Vem aí o quente mês de agosto
Depois da indefinição do princípio, agosto, o mês sinónimo de verão, parece vir dar mostras do calor: porventura demasiadas mostras. Afinal, os valores da temperatura máxima em Portugal continental vão subir até ao próximo fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do interior, esperando-se também ao longo da semana um agravamento do risco de incêndio.
Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse hoje à agência Lusa que “vamos assistir até, pelo menos, dia 13 a uma subida gradual dos valores da temperatura máxima. A partir de dia 13, sexta-feira, já se espera que alguns locais do interior, principalmente o interior do Alentejo e do distrito de Castelo Branco, atinjam valores superiores a 40 graus.”
Sublinha, porém, que “não é uma situação anormal, é uma situação que costuma ocorrer todos os anos, até porque neste momento não se espera nos próximos dias que sejam batidos os valores máximos absolutos, tanto das localidades, como do mês de agosto.”
Ainda assim, o calor não vem sozinho: também o risco de incêndio, potenciado por fatores como a temperatura do ar elevada, baixos níveis de humidade relativa e vento intenso, se vai agravar nos próximos dias.
“O mais significativo nos próximos dias será mesmo os valores de humidade relativa baixos durante o dia — e, em alguns locais, durante a noite também serão muito baixos — e os valores da temperatura do ar. Em relação ao vento vamos assistir a uma diminuição da intensidade do vento a partir de quinta-feira e para sexta-feira e para o fim de semana espera-se um vento de modo geral fraco”, disse Patrícia Gomes.
Assim, a partir das 12:00 de amanhã, dia 11, e até às 12:00 de dia 13, sexta-feira, há sete distritos que vão estar sob aviso amarelo devido ao calor: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
“Espera-se que ao longo do resto da semana mais distritos entrem com aviso”, disse Patrícia Gomes, acrescentando que alguns dos que a partir de quarta-feira estão em aviso amarelo devem evoluir para aviso laranja a partir de sexta-feira.
“Esta situação deve-se ao transporte de uma massa de ar quente com origem no norte de África e acaba por fazer com que as temperaturas aumentem um pouco por todo o país”, referiu a meteorologista, explicando que começará pelo interior e estendendo-se até ao litoral.
Os valores de temperatura elevados devem manter-se até domingo, dia 15, esperando-se que as temperaturas comecem a descer na segunda-feira, dia 16, mas com grande parte do território ainda com valores de temperatura máxima acima dos 30 graus e as regiões do interior de Castelo Branco e do Alentejo com temperaturas máximas acima dos 36 graus.
- 19:05
- O Santa Clara, da I Liga de futebol, anunciou hoje que 10 elementos do clube, incluindo nove jogadores, tiveram teste positivo à covid-19, dois dias antes do encontro diante do Olimpija Ljubljana para a Liga Conferência Europa.
-
- 18:54
-
Fedor e uma cabana: famosos que não tomam banho
Jake Gyllenhaal é o último partidário de um já numeroso movimento de celebridades de Hollywood que assumem a dispensa do banho regular.
-
- 18:47
-
João Almeida ganha etapa e lidera Volta à Polónia
O ciclista português João Almeida (Deceuninck-QuickStep)venceu hoje a segunda etapa da Volta à Polónia e assumiu a liderança individual da prova, com um bem sucedido ataque nos últimos quilómetros da tirada.
-
- 18:19
-
Temperaturas vão subir e devem ultrapassar os 40 graus
Os valores da temperatura máxima em Portugal continental vão subir até ao próximo fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do interior, esperando-se também ao longo da semana um agravamento do risco de incêndio.
-
- 18:16
-
Covid-19: As últimas 24 horas em Espanha e Itália
Os números da pandemia nas últimas 24 horas em Espanha e Itália
-
- 17:55
-
Manifestantes anti-vacinas tentam invadir sede da BBC (mas há anos que a emissora saiu do edifício)
Um grupo de manifestantes anti-vacinas tentou invadir na segunda-feira um edifício da BBC em Londres, mas aparentemente sem saber que o departamento televisivo da emissora britânica se mudou há quase uma década para outro local.
-
- 17:44
-
Covid-19: DGS recomenda que pessoas transgénero se informem com médico sobre vacinação
A Direção-Geral da Saúde recomenda que pessoas transgénero consultem os médicos assistentes quanto à vacinação contra a covid-19.
