Salvar a Europa em 5 pontos. O plano sobre o qual ninguém (ainda) se entende
Um bilionário plano de recuperação, um futuro orçamento da União Europeia (UE) e a forma com todo este dinheiro se irá repartir entre subvenções e empréstimos. É isto que está no centro da reunião que junta os líderes europeus desde sexta-feira, num Conselho que vai prolonga-se durante todo o fim de semana. O objetivo? Virar a página da profunda recessão causada pela pandemia.
Hoje as negociações continuam num impasse e ainda sem à vista. Confira abaixo os cinco números que ilustram os desafios em cima da mesa das difíceis negociações:
Um orçamento plurianual de 1,074 biliões de euros
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs um Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 de 1,074 biliões de euros, ou seja, cerca de 20 mil milhões de euros a menos do que a proposta que foi rejeitada em fevereiro, antes da crise provocada pelo novo coronavírus.
A Política Agrícola Comum (PAC) e os fundos de coesão representam 61% do total, embora representem menos que no plano anterior para acomodar novas prioridades europeias que passam pela transição ecológica e digital e proteção de fronteiras.
Um plano de recuperação de 750 mil milhões de euros
A Comissão Europeia propôs um "instrumento" de recuperação sem precedentes para o período 2020-2024, de 750 mil milhões de euros, que Bruxelas iria financiar no mercado financeiro através de empréstimos em nome dos 27 países-membros. Uma via que ficou conhecia como a de emissão das chamadas corona bonds e que constituí um marco no projeto europeu.
Este fundo recorre do plano apresentado pela França e pela Alemanha para destinar 500 mil milhões de euros em ajudas, especialmente a países como Itália e Espanha, mais afetados pela pandemia. O montante das subvenções seria, todavia, repartido entre os 27.
Charles Michel propõe que 70% deste fundo seja desembolsado entre 2021 e 2022, com base em critérios como população, desemprego e PIB dos últimos cinco anos. Os 30% restantes estariam disponíveis a partir de 2023 e com base no impacto direto da crise.
Dois terços em ajudas, um terço em empréstimos
Não é apenas o volume total do fundo de recuperação que divide os líderes europeus, mas também a redistribuição dos 750 mil milhões previstos entre 500 mil milhões de euros em ajudas ou subvenções e os 250 mil milhões de euros restantes em empréstimos, a serem devolvidos pelo governo destinatário.
Os partidários do rigor fiscal, os chamados "frugais" (Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca), querem diminuir a quantia do fundo e reequilibrar sua redistribuição, dando prioridade aos empréstimos face às subvenções.
Mais de 300 mil milhões para as reformas
A "facilidade de recuperação e a resiliência" é o mote do fundo de recuperação que procura "um apoio financeiro em larga escala" para os Estados-membros.
Para ter acesso a este instrumento, cada país deve apresentar um plano nacional de reformas e investimentos, que leve em consideração as recomendações anuais da Comissão e as suas novas prioridades com base na transição ecológica e digital.
Os detalhes sobre a aprovação desses planos e o desbloqueio das ajudas são alvo de discussão. O presidente do Conselho Europeu propõe que, sob proposta da Comissão, os 27 estados da UE deem o aval por maioria. A Holanda pede que seja por unanimidade.
O montante disponível sob a forma de ajudas será de 310 mil milhões de euros, a que se somariam aos 250 mil milhões de euros em empréstimos.
Os 190 mil milhões de euros restantes para atingir os 500 mil milhões de subvenções do fundo seriam distribuídos entre diferentes programas: investigação, saúde, desenvolvimento rural e o fundo de transição justa.
Segundo fontes europeias, os eventuais cortes, ou reequilíbrios, para agradar aos frugalistas, podem acontecer nesta última fatia dos 190 mil milhões.
Vencimento para 30 anos
Para responsabilizar os atuais líderes, o presidente do Conselho Europeu propõe iniciar o reembolso a partir de 2026, o penúltimo ano do quadro plurianual em discussão, dois anos antes do proposto pela Comissão. Os reembolsos, por seu lado, terminariam em 2058.
Independentemente da opção mantida, o período antes do início do reembolso deve permitir a negociação da adoção de novos recursos próprios para a UE, como um imposto digital, ou outro para as importações com base nas suas emissões de CO2.
- 20:37
- O Grupo Media Capital anunciou este sábado a contratação do antigo subdiretor da TSF.
-
- 19:57
-
Renato Sanches está infetado com Covid-19
O internacional português Renato Sanches é um dos três futebolistas do Lille que contraíram covid-19, anunciou hoje o treinador Christophe Galtier, referindo-se ainda a Jonathan Ikoné e Jonathan Bamba.
-
- 19:37
-
Encontrado corpo carbonizado no interior de viatura durante combate a incêndio em Leiria
Uma pessoa foi hoje encontrada morta, em Barreira, no concelho e distrito de Leiria, dentro de uma viatura que se incendiou e que foi encontrada por operacionais que combateram um incêndio naquela zona, disse fonte da proteção civil.
-
- 19:12
-
"Percebe-se agora o apoio de 15 milhões de euros do Governo a este setor", ironiza Rui Rio sobre regresso de Cristina Ferreira à TVI
O presidente do PSD utilizou hoje o regresso de Cristina Ferreira à TVI para reiterar as críticas à forma como o Estado apoiou os media, ironizando que “realmente as despesas são muitas e a crise é grande”.
-
- 18:20
-
Conselho Europeu: Primeiro-ministro de Itália diz que negociações estão "num impasse"
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou hoje que os líderes europeus estão "num impasse" sobre o Fundo de Recuperação da pandemia de covid-19 e apelou aos países 'frugais' para cederem e ajudarem a União Europeia.
