Afinal, a bazuca europeia vai ter munição extra para as empresas
Durante a consulta pública do documento, Bruxelas pediu um esforço adicional e as vozes críticas também: e eis que o Governo anunciou que vai mesmo reforçar os valores previstos de apoio à economia na "bazuca europeia". Ou seja, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê agora injetar cinco mil milhões de euros diretamente nas empresas — com o compromisso de o executivo pedir mais 2.300 milhões se a procura pelos apoios assim o justificar.
Esta é, talvez, a maior e principal alteração da versão final do PRR, apresentado hoje à tarde por António Costa numa sessão pública, em Coimbra, no Convento de São Francisco (depois de ter feito o mesmo durante a manhã, mas a Marcelo Rebelo de Sousa). Poderá consultar a apresentação com todos os números aqui.
É natural que a notícia cause confusão. Afinal, o plano já foi apresentado mais do que uma vez. No entanto, esta é mesmo a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência. E, com ela, o primeiro-ministro afirmou que Portugal tem condições de não só chegar a 2026 no ponto em que estaria se não tivesse acontecido a pandemia, como chegar a 2030 ainda melhor.
"Com a execução deste plano temos condições de, em 2026, chegarmos ao ponto [na economia] em que estaríamos sem covid-19 e tivesse havido uma evolução natural do nosso crescimento desde 2019, como a partir daí irmos mais além e podermos chegar a 2030 melhor do que teríamos estado se não tivéssemos o Programa de Recuperação e Resiliência", salientou o primeiro-ministro.
Durante a consulta pública do documento, economistas, empresários e analistas deram conta que o plano desenhado pelo Governo era claramente insuficiente para fazer cobro às dificuldades. Era preciso mais, era necessário um reforço de (muitos) euros, era premente ajudar com mais apoios. Inicialmente, o PPR previa uma injeção direta de 4.600 milhões de euros. Agora sabe-se que esse valor foi reforçado.
"Apoios direitos de 4.900 milhões de euros, que poderão chegar a 7.200 milhões", "para as agendas e alianças mobilizadoras, para a capitalização, para o investimento (através do Banco de Fomento), para o emprego, para a transição digital, para a descarbonização da indústria, para projetos de produção de gases renováveis, para a bioeconomia, para eficiência energética dos edifícios de serviços", detalhou António Costa.
O primeiro-ministro quis deixar assente a ideia que delineado e apresentado a versão final do plano, é tempo de colocar "mãos à obra". Só que deixou também um alerta: Portugal não dispõe de 10 anos para o executar, mas sim três para assumir os compromissos.
"Temos três anos para assumir compromissos e temos mais três anos para lhes dar execução. Se falharmos estes prazos, isso significa que os recursos que estão disponíveis são recursos que não vamos poder utilizar. É por isso que é fundamental associarmo-nos coletivamente para termos sucesso nesse processo de execução", lembrou.
O que se segue? Ora, o Governo vai entregar o plano à Comissão Europeia na próxima semana e esta tem, em teoria, dois meses para o avaliar. Mas segundo o que foi dito na apresentação de hoje à tarde por um representante de Bruxelas, a intenção passa por aprovar os primeiros planos nacionais até julho.
António Costa explicou que a bazuca é um "esforço que vale a pena". E vale a pena porque vai permitir que se chegue ao final da década melhor do ponto de vista económico do que "se não tivesse havido covid-19". Para bem da nossa economia, vamos partilhar do seu optimismo e esperar que o primeiro-ministro tenha razão.
- 21:30
- Ao pé dele, Charles Ponzi e Dona Branca eram operacionais de baixo nível. Como é que conseguiu enganar tanta gente durante mais de quarenta anos usando um esquema conhecido há séculos ainda parece surpreendente.
-
- 20:29
-
Euromilhões. Veja a chave desta sexta-feira
Em jogo está um "jackpot" de 58 milhões de euros.
-
- 20:06
-
Infeções com "tendência estável a crescente". Rt está a "desacelerar", mas Lisboa e Vale do Tejo é a única região com valor abaixo de 1
O relatório de monitorização das linhas vermelhas para o desconfinamento do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) dá conta da "tendência estável a crescente a nível nacional" de novos casos de covid-19 em Portugal. Autoridades de saúde prevêem que, com o nível de Rt atual de 1,05, Portugal
-
- 19:20
-
Operação Marquês: Julgamento de Ricardo Salgado será presidido por juiz Francisco Henriques
O ex-presidente do BES Ricardo Salgado, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, será julgado por um coletivo presidido pelo juiz Francisco Henriques, indicou hoje à Lusa fonte do Juízo Criminal de Lisboa.
-
- 18:58
-
Segunda vaga no Brasil atinge mais pessoas com menos de 40 anos
As pessoas com menos de 40 anos são, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil, a maioria entre os pacientes internados em hospitais no país, que vive uma segunda vaga mais virulenta e letal do que a primeira.
