A ínclita ‘task-force’ da vacinação
Henrique Gouveia e Melo é provavelmente o Henrique mais famoso da Armada desde que infante andou a navegar mar fora. Henrique Gouveia e Melo, o vice-almirante, vai regressar ao anonimato das funções militares que já tinha, “que é como deve ser”, disse hoje, na despedida da “task-force” para a vacinação, o grupo de trabalho que liderou a imunização contra a covid-19 em Portugal.
A “Força Tarefa”, como lhe chama a Marinha, terminou hoje a sua missão de planificação e gestão do processo de vacinação contra a covid-19.
À margem da sessão em que foi anunciado o fim da missão da equipa coordenadora do processo de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo agradeceu e resumiu os oito meses de trabalho: “O balanço é agradecer à população portuguesa por ter contribuído para o processo de vacinação, agradecer aos profissionais de saúde, entre eles, os enfermeiros, mas todos os outros, os auxiliares, e a todo o Ministério da Saúde, com todos os seus organismos”, disse o vice-almirante aos jornalistas, na sede da ‘task force’, em Oeiras, distrito de Lisboa.
“Julgo que temos de estar todos contentes por termos em conjunto feito uma coisa que vai ficar na história e agora vou-me despedir e vou voltar ao anonimato das minhas funções militares que é como deve de ser. Muito obrigado por tudo”, declarou Henrique Gouveia e Melo.
A ‘task force’ do plano de vacinação contra a covid-19 foi criada em novembro de 2020, cerca de um mês antes do arranque do plano de vacinação. Henrique Gouveia e Melo, um submarinista com mais de quatro décadas de vida militar, assumiu a liderança da estrutura que já integrava, após a demissão do coordenador Francisco Ramos e numa altura em que o país tinha poucas vacinas e cerca de 2% da população vacinada — muito longe da meta de 85% agora quase atingida.
Iniciado a 27 de dezembro de 2020, os primeiros meses do plano de vacinação para combater o vírus SARS-CoV-2 "foram inseguros e cambaleantes, originando uma descredibilização, por parte da opinião pública, em grande parte devido aos inúmeros casos de suposta vacinação indevida", avança o documento do grupo de trabalho que vai ser publicado na Wikipédia sobre a organização e estratégia desenvolvida desde fevereiro.
Depois, tudo mudou: dos processos às resistências. O grupo de trabalho teve de lidar com um fornecimento errático das farmacêuticas; com novas regras sobre vacinas específicas; e com reivindicações de vários grupos. Foi preciso contornar e equilibrar a vacinação no território como um todo, revela o documento. E aí reside talvez a chave do sucesso: a resistência às interferências.
"Este sucesso, contudo, não seria possível sem a adesão massiva por parte da população portuguesa a este processo de vacinação. Portugal, com larga tradição em campanhas de vacinação, demonstrou ao mundo que possui uma sociedade com maturidade, esclarecida e que confia na ciência", conclui o mesmo documento.
António Costa destacou o “render da guarda” na evolução que se segue em termos de esforço de vacinação dos portugueses. Agora, a coordenação do processo de vacinação contra a gripe sazonal vai ser liderada pelo coronel do exército Carlos Penha Gonçalves, coadjuvado por uma equipa com mais oito elementos, representativos dos três ramos das Forças Armadas. É um novo grupo de trabalho, anunciado pelo até agora coordenador da “força tarefa” da vacinação contra a covid-19.
Carlos Penha Gonçalves é também médico veterinário e já integrava a ‘task force’ da vacinação, tendo a seu cargo o Núcleo de Normas e Simplificação. Os oito elementos que o acompanham neste processo, cujo fim está previsto para 15 de dezembro, pertenciam igualmente à equipa anteriormente liderada por Gouveia e Melo.
Portugal iniciou na segunda-feira a vacinação contra a gripe sazonal, numa fase de transição em que a este processo vacinal se soma a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a determinadas faixas da população.
Da Ínclita geração à geração coronavírica, são uns bons anos, mas a equipa liderada por Gouveia e Melo foi capaz de ultrapassar os percalços iniciais da vacinação em Portugal e pôr o país no topo dos índices mundiais. Portugal, no princípio de 2021, era o país onde a covid-19 mais estragos fazia; agora, é aqui que vêm os exemplos dos cidadãos que se vacinam e dos profissionais que tornam o ato possível.
- 22:17
- O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. A proposta do Governo para substitui-lo é o vice-almirante Gouveia e Melo.
-
- 22:02
-
FC Porto goleado em casa pelo Liverpool na Liga dos Campeões
O FC Porto foi hoje goleado em casa pelo Liverpool, por 5-1, em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, caindo para a terceira posição do Grupo B.
-
- 21:55
-
Sporting sofre em Dortmund a segunda derrota seguida na Liga dos Campeões
O Sporting sofreu hoje a segunda derrota na Liga dos Campeões de futebol da época 2021/22, em igual número de jogos, ao perder por 1-0 no estádio do Borussia Dortmund, na segunda jornada do Grupo C.
-
- 20:59
-
"Estou no estrangeiro e não vou voltar". João Rendeiro, condenado por burla, encontra-se ausente do país e não vai regressar
O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, foi hoje condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada. No entanto, o banqueiro fez saber que se encontra fora do país e que não pretende regressar.
-
- 20:34
-
Hell's Angels: Defesa dos arguidos quer saber motivos de recusa de juíza em integrar coletivo
Advogados de arguidos do processo Hell's Angels apontaram hoje, no início do julgamento, a eventual violação do "princípio do juiz natural" com a recusa de uma juíza auxiliar em integrar o coletivo e sua substituição por uma outra magistrada.
