O longo túnel da pandemia ainda não tem luz no final
O governo apresentou hoje os planos para a vacinação contra a covid-19 — planos que entram em ação quando houver uma vacina aprovada pela Europa. É que apesar de ainda não haver vacina aprovada, os estrategas por trás da operação apresentaram já os planos para a distribuir e administrar. Esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha já feito uma declaração à imprensa, anunciando que a vacina contra o vírus responsável pela covid-19 será gratuita, facultativa e administrada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Essencialmente, as ideias a reter esta quinta-feira andam no mesmo sentido. O primeiro-ministro advertiu que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos a vacinar.
António Costa falava no encerramento da sessão de apresentação do Plano de Vacinação contra a covid-19, que decorreu no Infarmed, em Lisboa, e que foi aberta por uma breve intervenção da ministra da Saúde, Marta Temido.
"Há agora uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é ainda muito comprido e bastante penoso. Portugal irá adquirir 22 milhões de vacinas, mas essa quantidade de vacinas não chega automaticamente no primeiro dia. Vão chegando escalonadamente e gradualmente ao longo de todo o ano de 2021", declarou o líder do executivo.
António Costa salientou que a operação de vacinação vai desenvolver-se ao longo do ano e não se concentrará apenas num primeiro momento.
A primeira fase da vacinação contra a covid-19 será administrada nos pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidades de cuidados continuados. A vacina será também administrada aos profissionais de saúde e dos serviços essenciais no âmbito da medicina no trabalho.
Para esta primeira fase, que deverá decorrer entre janeiro e março de 2021, os pontos de vacinação foram definidos tendo em consideração os grupos prioritários no acesso à vacina: as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
Por isso, a vacina será administrada nos cerca de 1.200 pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidades de cuidados continuados e no âmbito da medicina do trabalho para os profissionais dos serviços essenciais.
Ontem, neste exato espaço, sublinhei a importância de garantir transparência e segurança em todo o processo, para que as pessoas possam decidir se querem ser vacinadas tendo em conta todas as suas vantagens, mas também inconvenientes.
Não se trata de não confiar na vacina. Pelo contrário: para que a imunização seja eficaz, é fundamental garantir a confiança em todas as etapas do processo, para que o maior número de pessoas se vacine.
E mesmo que tudo isto arranque de modo eficiente, o caminho até que se possam pôr de lado medidas ativas de proteção (máscaras, distanciamento) não é curto, nem tem final à vista. Assim, dentro do “túnel comprido e penoso”, há que alumiar bem o percurso para chegar seguro à saída.
- 20:36
- Os municípios da Figueira da Foz e de Mira tomaram algumas precauções para minimizar o impacto da agitação marítima forte prevista para sexta-feira e sábado, mas só limitarão a circulação de pessoas e viaturas caso se justifique.
-
- 20:33
-
Covid-19: Mais de 1.000 técnicos de som, imagem e luz podem ficar sem emprego
Mais de 1.000 técnicos de som, imagem, luz, entre outros profissionais, deverão ficar sem emprego ou serão obrigados a mudar de profissão devido às limitações impostas pelo Governo em eventos como a passagem do ano, estima a APSTE.
-
- 20:30
-
Alemanha e Portugal devem recusar ameaças de veto "seja de quem for", defende o ministro dos Negócios Estrangeiros português
Augusto Santos Silva disse hoje acreditar que o legado das presidências alemã e portuguesa será a recusa de obedecer “às ameaças de veto de seja de quem que for”, defendendo a lógica de cooperações reforçadas na União Europeia.
-
- 20:26
-
Congregação dos Irmãos Maristas de Espanha admite 25 casos de pedofilia
A congregação dos Irmãos Maristas de Espanha reconheceu oficialmente que 25 menores foram abusados sexualmente por ex-professores dessa irmandade católica, que está no centro de um escândalo de pedofilia revelado em 2016.
-
- 20:16
-
Covid-19: Mundo regista mais de 1,5 milhões de mortos desde o início da pandemia
Mais de 1,5 milhões de pessoas morreram de covid-19 no mundo desde que apareceu o novo coronavírus, que já infetou quase 65 milhões de pessoas, segundo números compilados hoje às 18.45 pela agência France-Presse (AFP).
-
- 19:53
-
Covid-19: Vacina da Moderna produziu anticorpos persistentes 90 dias depois
A vacina da Moderna contra a covid-19 produziu anticorpos persistentes 90 dias após a aplicação, de acordo com um estudo de 34 participantes no início dos ensaios clínicos, publicado hoje no New England Journal of Medicine.
