SL Benfica, um saco cheio de problemas
O SL Benfica vive uma situação delicada. A nível desportivo, no que concerne ao futebol, teve um ano para esquecer: não conseguiu ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter tido a qualificação na mão; na Liga Europa caiu cedo; em Portugal não passou a fase de grupos da Taça da Liga e ‘ofereceu’ o campeonato ao FC Porto depois de ter estado a sete pontos de vantagem. Dentro das quatro linhas, resta uma Supertaça Cândido de Oliveira conquistada no início do ano, quando os encarnados praticavam um futebol antagónico ao dos dias de hoje, com uma goleada ao Sporting CP por 5-0, e a esperança de vencer a Taça de Portugal no primeiro dia de agosto.
Fora das quatro linhas, logo ali no banco de suplentes continua um problema evidente e gritante. Após o despedimento de Bruno Lage, que colocou o lugar à disposição no final de uma derrota por 2-0 frente ao Marítimo, na Madeira, foi Nelson Veríssimo, antigo adjunto do técnico que foi o herói do título nacional da última temporada, quem assumiu a equipa de forma interina. Os rumores colocam Jorge Jesus na rota do Benfica o que, ao final do dia, resulta num enorme ponto de interrogação sobre o que esta direção pretende para o clube da Luz, uma vez que JJ acabou por ser afastado das águias por o clube pretender uma visão de aposta a longo prazo e de valorização de valores internos, como a formação. Mas se não for Jesus, quem é? O futuro do clube parece ter só uma resposta e essa é tudo menos fácil.
Agora, as últimas 24 horas junta-se aos problemas desportivos, um problema judicial. O Benfica num saco azul é uma piada de café feita com a ultrapassagem do Porto, um Saco Azul na capa dos jornais é uma valente dor de cabeça sem piada nenhuma.
Mas só para nos situarmos, vamos ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa atestar a quantidade de humor na expressão.
“Segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António de Morais Silva, de 1945, «saco azul» era a designação dada ao conjunto de importâncias provenientes de receitas eventuais, sem designação oficial, donde saíam verbas para despesas não previstas, em certos serviços públicos. Como as verbas atribuídas pelo Estado tinham uma grande rigidez de aplicação em rubricas específicas, a existência de um «saco azul» permitia por vezes agilizar o sistema.
Posteriormente, não só em organismos oficiais como sobretudo na escrita de firmas e empresas particulares, o termo ganhou a conotação de dinheiros ilícitos, ou porque provenientes de corrupção ou porque, mesmo não sendo daí provenientes, não eram registados de forma lícita e apenas um número restrito de pessoas sabia do seu montante ou proveniência, não sendo, pois, declarados para quaisquer fins oficiais, nomeadamente os impostos. O seu registo interno, para quem a ele tinha acesso, também era (é) denominado de «Contabilidade Paralela» ou «Caixa 2», sendo este último termo o utilizado no Brasil.'”
O termo é pesado e grave, assim como a notícia que foi hoje capa do jornal A Bola sobre Luís Filipe Vieira e o Benfica O presidente encarnado e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘Saco Azul’.
Fonte oficial do clube da Luz disse os advogados das águias apresentaram um requerimento, a fim de saberem se o processo está em segredo de justiça, ressalvando que em causa está um processo de crime fiscal, que nada tem a ver com questões desportivas ou ‘sacos azuis’.
Já hoje, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação de ações da Benfica SAD, por aguardar divulgação de informação relevante ao mercado.
O inquérito é dirigido pelo Ministério Público (MP) do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e investiga factos suscetíveis de integrarem crime de fraude fiscal, segundo a PGR.
A investigação da Autoridade Tributária (AT) remonta a 2018, quando foram feitas buscas às instalações ‘encarnadas’, por suspeitas da emissão de faturas de serviços fictícios de uma empresa informática, que o Benfica pagou.
A Bola noticia hoje que Luís Filipe Vieira foi ouvido na segunda-feira, tendo sido constituído arguido, acrescentando que outros dirigentes ‘encarnados’ devem ser ouvidos nos próximos dias, casos do administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira, e do diretor financeiro, Miguel Moreira.
Em causa estarão 1,8 milhões de euros que terão sido pagos pelas sociedades ‘encarnadas’, durante seis meses, para pagar serviços que não foram prestados.
Fonte oficial do Benfica já tinha confirmado à Lusa que Luís Filipe Vieira tinha sido ouvido na segunda-feira, acrescentando tratar-se de uma questão relacionada com o pagamento de IVA e IRC.
À hora que este texto é publicado, o jogos dos encarnados frente ao Vitória de Guimarães, na luta para tentar adiar o inevitável, o título do FC Porto, neste caso, o lado palpável de um ano em que tudo parece acontecer, ainda não acabou.
- 21:56
- A defesa de Ricardo Salgado, um dos 25 arguidos no processo principal designado “Universo Espírito Santo”, considera que a acusação hoje conhecida “falsifica” a história do Banco Espírito Santo (BES), sublinhando que o antigo banqueiro “não praticou qualquer crime”.
-
- 21:10
-
“Universo Espírito Santo”: Ministério Público avança com acusação contra 25 arguidos
A acusação da Procuradoria-Geral da República é dirigida a 25 arguidos, 18 pessoas singulares e 7 pessoas coletivas.
-
- 20:26
-
'Jackpot' de 39 milhões de euros no próximo concurso do Euromilhões
O próximo concurso do Euromilhões prevê, no primeiro prémio, um 'jackpot' de 39 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada hoje, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
-
- 20:13
-
Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse hoje que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica de António Costa Silva, pedido pelo executivo.