-
- 20:34
-
La Palma declarada zona de catástrofe, aprovadas primeiras ajudas
Nove dias após o vulcão de La Palma entrar em erupção, o Governo declarou a ilha zona de catástrofe e aprovou as primeiras ajudas, 10,5 milhões de euros para comprar 107 casas, móveis e eletrodomésticos para as vítimas.
-
- 20:18
-
Euromilhões: Jackpot sobe para 163 milhões de euros
Ninguém venceu concurso Euromilhões desta terça-feira, em que estavam em jogo 143 milhões de euros.
-
- 19:49
-
Covid-19. 84% da população portuguesa já tem a vacinação completa. 86% já têm pelo menos uma dose
O mais recente relatório da vacinação revela que 8.663.808 pessoas em Portugal já estão totalmente vacinadas contra a covid-19, ou seja, 84% da população. Com pelo menos a primeira dose, estão já vacinados 86%.
-
- 19:39
-
Covid-19: Testes rápidos deixam de ser comparticipados a partir de outubro
Os testes rápidos de antigénio vão deixar de ser comparticipados a partir de outubro, tendo em conta que Portugal está próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou hoje o ministério da Saúde.
-
- 18:01
-
Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa
Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de um levantamento nacional publicados hoje que revelam que mais de metade dessa população concentra-se na área metropolitana de Lisboa.
-
- 17:17
-
É tudo “blá, blá, blá”. Greta Thunberg critica líderes mundiais e avisa que emissões continuam a subir
Muitas promessas bonitas e palavras vazias. Milhares de embaixadores da juventude, incluindo Greta Thunberg, pediram esta terça-feira aos líderes mundiais que "acordem" e levem a sério a crise climática, a um mês da importante COP26.
-
- 17:13
-
Vota no que queres e sentes, não no que deves e tens
Não é a esquerda que deve refletir melhor sobre se deve ou não votar no PS, é o PS que deve refletir melhor sobre se é ou não de esquerda.
-
- 13:26
-
Costa felicita Moedas e relembra 2007, quando os lisboetas "tiveram essa vontade de mudança e votaram em mim"”
O primeiro-ministro felicitou hoje Carlos Moedas pela sua vitória em Lisboa, mas também os restantes eleitos para presidências de câmaras, e considerou que os lisboetas quiseram mudar, tal como aconteceu quando ele próprio ganhou em 2007.
-
- 13:24
-
Uma a um: estes são os 308 presidentes de câmara eleitos em 2021
Lista dos 308 presidentes de câmara eleitos nas eleições autárquicas de domingo, segundo dados provisórios publicados hoje pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
-
- 12:49
-
Perguntas à queima-roupa: Carlos Moedas, "o Homem de Ferro"
Se fosse uma personagem de ficção, Carlos Moedas, o novo presidente da câmara de Lisboa, seria o Homem de Ferro. E tem agora, como a personagem da Marvel (que dispara rajadas de energia), o poder nas palmas das mãos.
-
- 12:47
-
Marta Temido: “Vacinas contra a gripe não são para todos os portugueses”
A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje que Portugal dispõe de vacinas suficientes para a vacinação contra a gripe sazonal, lembrando que, ao contrário da covid-19, esta vacina não está prevista para a generalidade da população.
-
- 12:27
-
Covid-19: Restrições serão levantadas mesmo que faltem décimas para 85% de vacinados
O primeiro-ministro assegurou hoje que o Governo manterá o levantamento do conjunto de restrições anti-covid-19 em 01 de outubro, mesmo que nesse dia o país não tenha atingido por décimas a meta de 85% de cidadãos vacinados.
-
- 12:15
-
Pré-publicação de "Olhar para trás". O regresso de Juan Gabriel Vásquez ao romance
Um prestigiado realizador de cinema colombiano encontra-se em Lisboa nas vésperas de participar em Barcelona numa retrospetiva dos seus livros. Na capital portuguesa, enquanto tenta salvar a vida familiar em desagregação junto da mulher e filha que aí moram, em Benfica, recebe a notícia da morte do
-
- 11:59
-
Rendas aumentaram 11,5%. Oeste, Aveiro, Madeira e Porto com as maiores subidas
A renda mediana dos novos contratos de arrendamento aumentou 11,5% no segundo trimestre, acelerando face aos 5,3% do trimestre anterior, e o número de novos contratos também registou “um aumento acentuado”, de 49,3%, divulgou hoje o INE.
-
- 11:26
-
António Costa diz que não está prevista "nenhuma remodelação" do Governo
O primeiro-ministro afastou hoje qualquer remodelação do seu Governo na sequência das eleições autárquicas de domingo, contrapondo que remodelações acontecerão entre os autarcas, mas foi enigmático quando disse que “refrescar” acontece com o período de inverno.
-
- 11:21
-
Presidente da CP sai do cargo três meses antes do previsto
O presidente da CP - Comboios de Portugal, Nuno Freitas, vai abandonar o cargo no final de setembro, três meses antes do final do mandato, após ter pedido à tutela a antecipação da sua saída, segundo uma comunicação enviada aos trabalhadores.
-
- 06:45
-
Susana Peralta: "TAP é espécie de 'zombie' buraco negro da nossa economia"
A economista Susana Peralta apelidou, em entrevista à Lusa, a companhia aérea TAP de "espécie de 'zombie' buraco negro" da economia, no âmbito da discussão dos apoios que devem ser dados às empresas em 2022.
-
- 06:34
-
Paulo Rangel diz que "não é ainda o tempo" da clarificação interna no PSD
O eurodeputado Paulo Rangel defendeu hoje, num artigo no jornal Público, que “não é ainda o tempo” da clarificação ou debate interno no PSD, mas de fazer “uma análise fina e detalhada” dos resultados autárquicos.
-