Não confundir planeamento com desconfinamento
Por uma questão de "prudência" e "segurança", Marcelo Rebelo de Sousa fez hoje um apelo aos portugueses: não se "confunda estudar e planear com desconfinar". Por outras palavras, a mensagem é que se perceba que o confinamento é para manter até à Páscoa porque este é "um tempo arriscado para mensagens confusas ou contraditórias".
Esta mensagem surgiu durante uma comunicação ao país pela hora do jantar, após o parlamento ter aprovado o 12.º estado de emergência desde o início da pandemia. Para que não se perca: o período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 1 de março. A renovação hoje aprovada terá efeitos no período entre 2 e 16 de março.
O Chefe de Estado alongou mais o seu comentário sobre o facto de o confinamento se manter até à Páscoa e explicou que não faz sentido abrir antes do período para depois voltar a fechar. Seria errado e contraditório. "Quem é que levaria a sério o rigor pascal?", disse.
O último boletim epidemiológico revela que estão internados 2.767 doentes nos hospitais portugueses (o número mais baixo desde 6 de janeiro) dos quais 567 em cuidados intensivos (é preciso recuar até 11 de janeiro para encontrar este indicador). Ora, independentemente deste aspeto positivo e da queda destas nuances, Marcelo lembrou que "o número de internados ainda é quase o dobro do indicado por intensivistas e o número de cuidados intensivos é mais do dobro do aconselhado para evitar riscos de novo sufoco".
É que o Presidente da República tem noção de que estes números levam a pensar no confinamento. Aliás, percebe até que é "sedutor" perante o "cansaço destas exigentes semanas". Só que alertou e lembrou que "nunca se pode dizer que não há recaída ou recuo". Na opinião de Marcelo não se pode comprometer o futuro tomando uma decisão precipitada. (Algo que é corroborado por vários matemáticos que foram ouvidos no Parlamento sobre as análises à evolução da pandemia e que disseram, por exemplo, que abrir as escolas com um Rt de 0,98 "é mais do que imprudência" e desconfinar com valor superior a 1.1 "não evitará uma nova vaga".)
"Os números que nos colocaram no lugar de piores da Europa e do Mundo, não são de há um ano ou de há meses, são de há um mês. Tal como de há três semanas são as filas de ambulâncias nos hospitais. Pior do que vivem agora a economia, a saúde mental e as escolas, só mesmo se tivermos de regressar ao que acabamos de viver daqui a semanas ou meses", explicou.
Em suma, Marcelo deixou recados e frisou que há uma missão que está em curso: "ganhar até à Páscoa o verão e o outono deste ano". Por isso, o melhor mesmo é não confundir planeamento com desconfinamento.
- 22:55
- O Brasil superou hoje as 250 mil mortes devido à covid-19 (251.498), praticamente um ano após a chegada da pandemia ao país e com hospitais em colapso em várias regiões, com falta de vagas nos cuidados intensivos.
-
- 22:04
-
Aubameyang sela destino europeu do Benfica — e sonho de repetir 1991 fica pelo caminho
Em 1991, o Benfica superou o Arsenal e seguiu em frente na Taça dos Campeões com tento de Isaías após prolongamento. Hoje, durante praticamente 87 minutos, o episódio parecia destinado a repetir-se quando Rafa marcou — mas só até esbarrar no 3.º bis de Aubameyang de 2021. Arsenal vence o Benfica em
-
- 21:53
-
Sporting de Braga volta a perder com a Roma e está fora da Liga Europa
O Sporting de Braga perdeu hoje com a Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca, por 3-1 e falhou o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, numa partida disputada em Itália.
-
- 21:25
-
Anchorage. O banco de criptomoedas liderado por um português que acabou de levantar mais 80 milhões de dólares
O Anchorage Digital Bank é o primeiro banco de criptomoedas aprovado a nível federal nos EUA e foi fundado pelo português Diogo Mónica. Com uma nova ronda de investimento de 80 milhões de dólares, os próximos passos incluem uma expansão para Lisboa.
-
- 20:10
-
Marcelo desaconselha desconfinamento antes da Páscoa por prudência
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou ao país a partir do Palácio de Belém, na sequência da renovação do atual Estado de Emergência até 16 de março.
-
- 19:36
-
Carlos Moedas é candidato à Câmara Municipal de Lisboa. Rio diz que sempre o considerou “a melhor solução”
Rui Rio recebeu hoje, na sede nacional do partido, Carlos Moedas e anunciou assim o ex-comissário europeu como candidato da coligação PSD/CDS a Lisboa.
