Vacinar quase tudo
As questões em torno da vacinação contra a covid-19 são várias desde praticamente as primeiras notícias da pandemia, vamos nós a caminho de dois anos. Da incerteza cronológica até ao esforço de vacinar milhões de pessoas em centros por todo o país, Portugal coloca-se nos lugares cimeiros das taxas de vacinação.
Hoje, com 72% da população com a vacinação completa, é possível olhar para a frente e encontrar — já a partir da próxima semana — 85 a 86% da população com pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19.
Segundo o relatório de vacinação divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde, até domingo havia já 7.399.577 pessoas que tinham concluído o respetivo esquema vacinal e 8.264.586
pessoas que tomaram uma dose.
Em comparação com o relatório anterior, divulgado na semana passada, o número de pessoas com a vacinação completa cresceu seis pontos percentuais, ao passo que com a primeira dose esse aumento foi somente de quatro pontos percentuais.
Em termos etários, a população acima dos 65 anos de idade está praticamente toda vacinada, com 99% a ter a primeira dose e 97% a registarem a vacinação concluída (que inclui também as pessoas que completaram o esquema vacinal na sequência de infeção prévia). Os mesmos valores repetem-se para os idosos com idade igual ou superior a 80 anos.
Já em relação à população mais jovem, que entrou mais tarde no processo de vacinação, é possível verificar que 19% dos jovens (faixa etária dos 0 aos 17 anos) já foram inoculados com uma dose, sendo que o atual plano prevê desde este mês a administração da vacina a partir dos 12 anos sem restrições. Entre os 18 e os 24 anos, 73% (571.163) iniciaram a vacinação e 39% (306.454) completaram o esquema.
Relativamente à população em idade ativa, entre os 25 e os 49 anos e entre os 50 e os 64, há 87% e 97%, respetivamente, de pessoas com a primeira dose, enquanto a vacinação completa destes grupos etários se traduz em 74% e 91%.
Assim, o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 admite que na próxima semana a taxa de vacinação com primeiras doses atinja os "85 ou 86%".
"Para a próxima semana, atingiremos, com a ajuda dos portugueses, dos últimos portugueses que têm que vir à vacinação, 85 ou 86% [da taxa de vacinação]. E o processo em termos de primeiras doses está completo. Depois é o processo de segundas doses", afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na Guarda.
"Nós somos um povo extraordinário, um povo esclarecido, que tem um saber e uma cultura muito enraizada e estou convencido que vamos encurralar o vírus da única forma que há, que é tirar-lhe toda a capacidade de manobra, tirar-lhe ‘toda a água para ele nadar,’, como eu digo muito nas minhas analogias marítimas, e ‘secar’ esse vírus", ilustrou Gouveia e Melo.
- 19:33
- A diplomacia alemã revelou hoje ter recebido garantias dos talibãs, que assumiram o poder no Afeganistão, de que os afegãos poderiam deixar o país em voos comerciais depois da retirada das tropas norte-americanas, a 31 de agosto.
-
- 19:22
-
Gases com efeito de estufa, nível do mar e temperaturas atingiram recordes em 2020
Vários indicadores climáticos voltaram a atingir valores recorde em 2020, segundo um relatório hoje divulgado, que sublinha a concentração atmosférica de gases com efeito de estufa, a subida do nível do mar e das temperaturas.
-
- 18:57
-
Afeganistão: Vários estudantes e pais provenientes dos EUA estão retidos depois de fazerem uma visita de estudo
Pelo menos 24 estudantes e 16 dos seus pais provenientes do estado da Califórnia, nos EUA, estão retidos no Afeganistão porque fizeram uma visita de estudo ao país, interrompida pela tomada do poder dos talibãs. Até à data, ainda não conseguiram apanhar um voo de regresso.
-
- 18:28
-
Juiz negacionista apresenta queixa contra Marcelo e Costa por crimes contra humanidade
Centenas de manifestantes acompanharam hoje em frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) a entrega, pelo juiz anticonfinamento Rui Fonseca e Castro, de uma denúncia contra o Presidente da República, o primeiro-ministro e o Governo por crimes contra a humanidade.
-
- 18:11
-
Covid-19: Governadora de Nova Iorque promete transparência e soma 12 mil óbitos ao balanço oficial
A nova governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, que tomou posse na terça-feira, prometeu mais transparência governamental e, no primeiro dia em funções, reviu em alta o número de mortes por covid-19 naquele Estado, para um total de 55.400.
-
- 17:43
-
Covid-19: Delta Air Lines vai penalizar funcionários não vacinados em 200 dólares
A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines vai obrigar os funcionários que não estejam vacinados contra a covid-19 a pagar uma taxa de 200 dólares [170 euros].
-
- 17:19
-
Covid-19: Patrões afastam para já vacinação obrigatória
Os patrões consideram que a vacinação contra a covid-19 não deve ser obrigatória para os trabalhadores, pelo menos para já, mas defendem um reforço da campanha de informação e sensibilização sobre a vacinação.
-
- 17:10
-
Lisboa. Trabalhador morre soterrado em deslizamento de terras
Um homem morreu hoje na sequência de um deslizamento de terras quando trabalhava numas obras na Avenida Santo Condestável, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte dos sapadores.
