Se Portugal fosse Lisboa, a capital também queria ser paisagem
Os números do boletim diário da Direção-Geral da Saúde preparavam-se para ser mera paisagem, campos estendidos de tranquilidade do milagre português que fez títulos de jornais lá fora e trouxe cá para dentro a fase final, inédita, da Liga dos Campeões.
Mas quando nos disseram para sair de casa, na região metropolitana de Lisboa, os números começaram a aumentar e a capital deixou de ser Portugal - antes fosse paisagem - para passar a ser o retrato negativo do desconfinamento e das diferentes armas que cada grupo social tem para combater esta pandemia.
Vamos a números: os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela Covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, um aumento de 2.230 infeções.
Tendo por base os boletins divulgados pela DGS entre 7 e 21 de junho, os concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra acumularam 50,2% do total de novos casos neste período em Portugal — 4.440.
Por exemplo, esta segunda-feira, data que não entra nas contas acima, dos 259 novos casos de infeção registados, 164 foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Numa altura em que Portugal é quase paisagem e Lisboa luta para o ser, o primeiro ministro, António Costa, reuniu-se hoje com os presidentes dos cinco municípios da área metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos de covid-19 nas últimas semanas.
Da reunião saíram novas regras para tentar conter a centralização da pandemia. Dessas, destaque para a imposição do limite de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 20:00, exceção feita aos restaurantes para serviço de refeições, e a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nas áreas de serviço de postos de combustíveis.
A partir das 00:00 de terça-feira, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública e é reposto um limite aos ajuntamentos até dez pessoas.
"Quem não respeitar alguma destas quatro regras, e logo na sequência da primeira violação, será determinado o crime de desobediência. A pessoa indicada será imediatamente autuada", afirmou à agência Lusa fonte do Governo.
Parece um retrocesso numa batalha que já dura mais de três meses, que pesa no corpo e na carteira. Hoje, na conferência da DGS que se passou a realizar apenas três vezes por semana, Graça Freitas repetia todas as medidas de prevenção, pontos que conhecíamos melhor do que a tabuada há dois meses, como se fosse a primeira vez que falava aos portugueses. Como se não tivéssemos já feito tudo - e não fizémos.
- 21:16
- A resolução do Conselho de Ministros que será hoje aprovada prevê que incorra em crime de desobediência quem desrespeitar as normas de confinamento na área metropolitana de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo.
-
- 20:42
-
Islândia está a registar intensa atividade sísmica há três dias. Está prevista a erupção do vulcão Grimsvotn
A Islândia está a registar uma importante atividade sísmica, tendo os sismógrafos registado, nos últimos três dias, mais de 3.000 abalos de terra, indicaram hoje vários investigadores locais.
-
- 19:47
-
Morreu Joel Schumacher, realizador de "Batman para sempre" e "Um dia de raiva"
O realizador norte-americano Joel Schumacher, autor de filmes como "Batman para sempre" e "Um dia de raiva", morreu hoje, em Nova Iorque, aos 80 anos, revelou a publicação Variety.
-
- 19:31
-
Covid-19: Número de infetados devido à festa ilegal em Lagos subiu para 111
O número de casos positivos de covid-19 associados à festa em Odiáxere, no concelho de Lagos, subiu para 111, dos quais 19 são crianças com menos de 9 anos, indicou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
-
- 18:57
-
A linguagem das mulheres na política
As Madame le maire vão ser muitas mais a partir das eleições no próximo domingo nos cerca de 35 mil municípios de França. Por todo o mundo progressista há um novo modelo ideal, está num pequeno país do Sudoeste do Pacífico com menos de cinco milhões de habitantes, é Jacinda Ardern, primeira-ministra
-
- 18:13
-
Das petisqueiras aos casinos, anunciar à beira do relvado está mais fácil — mas um minuto custa 500 euros
Qualquer empresa pode agora colocar publicidade dentro de alguns estádios da I Liga. Uma plataforma israelita trouxe para Portugal a vontade de facilitar o acesso dos pequenos negócios às grandes montras.
-
- 16:53
-
Morreu o arquiteto João de Almeida, fundador do Movimento de Renovação da Arte Religiosa
O arquiteto e pintor João de Almeida, fundador do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR) morreu hoje, em Lisboa, aos 92 anos, disse à agência Lusa fonte da Fundação Medeiros e Almeida.
-
- 14:11
-
Autoeuropa prolonga layoff até 17 de julho mas paga salários na íntegra
A administração da Volkswagen Autoeuropa prolongou o recurso ao `layoff´ até 17 de julho, mas os trabalhadores vão receber os salários na íntegra, anunciou hoje a Comissão de Trabalhadores.
-
- 13:34
-
Cinco concelhos da região de Lisboa com metade dos novos casos de covid-19 em duas semanas
Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.
-
- 11:51
-
No Porto, “a festa é como a sardinha, quer-se pequenina”. Pandemia obriga a um São João confinado
Logo a 4 de abril, as câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram o cancelamento dos festejos de São João. Na véspera da grande festa, aumentam as restrições e os incentivos a uma coisa diferente: sem balões, sem rusgas, sem túneis de martelos e alhos porros. Em 2020, “arraial? Só meia dúzia n
-
- 11:32
-
Proibidos cortes de água, luz e gás a famílias com perdas de 20% no seu rendimento ou com infeções por covid-19
Não é permitida até ao final de setembro “a suspensão do fornecimento dos seguintes serviços essenciais”, nomeadamente de água, energia elétrica, gás natural e comunicações eletrónicas, segundo uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República. A medida entra amanhã em vigor.
-
- 10:51
-
Museu em Nova Iorque retira estátua de Theodore Roosevelt por simbologia racista
O Museu de História Natural de Nova Iorque anunciou que vai retirar a estátua do ex-presidente americano Theodore Roosevelt da entrada principal da instituição, num momento de intensa campanha nacional contra os monumentos históricos considerados racistas.
-
- 09:49
-
Espanha prolonga até 30 de junho controlos nas fronteiras com Portugal
O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma disposição para prorrogar até 30 de junho os controlos nas fronteiras internas com Portugal, tendo em conta a necessária "natureza bilateral das medidas a tomar".
-
- 06:01
-
Autódromo de Portimão tem todas as condições sanitárias para receber a Fórmula 1
As condições sanitárias para a realização de uma prova de Fórmula 1 em Portimão estão todas reunidas, disse à agência Lusa o administrador do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), num desejado regresso da modalidade a Portugal.
-