Para o PCP, o "nunca tínhamos ido tão longe" não foi longe o suficiente
Até ao último segundo de quarta-feira "tudo é possível”, mas o terreno está arenoso para o Governo conseguir fazer com que o Orçamento do Estado para 2022 seja aprovado na generalidade. É que depois de o Bloco de Esquerda (BE) ter anunciado este domingo que vai votar contra (se o executivo não ceder nas suas exigências), hoje foi a vez de o PCP trilhar o mesmo caminho, no sentido oposto de António Costa.
As razões dos comunistas para tal? Ora, pelo que "está, mas também pelo que não está" na proposta do Orçamento, segundo justificou Jerónimo de Sousa. Mas não só. O facto de o Governo não querer "acompanhar" as sugestões (imposições) dos comunistas não terá ajudado.
"Não havendo reconsideração por parte do Governo, [ou] disponibilidade para dar respostas aos problemas concretos que o nosso país e o nosso povo atravessam… Este esforço, este empenhamento da nossa parte, não encontrou eco por parte do Governo do PS", esmiuçou ainda.
Este eco parece, aliás, transversal a todos os votos "contra" anunciados nas últimas horas. Assim aconteceu ontem com o BE e esta segunda-feira com o PCP e PEV. Catarina Martins sugeriu que António Costa mostra "intransigência" em relação ao orçamento; o PCP, como se referiu umas linhas mais acima, de que o executivo "não acompanha" os comunistas na sua jornada em defesa do povo; e, por último, o PEV acusou o Governo de ter falta de "flexibilidade".
No entanto, para BE e PCP, o Governo não deixou de contra-atacar e esgrimir argumentos na ótica do "não percebemos a razão" por irem no sentido oposto ao do executivo. E enfatiza que não só tentou encontrar caminho até os dois partidos como o fez de uma maneira como nunca o tinha feito.
"O Governo lamenta a posição do PCP. Nunca tínhamos ido tão longe no diálogo com o PCP como neste Orçamento", declarou esta segunda-feira Duarte Cordeiro. Ou seja, para os comunistas, o "nunca tínhamos ido tão longe" do executivo não foi longe o suficiente.
O que se segue? Se não existir nenhum acordo de última hora, o Presidente já o tinha confirmado ontem e voltou a reiterá-lo hoje: "Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução" da Assembleia da República.
O filme dos últimos 15 dias, de como chegámos aqui, na versão do Governo, está presente nas palavras de Duarte Cordeiro:
"Se, por um lado, o Governo nunca tinha ido tão longe, também nunca antes o Governo tinha sentido um nível de exigência tão grande. Talvez isso explique a dificuldade que estamos a ter [para a viabilização do Orçamento], apesar de tantos avanços e de tantas conquistas", declarou.
Em suma: existiram várias reuniões e cedências de última hora, mas não foi suficiente para viabilizar o documento. E, tudo somado, a aritmética dita que o Governo apenas conseguiu o voto favorável do PS e as abstenções do PAN e das duas deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN) — sendo que os restantes partidos (PSD, BE, PCP, CDS-PP e PEV) e deputados único (IL e Chega) anunciaram o voto contra, chumbando o OE2022 logo na primeira 'prova de fogo’.
O António Costa está neste momento reunido em Conselho de Ministros e a noite promete ser longa — quer para o primeiro-ministro quer para os seus membros do executivo. Tão longa que se deve prolongar até quarta-feira. Ou, talvez, até bem mais do que isso, se o parlamento cair e o país estiver à beira de novas eleições. Aguardemos pelo desfecho desta reunião que certamente ditará os contornos do futuro político do país.
- 20:44
- Os parceiros de esquerda do Governo 'bateram com a porta' confirmando o 'chumbo' da proposta de Orçamento do Estão para 2022 (OE2022) e as reuniões e cedências de última hora não chegaram para garantir a sua viabilização.