-
- 15:37
-
Covid-19: Graça Freitas destaca dois grupos para poderem receber terceira dose
A administração de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 pode vir a ser administrada a dois grupos distintos da população, admitiu hoje a diretora-geral da Saúde (DGS), Graça Freitas.
-
- 15:01
-
"Os rostos que se opõem a Fátima". Quem tentou "destruir" os acontecimentos de 1917 também tem lugar na história da Cova da Iria
As figuras que se opuseram aos acontecimentos de Fátima em 1917 vão estar em destaque na visita que o Santuário promove no dia 1 de setembro à exposição temporária “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”.
-
- 14:58
-
Covid-19: Brasil avança com terceira dose da vacina para idosos para setembro
O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, disse hoje que o país iniciará a aplicação da terceira dose de vacinas contra a covid-19 em idosos e pessoas com baixa imunidade em 15 de setembro.
-
- 14:07
-
Covid-19: 16 mortos e 3.062 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas. Nova redução nos internamentos em enfermaria e UCI
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico das últimas 24 horas. Portugal regista hoje 16 mortes atribuídas à covid-19, 3.062 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma nova redução nos internamentos em enfermaria e nas unidades de cuidados intensivos, segundo
-
- 13:53
-
“Dialogar” com os talibãs será necessário para preservar progressos de 20 anos
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a comunidade internacional deve continuar "a dialogar com os talibãs”, de forma a preservar os progressos alcançados no Afeganistão durante os 20 anos da operação militar da NATO naquele país.
-
- 13:47
-
Rui Rio "100% de acordo" com veto de Marcelo a diploma sobre Programa de Apoio à Economia Local
O líder do PSD manifestou-se hoje "100% de acordo" com o veto ao diploma que altera as regras de enquadramento do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), reiterando as críticas a PS e PCP.
-
- 13:46
-
Águas das praias de Espinho interditadas após reação alérgica na pele de 8 crianças
Várias praias de Espinho foram hoje interditadas a banhos, após uma ida ao mar ter provocado reações alérgicas na pele de oito crianças, já conduzidas ao hospital, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.
-
- 13:40
-
Produtores de leite manifestam-se contra “preços insustentáveis” pagos ao setor
Algumas centenas de produtores de leite reuniram-se hoje, em Ribeirão, distrito de Braga, para denunciarem os “preços insustentáveis” que o setor está a receber pela sua atividade, reivindicando uma subida da remuneração para cobrir os custos de produção.
-
- 13:23
-
Festa do Avante! com lotação máxima de 40 mil visitantes, mais 23 mil que em 2020
A lotação máxima para Festa do Avante! aumentou este ano para 40.000 e a Direção-Geral da Saúde (DGS) “recomenda fortemente” a apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo, segundo o plano de contingência divulgado hoje.
-
- 12:53
-
Gouveia e Melo diz que poder local foi “essencial” na ajuda ao SNS
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 disse hoje, na cidade da Guarda, que o poder local “foi essencial” na ajuda ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 12:43
-
Afeganistão: Talibãs garantem que vão permitir voos civis após 31 de agosto
Os talibãs garantiram hoje que vão permitir a realização de voos comerciais após a data-limite de 31 de agosto para as retiradas em curso, insistindo que não é preciso nenhuma extensão do prazo para continuar esse processo.
-
- 12:42
-
Gasolina e gasóleo sobem em julho pelo 8.º e 3.ª mês consecutivo
O preço de venda ao público médio da gasolina simples 95 aumentou 2,7%, em julho face a junho, pelo oitavo mês consecutivo, e o do gasóleo simples registou a terceira subida seguida, de 2,1%, divulgou hoje a ERSE.
-
- 12:27
-
Centro de Controlo de Doenças americano deve recomendar segunda dose da vacina da Janssen
O Centro de Controlo de Doenças (CDC) norte-americano anunciou que "provavelmente será necessária" uma segunda dose a quem tomou a vacina de dose única da Janssen. A empresa Johnson & Johnson divulgou hoje dados que apoiam a administração de uma dose de reforço.
-
- 11:47
-
Portugal deverá atingir os 85% da população vacinada na próxima semana
O coordenador da task-force, vice-almirante Gouveia e Melo, anunciou esta manhã que 81,6% da população já está vacinada com a primeira dose contra a covid-19 e que a este ritmo a percentagem de 85% da população vacinada será alcançada na próxima semana.
-
- 10:50
-
Nirvana processados por exploração sexual infantil devido a bebé nu que figura na capa do disco Nevermind
Spencer Elden levantou um processo contra os elementos sobreviventes da banda de rock por exploração sexual infantil, defendendo que não pôde dar o seu consentimento para figurar na capa do famoso álbum.
-
- 10:16
-
Número de hipertensos praticamente duplicou em 30 anos
O número de hipertensos duplicou praticamente no mundo em 30 anos, para 1,27 mil milhões, sendo que 720 milhões de pessoas continuavam por tratar em 2019, revela um estudo que reúne dados de 184 países, incluindo Portugal.
-