-
- 19:35
-
EUA. Supremo Tribunal do Wisconsin recusa analisar queixas de Trump
O Supremo Tribunal do estado de Wisconsin recusou hoje analisar o processo do recandidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, que tentava inverter a vitória do democrata Joe Biden.
-
- 19:03
-
Proteção Civil alerta para agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas
A Proteção Civil alertou hoje para um agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, prevendo-se um aumento da intensidade do vento, precipitação, a descida da temperatura e o aumento da agitação marítima na costa ocidental.
-
- 18:16
-
Como se formou o sistema solar e se expandiu o universo? O mapa mais detalhado de sempre da Via Láctea pode dar uma pista
A Agência Espacial Europeia irá conseguir, com os novos dados obtidos, medir a aceleração do sistema solar e calcular a massa da galáxia, o que trará nova luz sobre a formação e ritmo de expansão do universo. A sonda Gaia está no espaço desde 2013.
-
- 17:45
-
Covid-19. Itália com quase mil mortes num dia, o pior número desde início da crise
A Itália registou 993 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o pior número desde o começo da emergência sanitária, e 23.225 novos casos, segundo o boletim de hoje do Ministério da Saúde.
-
- 17:37
-
Uma pequena grande agenda
Entrámos oficialmente no último mês de 2020. Enquanto estamos todos em contagem decrescente para o ano novo, preparámos-lhe uma lista de eventos a que ainda pode ir durante esta e a próxima semana, cumprindo as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.
-
- 17:24
-
Covid-19. Amnistia Internacional denuncia condições "alarmantes" nos lares de idosos espanhóis
A Amnistia Internacional considerou hoje "alarmantes" as condições de vida dos residentes dos lares de terceira idade da região de Madrid e da Catalunha, onde milhares de pessoas idosas morreram de covid-19 nos últimos meses.
-
- 16:50
-
No primeiro dia, só passou a cerca de Rabo de Peixe quem apresentou uma declaração
No primeiro dia de imposição de uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, nos Açores, devido à pandemia da covid-19, só entraram ou sairamda freguesia os cidadãos que apresentaram declaração que justificasse a deslocação.
-
- 15:52
-
Covid-19: Vacinas com "carácter universal e gratuito" começam em janeiro para 950 mil pessoas prioritárias
As vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
-
- 15:45
-
Covid-19: Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população, acredita o epidemiologista Manuel do Carmo Gomes
O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu hoje que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos de casos”.
-
- 15:17
-
Covid-19: Estudo revela que confiança dos portugueses nas vacinas está a aumentar
Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) mostra que a confiança dos portugueses nas vacinas contra a covid-19 está a aumentar, com 63% dos inquiridos a manifestarem-se confiantes ou muito confiantes quanto à sua segurança e eficácia.
-
- 15:07
-
Covid-19: Portugal com mais 79 mortos e 3.772 novos casos confirmados
Nas últimas 24 horas registaram-se 79 óbitos e 3.772 casos confirmados de covid-19 no país, estando hoje ativos 73.876 casos, menos 1.876 do que na quarta-feira.
-
- 14:39
-
Contágios vão subir depois do Natal? Especialistas respondem a Marcelo
No final da reunião desta quinta-feira no Infarmed, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa fez quatro perguntas aos especialistas sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal. Uma delas sobre o impacto e grau de relevância da mobilidade nos períodos de Natal e fim do ano na evoluç
-
- 13:33
-
Covid-19: Investigador pede à população para não ter receio de vacinar-se e de eventuais reações adversas
O investigador João Gonçalves apelou à população para não ter receio de eventuais reações adversas à vacina contra a covid-19 porque se trata do sistema imunitário a “lutar e a ser educado” contra a vacina.
-
- 12:41
-
Mau tempo: Lisboa e Leiria sob aviso vermelho na sexta-feira devido à agitação marítima
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar na sexta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental, segundo o IPMA.
-
- 11:56
-
“Speed-dating” empresarial? Sim, chegou à Web Summit e chama-se Mingle
Não vai ser possível trocar dois dedos de conversa ou promover a própria empresa junto de investidores nas instalações da Web Summit em Lisboa, mas a organização do evento — este ano totalmente virtual — levou as interações para o meio digital. A plataforma chama-se Mingle e permite sessões curtas d
-
- 11:13
-
Stéphanie Frappart: 32 homens dançaram ao som da primeira mulher a apitar um jogo da Liga dos Campeões
De nacionalidade francesa, tem 1,64 de altura e 36 anos. Stéphanie Frappart foi a primeira mulher a apitar um jogo da Liga dos Campeões. O apito ouviu-se pouco, falou ainda menos com os jogadores, e só uma vez recorreu ao VAR — para validar o 750º golo de Ronaldo.
-