Acaba uma novela que nos enganou sempre que parecia que ia chegar ao fim. Mas há mais novelas além do Brexit
Dito em voz alta parece que é mentira, mas é amanhã. Para sermos honestos, não é amanhã, é um minuto depois de amanhã que o Reino Unido sai da União Europeia, desta vez irrevogavelmente, tenha essa palavra o significado que tem por terras lusas.
Às 23h00, Boris Johnson vai falar ao país, prevê-se que as pessoas saiam à rua, umas contentes outras descontentes. Em termos visuais, o ‘Brexit' será assinalado, na residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street, com um relógio com a contagem decrescente até às 23:00 de 31 de janeiro e com o içar de bandeiras nacionais em redor da Praça do Parlamento, em Westminster, Londres. Entra também em circulação neste dia uma moeda comemorativa com a inscrição "Paz, prosperidade e amizade com todas as nações".
De qualquer das formas, é o fim de uma novela que se arrasta há mais de três anos e que nos enganou sempre que parecia que ia chegar ao fim. E, se é certo que o Brexit ainda irá alimentar as manchetes dos jornais por mais um tempo, gostava que o leitor não ficasse desprovido de uma boa narrativa da atualidade com contornos ora de romance, ora de novela brasileira, ora de qualquer coisa que merece aquele comentário de um tio mais velho num jantar de Natal: “se não existisse, tinha de ser inventado”.
1 - Joacine, a incontactável
Depois da polémica da proposta da devolução de património exposto em museus às ex-colónias e do fogo cruzado de reações em resultado de uma publicação de André Ventura em que propunha “devolver” a deputada ao seu país de origem, Joacine Katar Moreira volta a ser protagonista da atualidade noticiosa. Em poucas palavras, o Livre, partido pelo qual foi eleita (às vezes convém lembrar este facto), diz ter convocado a deputada para uma reunião na qual será votada a proposta de retirada de confiança política.
A deputada única nega, diz que não recebeu nenhum dos dois e-mails que o Livre lhe terá endereçado, num momento que parece quase tirado de uma sitcom medíocre e que nos faz lembrar os primeiros tempos de atividade parlamentar de Joacine e da sua abstenção em relação a um texto apresentado pelo PCP sobre a Palestina que condenava uma "nova agressão israelita a Gaza". Uma situação que a deputada justificou com dificuldades em contactar o Grupo de Contacto do partido.
2 - Mercado meu, mercado meu, há mais algum Bruno Fernandes para animar o breu?
Esta é uma novela concentrada em 24 horas. É para aquela malta que diz ‘ah e tal não tenho paciência para séries, são muitos episódios e muitas temporadas’. Portanto, é o último dia do mercado de transferências e tudo aquilo que podemos desejar é que haja alguma surpresa que eleve o dia da monotonia a que o dia de hoje, segundo os rumores que constam na imprensa, o está a votar.
Com as grandes histórias já solucionadas (Bruno Fernandes no Manchester United, Christian Eriksen no Inter de Milão, Haaland no Borussia Dortmund) o dia de amanhã fica à mercê de alguma contratação surpresa que entusiasme o dia. Vai poder acompanhar tudo num liveblog especial de 24 horas aqui, no SAPO24.
3 - Uma ‘novela’ com data de estreia só em fevereiro
Aponte no calendário o dia 14 de fevereiro como o dia em que o SAPO24 se irá converter à literatura romântica. Porquê? Bem, tudo começa esta segunda-feira, 3 de fevereiro, com o O Primeiro Capítulo que tem encontro marcado n'A Sala, em Lisboa, às 18h30, sob o tema "Amor". No mês dos enamorados, vão desafiar-se pessoas que gostam de escrever a partilhar os seus textos neste encontro, que contará com a presença de Patrícia Reis, autora de vários livros e cronista do SAPO24.
Os textos selecionados serão depois publicados no SAPO24 a 14 de fevereiro, marcando desta forma o Dia dos Namorados.
Pode participar com poemas, ensaios, crónicas, microcontos ou qualquer outro género literário. Há certamente lugar para apaixonados e corações partidos — desde que não se excedam as 500 palavras. A participação é gratuita.