-
- 17:48
-
Incêndios: Relatório revela que colisão com linhas elétricas causou queda de helicóptero em Valongo
A colisão com linhas elétricas esteve na origem do acidente do helicóptero que combatia um incêndio em Sobrado, Valongo, distrito do Porto, em 05 de setembro de 2019, causando a morte ao piloto, Noel Ferreira, concluiu a investigação.
-
- 17:48
-
"A Velha Guarda". Lá porque não morrem não quer dizer que não sofram (ou tenham sentimentos)
A nova aposta da Netflix, protagonizado por Charlize Theron, apresenta uma equipa de imortais cuja responsabilidade é fazer do mundo um lugar melhor. Podia ser só mais um filme de ação para ver num domingo à tarde, mas não é.
-
- 17:46
-
OE2021: Governo inicia na quarta-feira negociações com o Bloco de Esquerda e PCP
O primeiro-ministro recebe na quarta-feira o Bloco de Esquerda e o PCP para iniciar as negociações para a aprovação da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021 e de um programa de recuperação económica 2020/2030.
-
- 16:36
-
Museu de Lisboa mostra quatro olhares de fotojornalistas sobre a cidade em quarentena
Quatro olhares de fotojornalistas sobre a capital durante a quarentena devido à pandemia, com profundas mudanças no quotidiano e como palco de silêncio, estarão reunidos em exposição, a partir de 23 de julho, no Museu de Lisboa.
-
- 15:54
-
EUA. Pena de morte volta a ser aplicada, a nível federal, 17 anos depois
Os Estados Unidos procederam hoje à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal.
-
- 15:02
-
CMVM suspende ações da SAD do Benfica enquanto investigação a fraude fiscal decorre
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu hoje as negociações de ações da Benfica SAD. A ação foi tomada pouco tempo após ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência de uma investigação à sociedade ‘encarnada’.
-
- 14:14
-
Governo alerta que "cenário meteorológico" que se avizinha pode provocar incêndios florestais "quase catastróficos”
A secretária de Estado da Administração Interna alertou hoje para “um cenário meteorológico muito complicado” nos próximos dias com um potencial de ocorrências de incêndios florestais “difíceis de gerir” e que se podem tornar “quase catastróficos”.
-
- 14:08
-
"Já olhei para a minha bola mágica e ela não me responde". Rui Moreira diz não ser possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto
O presidente da Câmara Municipal do Porto disse hoje não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título de futebol, pedindo apenas que se evitam concentrações.
-
- 13:43
-
Médicos estão esgotados e pagamento extra terá efeito limitado, diz Sindicato
O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que o pagamento extra para recuperar a atividade suspensa por causa da pandemia terá um efeito limitado pois os médicos estão esgotados e a maioria já ultrapassou as 150 horas extraordinárias.
-
- 13:18
-
Os efeitos da pandemia nas lojas com história em Lisboa. "Até falta o ar" quando se fazem contas ao que se fatura por dia
Livraria Barata, Londres Salão, Manuel Tavares e Agacri Couture — lojas com história e personalidade que, ao longo das décadas, passaram a fazer parte da traça lisboeta e da vida dos seus habitantes. Porém, os efeitos drásticos da Covid-19 estão a ameaçar a sua longevidade: o dinheiro é escasso e as
-
- 12:35
-
Uber passa a poder ter operadores em todo país a partir de hoje
A plataforma de transporte Uber pode a partir de hoje ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da covid-19.
-
- 10:02
-
Carlos Carvalhal agredido durante tentativa de assalto
O treinador do Rio Ave foi hoje de madrugada alvo de uma tentativa de assalto à porta de sua casa, em Braga, por um grupo de indivíduos encapuzados. Carlos Carvalhal confirmou a ocorrência nas suas redes sociais, adiantando que sofreu ferimentos, mas sem gravidade.
-
- 09:30
-
Ruínas de antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Cortés descobertas no México
Vestígios de um antigo palácio asteca, sede de acontecimentos cruciais da conquista do México, como a morte do monarca Montezuma, e que depois se tornou a residência de Hernán Cortés, foram descobertas sob um emblemático edifício do centro da capital, informou na segunda-feira o governo mexicano.
-
- 09:06
-
Operação Saco Azul: Luís Filipe Vieira e Benfica constituídos arguidos em investigação da Autoridade Tributária
Contactada pela Lusa, fonte oficial dos ‘encarnados’ confirmou que a SAD do Benfica é um dos dois arguidos coletivos cuja constituição foi revelada hoje pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e que Luís Filipe Vieira é o único arguido individual, por presidir à sociedade. Em causa está uma inves
-
- 08:58
-
EDP antecipa o encerramento de centrais a carvão na Península Ibérica
A EDP decidiu antecipar o encerramento das suas centrais a carvão na Península Ibérica, o que representa um custo extraordinário de cerca de 100 milhões de euros (antes de impostos) em 2020, revelou hoje a empresa.
-
- 07:42
-
Operação Aves Noturnas: Sete detidos e drogas apreendidas pela PSP em Viana do Castelo e Porto
A PSP deteve hoje sete homens, com idades entre os 20 e os 30 anos, todos do concelho de Viana do Castelo, apreendeu “droga diversa” e material ligado ao tráfico e consumo de estupefacientes, no âmbito da operação “Aves Noturnas”.
-