-
- 17:20
-
"É a coisa certa a fazer". Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, apresenta demissão após acusações de assédio sexual
O Governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, demitiu-se hoje do cargo devido às várias acusações de assédio sexual que enfrenta. Saída acontece um ano depois de ter sido amplamente aclamado a nível nacional pelos seus briefings diários e liderança durante os dias mais negros da pandemia no seu estado.
-
- 17:14
-
Incêndios: Circulação na A1 restabelecida nos dois sentidos entre Pombal e Soure
A circulação automóvel entre os nós de Pombal e Soure da Autoestrada 1 (A1) foi restabelecida nos dois sentidos pelas 18:00 de hoje, depois de ter estado cortada devido a um incêndio no concelho de Pombal, disse fonte da GNR.
-
- 15:43
-
Graffiti no Padrão dos Descobrimentos já foi apagado. Limpeza custou 2.300€ mais IVA
A limpeza do ‘graffiti’ inscrito no domingo no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi concluída pelas 00:15 de hoje e custou 2.300 euros acrescido do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), disse hoje à Lusa a empresa municipal EGEAC.
-
- 15:24
-
Covid-19: "Tudo está a postos" para vacinar crianças antes do ano letivo, diz Costa
O primeiro-ministro congratulou-se hoje por a DGS ter recomendado a vacinação universal para crianças de entre 12 e 15 anos, afirmando que “tudo está a postos” para garantir a vacinação dessa faixa etária antes do ano letivo.
-
- 14:45
-
Realizadoras condenam atribuição de prémio a Johnny Depp pelo Festival de San Sebastián
A Associação espanhola de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA, sigla em castelhano) condenou hoje a decisão do Festival de Cinema de San Sebastián de atribuir um prémio carreira ao ator norte-americano Johnny Depp, acusado de violência doméstica.
-
- 14:42
-
Fotografias de família mostram em livro como a desigualdade alimentou um império
A coleção de fotografias de família, que deu origem a um documentário e a uma exposição, chega quinta-feira às livrarias na forma de um livro que retrata como a desigualdade entre Portugal e as suas ex-colónias alimentou um império.
-
- 14:42
-
Covid-19: “Casa aberta” para vacinação disponível a partir dos 18 anos
A modalidade de vacinação “casa aberta” fica disponível, a partir desta terça-feira, para os maiores de 18 anos. Agora, as pessoas terão de tirar uma senha electrónica por forma a evitar filas de espera.
-
- 13:10
-
Anúncio do centenário de Saramago em Lanzarote visa manifestar "uma posição"
O anúncio da celebração do centenário de José Saramago em Lanzarote, Espanha, na quarta-feira, pretende marcar posição sobre a importância da cultura e dos criadores no lugar que o escritor português elegeu para viver, disse a presidente da fundação.
-
- 12:06
-
DGS recomenda vacinação de todos os jovens dos 12 aos 15 anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação contra a Covid-19 de todos os jovens entre os 12 e 15 anos, apesar de manter a prioridade daqueles nesta faixa etária com comorbilidades. A alteração foi anunciada esta terça-feira, em conferência de imprensa.
-
- 12:04
-
Custos de construção de habitação nova cresceram 6,5% em junho
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,5% em junho, em termos homólogos, um crescimento de 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior, sobretudo devido à subida dos preços dos materiais, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 11:24
-
PJ deteve septuagenário suspeito de atear vários fogos em Santa Maria da Feira
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 73 anos, suspeito de ter ateado vários incêndios florestais em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.
-
- 08:19
-
Família britânica a morar em Portugal morreu de Covid-19 após recusar vacina
Francis Gonçalves é o único sobrevivente da sua família. Pai, mãe e irmão morreram de Covid-19 em Portugal. A família ter-se-á recusado a levar a vacina depois de cair num ciclo de desinformação e Gonçalves quer que seja exemplo para outros se vacinarem.
-
- 08:10
-
“Quem está a chegar?” É o Messi... Não, é o Pichardo
Aeroporto de Lisboa esperou mais de uma hora pelo novo herói português. Pedro Pablo Pichardo foi recebido como se de uma estrela planetária de futebol se tratasse. Teve direito a cachecóis do Benfica, ramo de flores entregue pela mãe, uma bandeira da Vila de Palmela, onde reside, abraços de Setúbal,
-
- 06:59
-
Sobem hoje para 40 os concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio
Quarenta municípios do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-