Mantenha-se sintonizado, o ano ainda agora começou e prometemos narrar-lhe muitos mais enredos novelescos.
- 20:18
- A Autoridade Tributária e Aduaneira está entre as mais de 20 entidades que se associaram ao programa MUDA, para incentivar as pessoas a participar no espaço digital, oferecendo prémios a quem fidelize os contactos no Portal das Finanças.
-
- 20:14
-
Coronavírus: Do Zika ao Ébola, os anteriores casos considerados emergência internacional
O surto do novo coronavírus detetado na China, que causa pneumonias, é o sexto caso considerado como Emergência de Saúde Pública Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
-
- 19:52
-
Coronavírus: OMS declara emergência de saúde pública internacional
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus na China.
-
- 19:45
-
FC Barcelona oferece ao Sporting de Braga 31 milhões de euros por Trincão
O FC Barcelona apresentou uma proposta de 31 milhões de euros por Trincão, extremo do Sporting de Braga, revelou hoje à agência Lusa fonte do clube minhoto da I Liga de futebol.
-
- 19:39
-
Hard Club do Porto repudia e reprova encontro do Chega que acolheu este mês
A equipa que gere o Hard Club, sala de concertos no Porto, garantiu hoje que repudia e reprova o encontro do partido Chega, que aconteceu no sábado naquele local, bem como as manifestações de extrema direita ocorridas naquele âmbito.
-
- 18:09
-
Nem sempre temos de ver os dois lados da questão
André Ventura e Joacine Katar Moreira, polícia e as agressões, etc. Vivemos tempos muito polarizados, com muito preto e branco e pouca nuance nas discussões, mas será que todos os argumentos são válidos de ambos os lados? Não me parece.
-
- 17:53
-
Bruno Fernandes assina contrato de cinco épocas e meia com o Manchester United
O Manchester United oficializou hoje a contratação de Bruno Fernandes, que alinhava no Sporting, com o internacional português a assinar um contrato válido por cinco épocas e meia com o clube da I Liga inglesa de futebol.
-
- 17:46
-
IVA da Luz: Rio diz que Governo mantém-se inflexível mas que PS e secretário de Estado da Energia defenderam redução em 2013
O presidente do PSD reiterou hoje que o Governo está de “má fé” na redução do IVA da eletricidade e apontou que, em 2013, “em plena aperto da ‘troika’”, o PS defendeu a redução de 23 para 13% desta taxa.
-
- 15:59
-
Milhões de pessoas a morrer e uma mulher a comer um morcego infetado. Informações falsas causam o pânico sobre o coronavírus
Uma enxurrada de informações falsas sobre a epidemia viral que afeta a China propaga-se nas redes sociais a alimenta o pânico da população, como o vídeo de uma pessoa a comer um morcego ou balanços errados de vítimas mortais.
-
- 15:44
-
E quando um encontro corre mal? Tinder cria botão de pânico
A aplicação de encontros Tinder está a implementar várias medidas de segurança, entre as quais um botão de pânico. A funcionalidade arrancou a 28 de janeiro nos Estados Unidos.
-
- 14:33
-
Ele usou um avião militar para ir da Suíça à Índia e Bolsonaro demitiu-o… duas vezes
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou hoje que vai demitir novamente um funcionário que havia sido exonerado por ele do Ministério da Casa Civil porque usou um avião militar para viajar da Suíça até à Índia.
-
- 12:32
-
Podence assina pelo Wolverhampton por quatro épocas e meia
O futebolista Daniel Podence foi hoje anunciado como reforço do Wolverhampton, com o extremo português a deixar o Olympiacos e a assinar pelos ingleses por quatro épocas e meia, até 2024.
-
- 08:53
-
Dois satélites antigos quase bateram enquanto passavam sobre os EUA
Dois satélites fora de serviço quase colidiram no espaço esta quarta-feira enquanto passavam sobre os Estados Unidos a uma velocidade combinada de 53.000 quilómetros por hora.
-
- 06:51
-
“Se um aluno insulta um professor na sala de aula não se pode ficar por um processo disciplinar. Isso é crime"
Cada vez mais diretores pedem ajuda à polícia para encontrar formas de gerir conflitos na escola, manter a disciplina nas salas de aula e evitar agressões.
-