-
- 17:10
-
Morreu Helen McCrory, atriz que entrou na série Peaky Blinders e na saga Harry Potter
A atriz britânica padecia de um cancro e morreu hoje aos 52 anos, confirmou o seu marido, o também ator Damian Lewis.
-
- 16:02
-
Do inflamatório ao "cristão", de Houellebecq a Carrère. Os livros que tratam da alma em Abril
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro — 23 de abril — o ritmo de lançamentos voltou a aumentar à medida que as livrarias vão reabrindo. Na agenda para o mês de abril, há um romance construído a partir da vida num bordel, mais do que um autor a fazer da sua vida ficção, um detetive a combat
-
- 15:22
-
Covid-19: Vinte e nove concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes
Portugal tem hoje 29 concelhos com incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, valor igual ao indicado no anterior boletim, divulgado na sexta-feira.
-
- 12:53
-
NBA: o preço a pagar pelo melhor basquetebol do mundo
Vários «general managers» e responsáveis clínicos de equipas da NBA consideram que o calendário condensado da temporada originou a atual onda de lesões que afeta muitas das estrelas da liga norte-americana. Grandes nomes como LeBron James, Anthony Davis, Kevin Durant, James Harden, Giannis Antetokou
-
- 11:58
-
MotoGP: Miguel Oliveira, sem pressão e favorito para voltar a ser feliz
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) recebe a terceira prova da temporada de Moto GP. Sem pressões, Miguel Oliveira acelera para mais uma memória feliz em Portimão. Nove meses depois, o hexacampeão Marc Márquez está de regresso às pistas, e a organização testa este fim de semana os painéis lum
-
- 11:35
-
Uma cerimónia discreta mas com honras reais, seguindo os planos do duque de Edimburgo. Vai ser assim o funeral de Filipe
O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, morreu a 9 de abril, aos 99 anos. O funeral — que terá honras reais e não de Estado — acontece este sábado, dia 17, em Windsor. Saiba aqui o que está em causa na cerimónia.
-
- 11:32
-
O Programa de Estabilidade em números: do Novo Banco à TAP, passando pelas medidas de combate à covid-19
O documento do Programa de Estabilidade 2021/2025 foi hoje conhecido, depois de ter sido aprovado na quinta-feira pelo Governo. Das injeções na TAP e Novo Banco aos mais de cinco mil milhões de euros gastos em medidas de combate à pandemia em 2021, estes são os principais números do programa.
-
- 10:54
-
Do Brasil para o mundo: Pode uma situação descontrolada num país ser uma ameaça ao controlo global da pandemia?
O Brasil atingiu na semana passada o maior número de mortes num só dia por covid-19. A situação é de preocupação não só para o país, mas para o mundo. “Quanto mais descontrolada está uma infeção, quanto mais livremente circula o vírus, mais tendência este tem para se reinventar de forma a conseguir
-
- 10:30
-
DGS corrige incidência a 14 dias em Beja. Concelho alentejano avança no desconfinamento
O Município de Beja vai avançar para a terceira fase do desconfinamento. Erro de cálculo nos números por parte da Direção-Geral de Saúde (DGS) foi retificado esta sexta-feira.
-
- 09:20
-
Desde 1991 que a taxa de mortalidade materna não era tão elevada
A taxa de mortalidade materna mantém-se em níveis elevados e desde 1991 que não era tão elevada como as registadas em 2018 e 2019.
-
- 07:59
-
EUA: Polícia confirma oito mortes em tiroteio num armazém da FedEx em Indianápolis
Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas na sequência de um tiroteio, na noite de quinta-feira, na cidade de Indianápolis, capital do estado norte-americano de Indiana, avança a CNN que cita as autoridades locais.
-
- 06:24
-
"E Ainda...". Último álbum de Carlos do Carmo editado hoje
O último álbum de Carlos do Carmo, "E Ainda...", em que canta poemas de Sophia de Mello Breyner, Hélia Correia, Júlio Pomar e Jorge Palma, entre outros, é editado hoje.
-
- 06:14
-
Com o Tricolor a marcar golos como só ele sabe, Crespo começa bem no São Paulo
Hernán Crespo chegou com os adeptos nostálgicos do avançado centro que foi, mas hoje já estão esperançosos pelo treinador que pode vir a ser. O argentino arrancou com destaque nos seus primeiros jogos pelo Tricolor Paulista. O São Paulo lidera o Paulistão e tem deixado boas impressões em campo.
-
- 06:14
-
Premier League: Mourinho no Crystal Palace?
Com mais uma derrota, em jogo a contar para a Premier League, José Mourinho começa a ficar com pouco espaço de manobra para contornar os problemas que a equipa do Tottenham atravessa. Um olhar sobre a derrota dos Spurs frente Manchester United no passado fim de semana, sumarizados em três conclusões
-