O "último aviso" dos cientistas sobre o clima
Não é que tenham feito pouco nos últimos anos, mas parece que a comunidade científica internacional está unida na mensagem que quer enviar ao mundo: ou mudamos os nossos hábitos ou o planeta não aguenta. Pegando nas palavras de António Guterres, secretário-geral da ONU, trata-se "de um alerta vermelho para a humanidade".
É do senso comum que "alerta" não é um termo que seja sinónimo de algo doce e sabe-se também que "vermelho" é a semiótica da vida a guiar os nossos sentidos, dizendo quando é preciso parar. E, por norma, nunca trazem algo de muito positivo. Mas o pior é quando se juntam os dois, se fala de sustentabilidade e não se está num filme de Hollywood, em que um armegadão climático é entretenimento à boleia de pipoca doce misturada com salgada (não conheço outra maneira de as comer).
Por outras palavras, segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, parece que a Terra está a virar assador — e nós, humanos, somos diretamente responsáveis por alimentar o braseiro com carvão. Como bons cavalheiros que somos, acordámos em Paris que não íamos abusar muito desta matéria que aquece o bife, que íamos pôr travão nos grelhados, mas parece que não é isso que está acontecer. O que é mau.
Segundo o relatório, é estimado que na Terra o aquecimento global (de +1,5° Celsius em comparação com o da era pré-industrial) vai ser atingido em 2030, dez anos antes do que tinha sido anteriormente estimado. Para quem for como eu, que de ciência pouco ou nada percebe, estes números dizem pouco. Mas quando um painel de especialistas da ONU diz que este 1,5º vai "ameaçar a Humanidade com novos desastres sem precedentes", tenho tendência a prestar atenção.
Nem que seja porque não creio ser muito normal ler títulos de notícias como "Incêndios florestais na Sibéria agravam-se e fumo chega ao Polo Norte" ou que "As sirenes de alerta são ensurdecedoras". Mais ainda quando os especialistas da ONU, autores do relatório, frisam que os "humanos são indiscutivelmente responsáveis" pelas alterações climáticas.
Para a associação ambientalista Zero o relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas é provavelmente "o último aviso" dos cientistas. "Em 2020 os oceanos atingiram a sua temperatura mais elevada. Os incêndios, as inundações e as condições meteorológicas extremas dos últimos meses são apenas sinais do que se pode esperar", advertem.
Solução? Não há outra alternativa senão a redução dos gases de efeito de estufa. E foi por isso que Guterres apelou para que nenhuma central de carvão seja construída depois 2021. A COP26 (conferência internacional sobre o clima) está agendada já para novembro deste ano em Glasgow, na Escócia. Agora, resta saber se os decisores políticos vão tomar medidas concretas ou se será apenas um encontro de diplomatas munidos de chavões de publicistas para ficarem bem na fotografia.
- 21:44
- Um vídeo divulgado pelas autoridades italianas mostra o momento em que uma pessoa lança fogo numa zona de mato perto de Nápoles.
-
- 20:53
-
Krystsina Tsimanouskaya, atleta bielorrussa que foi para a Polónia, pede para "deixarem de ter medo"
A velocista bielorrussa que pediu asilo político em plenos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Krystsina Tsimanouskaya, exorta os seus concidadãos a seguir o seu exemplo e espera que "deixem de ter medo".
-
- 19:59
-
Um em cada quatro jovens no mundo tem sintomas de depressão elevados
Um estudo de análise à escala global estima que um em cada quatro jovens tem sintomas de depressão elevados e um em cada cinco apresenta sintomas de ansiedade altos devido à pandemia da covid-19.
-
- 18:38
-
Covid-19: Doentes que receberam tratamento inovador israelita tiveram alta em poucos dias
Um grupo de doentes, com sintomas moderados a graves e que fez parte de um ensaio clínico de Fase II de um medicamento para a covid-19, recebeu alta poucos dias após receber o fármaco.
-
- 18:36
-
Fisco obrigado a manter desconto de 75% no imposto de carros híbridos importados
Um cidadão estrangeiro residente no Algarve ganhou um caso inédito, que poderá ter implicações na importação de veículos híbridos. A Autoridade Tributária (AT) terá de devolver 75% do Imposto sobre Veículos cobrado por um carro híbrido plug-in importado em 2021.
