Arte Xávega, chamou-lhe um decreto, essa arte de pescar o peixe indo os homens da praia para o mar, galgando as ondas para deixar as redes. Esta é a história de um pescador que pesca, de um peixe que foi pescado, de uma peixeira que vende e de um patrão qu
-
- 09:34
-
Barcos parados e pedras a descoberto. Nas margens do Tejo contam-se prejuízos e pede-se ação para salvar o rio
Barcos parados ou abandonados, terra e pedras a descoberto. Aos olhos de quem passa hoje pelo território do Tejo Internacional não faltam imagens que ilustram a descida dos níveis de água, atualmente os mais baixos das últimas décadas.
-
- 09:13
-
Salário mínimo nos 750 euros, um Provedor do Animal e 2% do Orçamento para a cultura. Veja aqui as principais medidas do programa do Governo
Há as promessas - "assume-se o compromisso de não fazer nenhuma nova PPP" na saúde -, as medidas que desapareceram entre o programa eleitoral e agora o de Governo - a revisão constitucional e a reforma da lei eleitoral - e as muitas propostas que já vinham sendo defendidas pelos socialistas. Das fin
-
- 03:50
-
27 de outubro. O dia do nosso primeiro Nobel, de Lula e se calhar o seu
Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 65 dias para o fim de 2019.É Dia Mundial do Património Audiovisual (UNESCO) e Dia Mundial da Terapia Ocupacional.
-
- 00:43
-
Hooman Sharifi. O homem que usa o corpo para dizer sem sequer falar
Um norueguês persa num salão árabe do Porto. Hooman Sharifi veio ao Palácio da Bolsa partilhar os sonhos que mantêm vivos os mortos — entre o silêncio e o escuro; o cheiro e a música; o corpo e a mente.
-