-
- 18:42
-
Grécia anuncia encerramento de campo de refugiados de Lesbos
O ministro grego da Migração, Notis Mitarakis, anunciou hoje o encerramento iminente do campo Kara Tepe, na ilha de Lesbos, onde cerca de 7.000 refugiados vivem em condições adversas desde os incêndios de final do verão.
-
- 18:08
-
Procurador de Nova Iorque já tem as declarações fiscais de Donald Trump
O procurador distrital de Nova Iorque, Cyrus Vance, obteve hoje as declarações fiscais de Donald Trump, depois de o Supremo Tribunal ter rejeitado um recurso do ex-Presidente dos EUA.
-
- 16:44
-
Relatório dos serviços secretos dos EUA indica que príncipe herdeiro saudita aprovou assassínio de Khashoggi
O príncipe herdeiro e governante de facto da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 do jornalista Jamal Khashoggi, segundo um relatório dos serviços secretos dos Estados Unidos passado à imprensa, indicou a EFE.
-
- 15:43
-
O que fazer quando não sabe o que fazer
Com os dias contados para o final do mês mais curto do ano, continuamos em casa, em segurança. Mas, se já esgotou tudo o que tinha para fazer e precisa de novas sugestões, descubra nesta agenda a que eventos pode ir, assistir ou ver nesta e na próxima semana.
-
- 13:27
-
Dicas para curar as sequelas da pandemia
A pandemia vai deixar sequelas e nem falo de quem já esteve infectado. Falo daquilo que o confinamento e as precauções mudaram e de como vamos precisar de uma espécie de fisioterapia para voltar à normalidade.
-
- 12:37
-
Há um plano de desconfinamento a circular nas redes sociais. Governo diz que é falso e vai fazer queixa ao Ministério Público
O gabinete do primeiro-ministro, António Costa, emitiu um comunicado em que rejeita a veracidade de um plano de desconfinamento a circular nas redes sociais, adiantando que é "um adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado". A falsificação "será objeto de comun
-
- 12:31
-
Fonte hospitalar adianta que situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"
A situação clínica de Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto e da seleção portuguesa, que na segunda-feira sofreu uma paragem cardiorrespiratória, é “muito grave” e com “prognóstico muito reservado”, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
-
- 11:28
-
É Desta Que Leio Isto: já se inscreveu no encontro de hoje com Inês Meneses?
A radialista e escritora Inês Meneses é a convidada de mais um encontro do clube de leitura da MadreMedia, agendado para hoje, dia 25 de fevereiro, a partir das 21h.
-
- 11:19
-
As linhas vermelhas dos peritos: Rt acima de 1.1 deve ser um “sinal de alarme”
Abrir as escolas com um Rt de 0,98 “ é mais do que imprudência" e desconfinar com valor superior a 1.1 "não evitará uma nova vaga". Vários matemáticos foram ouvidos no Parlamento sobre as análises à evolução da pandemia. Sublinham a importância de o indicador do risco de transmissibilidade (Rt) cont
-
- 10:07
-
Moratórias privadas de crédito à habitação vão terminar em março. Prazo afeta milhares de famílias
As moratórias privadas de crédito à habitação criadas pelo bancos vão ter fim a 31 de março, ao contrário das moratórias públicas, que foram extendidas para 30 de setembro. Prazo a apertar levou instituições bancárias a começar a contactar clientes para renegociar pagamento dos empréstimos.
-
- 09:31
-
José Tolentino Mendonça vence Prémio Universidade de Coimbra
A edição deste ano do Prémio Universidade de Coimbra (UC) foi atribuída ao cardeal José Tolentino Mendonça, "uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva", anunciou hoje aquela instituição.
-
- 08:53
-
Não foi tosquiada durante anos e acumulou mais de 35kg de lã. Conheça a ovelha Baarack
Uma "volumosa" ovelha foi encontrada numa floresta na Austrália. Depois de tosquiada, e feitas as contas, perdeu 35 quilos de lã.
-
- 07:53
-
Regresso dos festivais de verão? DGS avança com eventos-piloto com testes rápidos
As promotores de festivais de música e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar uma série de experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pela TSF.
-
- 06:27
-
Facebook pede desculpa à Austrália e investe mil milhões de dólares nos media
O Facebook pediu desculpas na quarta-feira pelas suas decisões controversas na Austrália e prometeu investir "pelo menos" mil milhões de dólares (822 milhões de euros) nos próximos três anos em conteúdos noticiosos.
-