-
- 17:50
-
Covid-19: André Ventura vai manter isolamento. Novo teste deu positivo e o líder do Chega tem alguns sintomas
O Presidente do Chega, André Ventura, fez um teste PCR à covid-19 que "deu positivo" e apresenta sintomas como "tosse ligeira e dores nas costas", continuando assim em isolamento, anunciou hoje o partido.
-
- 16:39
-
Bola ao Ar: O contrato de Neemias e as equipas que vão melhorar (ou piorar) no próximo ano na NBA
Neemias Queta assinou contrato com os Sacramento Kings e o Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia, abordou esse e outros temas no episódio desta semana.
-
- 15:13
-
Covid-19: Vacinação a partir dos 18 começou hoje em Cascais com jovens ansiosos por normalidade
Os primeiros jovens a partir dos 18 anos começaram hoje a ser vacinados contra a covid-19 em Cascais e na fila para entrar ou à saída o sentimento era comum: uma vontade imensa de regressar à normalidade.
-
- 14:48
-
Covid-19: Lacerda Sales anuncia que estão previstos testes de diagnóstico para os professores
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse hoje que serão feitos testes de diagnóstico aos professores, para que o próximo ano letivo possa iniciar-se em segurança.
-
- 14:43
-
Washington considera que o mundo "não pode adiar mais medidas ambiciosas" quanto ao clima
O mundo "não pode adiar mais medidas ambiciosas" ao nível das alterações climáticas, afirmou hoje o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, em reação a um novo relatório de peritos da ONU que apresenta projeções alarmantes.
-
- 12:29
-
E se a primeira vez que visse o rosto do novo bebé da família fosse num pacote de arroz? É a nova moda no Japão
A pandemia levou a que muitos jovens casais no Japão recorressem a um presente original para mostrar aos familiares e amigos o mais recente membro da família. Pacotes de arroz com o rosto e o peso dos bebés parece ter-se tornado uma moda.
-
- 12:24
-
Bielorrússia: Lukashenko reconhece ano difícil após eleições de 2020
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, reconheceu hoje que o país teve um ano difícil após as eleições presidenciais de agosto de 2020, que foram declaradas fraudulentas pela oposição e por vários países ocidentais.
-
- 12:07
-
Covid-19: Modalidade “Casa Aberta” disponível a partir de hoje para pessoas com 25 anos ou mais
A modalidade "Casa Aberta" está disponível a partir desta segunda-feira para pessoas maiores de 25 anos, informa a 'task force' para o plano de vacinação contra a covid-19 em comunicado. Os utentes têm de, a partir de hoje, tirar uma senha eletrónica para se vacinarem.
-
- 11:29
-
Neemias Queta assina contrato de duas vias com os Sacramento Kings
O basquetebolista português Neemias Queta assinou com os Sacramento Kings um contrato de duas vias, que permite que o poste seja utilizado tanto na NBA como na G-League (liga de desenvolvimento), anunciou hoje a equipa norte-americana.
-
- 10:40
-
Assessora de Andrew Cuomo pede demissão após acusações de assédio sexual do governador de Nova Iorque
Uma das principais assessoras do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, pediu a demissão este domingo depois de tomar conhecimento de que aumentaram as possibilidades do político democrata enfrentar acusações por assédio sexual a 11 funcionárias, antigas e atuais.
-
- 10:24
-
António Guterres diz que relatório sobre clima é "um alerta vermelho"
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que o relatório sobre o clima hoje publicado pelos especialistas da ONU é um "alerta vermelho" que deve fazer soar os alarmes sobre as energias fósseis que "destroem o planeta".
-
- 09:12
-
"As sirenes de alerta são ensurdecedoras". Aquecimento global está a acelerar de forma inevitável e irreversível, com consequências "sem precedentes"
O aquecimento global está a ocorrer de forma pior e mais rápida do que se temia. Em 2030, dez anos antes do que se estimava, poderá ser alcançado o limite de +1,5 ºC, com riscos de desastres "sem precedentes" para a humanidade, já sacudida por ondas de calor e inundações. Este é cenário negro traçad
-
- 07:40
-
"Vai ser um sinal de alerta". Cientistas publicam hoje relatório que deixa sérios avisos quanto às alterações climáticas
Enquanto imagens de inundações e incêndios abrem noticiários em todo o mundo, especialistas climáticos da ONU publicam nesta segunda-feira novas previsões climáticas muito aguardadas, a três meses da conferência do clima COP26, crucial para o futuro da humanidade.
-