-
- 18:16
-
Despiste de viatura de bombeiros em Ourém faz cinco feridos
Cinco bombeiros ficaram feridos hoje, sem gravidade, no despiste de uma viatura de combate a incêndios, em Alvega, no concelho de Ourém (Santarém), disse à Lusa fonte da proteção civil.
-
- 17:29
-
Covid-19. Reino Unido suspende contagem de mortos para verificar "falhas estatísticas"
O Ministério da Saúde britânico suspendeu o sistema de contagem diária de mortes provocadas pela covid-19 no Reino Unido, enquanto procede a uma revisão de alegadas "falhas estatísticas" detetadas na forma de calcular os óbitos.
-
- 17:23
-
Diretora-geral do FMI pede mais ação para a recuperação económica
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, pediu hoje mais ação para fomentar a recuperação económica pós-pandemia de covid-19, após uma reunião virtual com ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais do G20.
-
- 16:56
-
F1: Lewis Hamilton consegue a 90.º 'pole' da carreira na Hungria
O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) vai sair no domingo da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Hungria, terceira prova do Mundial de Fórmula 1, elevando para 90 o seu próprio recorde.
-
- 16:44
-
Estudo revela que Rafael, um dos maiores nomes do Renascimento, morreu porque não contou aos médicos que saía de casa à noite para visitar as suas amantes
Um Rafael febril que sofria de uma "doença semelhante ao coronavírus" morreu depois de não contar aos médicos que visitava secretamente as suas conquistas amorosas em noites geladas, levando-os a prescrever erroneamente sangrias, revelou um novo estudo dedicado ao mestre renascentista.
-
- 14:14
-
DGS corrige informação sobre surto na GNR de Bragança. Registam-se apenas 4 casos e não 56
Na conferência de imprensa de ontem, 17 de julho, foi referida a existência de 56 casos positivos para covid19, referentes a um surto da GNR de Bragança. A DGS corrigiu hoje a informação.
-
- 14:02
-
Incêndios: Dois 'drones' da Força Aérea começam a operar na terça-feira a partir da Lousã
Os primeiros dois ‘drones’ de um conjunto de 12, cuja aquisição está a ser gerida pela Força Aérea, entram ao serviço na Lousã, a partir de terça-feira e, na primeira quinzena de agosto, vão estar todos operacionais, anunciou hoje o ministro da Defesa.
-
- 12:55
-
Caixa negra do avião ucraniano abatido em janeiro será lida na segunda-feira em Paris
A caixa negra do avião ucraniano que foi abatido por engano em janeiro pelas forças militares do Irão foi enviada para leitura em Paris, noticia hoje a agência de notícias semioficial do Irão.
-
- 11:44
-
PSP de Lisboa deteve 28 pessoas nas últimas 24 horas
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa deteve 28 pessoas nas últimas 24 horas, entre as quais seis por condução sob o efeito de álcool e três por tráfico de estupefacientes, revelou hoje a força policial em comunicado.
-
- 11:27
-
Acho Que Vais Gostar Disto: 95% de hipóteses de não ser escolhido
Olá, o meu nome é Miguel Magalhães e nesta edição de “Acho Que Vais Gostar Disto” não vamos falar de temas muito alegres. Vamos passar por um centro de detenção de imigrantes ilegais, por jovens celebridades que não tiveram a vida facilitada e pela história de um pai que fez de tudo para não perder
-
- 11:13
-
5G ou a nova guerra pelo fogo. O digital é a nova arma de supremacia mundial
Tem sido pública a discussão sobre a possível intromissão da China no novo padrão mundial de telecomunicações, o 5G, através da Huawei. A questão é mais complexa, mas não menos preocupante.
-
- 11:03
-
Nobel da Paz Muhammad Yunus diz que pandemia revelou a divisão do mundo
O economista bengali Muhammad Yunus, considerado o “pai” do microcrédito e laureado em 2006 com o prémio Nobel da Paz, considera que a covid-19 mostrou a divisão da humanidade, precisamente o oposto do que defendia Nelson Mandela.
-
- 10:24
-
Braga e Santarém com aviso laranja por causa do calor. Restante país com aviso amarelo
O país está em aviso amarelo devido à persistência de tempo quente, com exceção dos distritos de Braga e Santarém que se mantêm sob aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 10:08
-
Ouvir as histórias de José Cid, assistir a concertos ou ir a uma Feira do Livro. Tem planos para este sábado?
Chegou o fim de semana. Já sabe o que vai fazer neste sábado, 18 de julho? Veja aqui algumas sugestões.
-
- 10:02
-
Retratos de Clinton e Bush são retirados de hall de entrada da Casa Branca
De acordo com a televisão americana, que cita várias testemunhas, os retratos de Clinton e Bush foram retirados do hall de honra e substituídos pelos de dois presidentes republicanos eleitos há mais de um século, William McKinley, assassinado em 1901, e Theodore Roosevelt.
-
- 09:26
-
Morreu John Lewis, líder do movimento dos direitos cívicos nos EUA
John Lewis, membro do Congresso norte-americano, defensor da não-violência e dos direitos cívicos nos Estados Unidos, morreu aos 80 anos, devido a um cancro no pâncreas, anunciou a Câmara dos Representantes.
-
- 08:55
-
Esperança, oportunidade e receio. Os carrosséis e demais diversões estão de volta a Viseu
Esperança, oportunidade e receio são as palavras mais usadas pelos empresários dos equipamentos de diversão, que estão a montar carrosséis em Viseu, após o confinamento provocado pela pandemia.
-