-
- 20:30
-
Tempo vai sofrer "uma alteração significativa". Há previsão de chuva e descida das temperaturas a partir de quinta-feira
O estado do tempo em Portugal continental deve sofrer “uma alteração significativa” a partir do meio da tarde de quinta-feira, com chuva e descida gradual das temperaturas máximas, avisou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 20:14
-
Chefe do Exército garante que tradição dos paraquedistas não foi proibida e vai manter-se
O Chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, garantiu hoje que a tradição do hino dos paraquedistas nas celebrações do Dia do Exército não foi proibida e vai manter-se, caso a pandemia o permita.
-
- 19:26
-
OE2022: Manuel Alegre diz que PS “nunca teme” eleições e critica esquerda que abre caminho à direita
O dirigente histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje que a rejeição do Orçamento prejudica os portugueses, defendeu que o PS nunca temeu eleições, mas criticou a esquerda que derruba a esquerda no poder, abrindo caminho à direita.
-
- 18:56
-
G20 e COP26: Os líderes saberão ser valentes?
A política serve para resolver os problemas das pessoas, no âmbito da comunidade. Há neste momento, de modo cristalino, quatro problemas gerais que requerem determinação política para que sejam tratados: 1. Eficácia global no combate à pandemia; 2. Montar bem a recuperação da economia, portanto da v
-
- 16:57
-
COP26: Países desenvolvidos só deverão conseguir cumprir objetivo de financiamento climático em 2023
Os países desenvolvidos só deverão conseguir mobilizar os 100 mil milhões de dólares (86 mil milhões de euros) acordados para apoiar os países em desenvolvimento no combate às alterações climáticas em 2023, segundo um relatório divulgado hoje.
-
- 16:50
-
O luto de uma vida não cabe em cinco dias
Sou uma orgulhosa mãe de quatro filhos que até ao dia 5 de Agosto de 2013 nunca parou para pensar neste tema, só de imaginar já era doloroso. Por isso, o melhor mesmo era não pensar e muito menos falar no assunto. Morte e filhos são duas palavras que não podem fazer parte da mesma frase, mas a vida,
-
- 16:10
-
"Nunca tínhamos ido tão longe no diálogo com o PCP como neste Orçamento", diz Governo
O Governo, pela voz do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, lamentou hoje a decisão do PCP de votar contra a proposta de Orçamento do Estado, considerando que nunca antes tinha ido tão longe nas negociações com os comunistas. Voto contra do PCP determina 'chumbo' do documento já na gener
-
- 14:09
-
Covid-19: Internamentos, incidência e transmissibilidade a subir em dia com cinco mortos e 313 novos casos
Portugal registou nas últimas 24 horas mais cinco mortes e 313 casos de covid-19. Até à meia-noite, o número de internados subiu: mais 21 em enfermaria e mais sete em unidades de cuidados intensivos.
-
- 12:01
-
Ex-espião acusa príncipe herdeiro saudita de ser um "psicopata" e "assassino"
Um ex-responsável da espionagem saudita acusou o príncipe herdeiro da Arábia Saudita de ser um "psicopata" e "assassino", reiterando ainda publicamente que Mohammed bin Salman terá enviado agentes ao Canadá para matá-lo.
-
- 11:40
-
COP26: Uma "última oportunidade" para retomar o controlo do clima e resolver o que ainda falta para cumprir Acordo de Paris
A pandemia deu mais um ano aos países signatários do Acordo de Paris para pensarem no que estão dispostos a comprometer em nome do combate às alterações climáticas. Representantes de quase todos os países do mundo reúnem-se em Glasgow, Reino Unido, entre 31 de outubro e 12 de novembro, para estabele
-
- 11:39
-
Já viu periquitos-de-colar pousados nas árvores ao fim do dia? A SPEA pede ajuda para identificar a espécie em Portugal
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) faz um desafio aos portugueses: passear ao final do dia e olhar para as árvores, de forma a encontrar periquitos-de-colar. Depois, basta aceder a um site e registar quantas aves viu — e o que estavam a fazer.
-
- 10:39
-
PAN também se vai abster na votação na generalidade
Inês Sousa Real anunciou esta segunda-feira que o partido se vai abster no voto na generalidade à proposta apresentada pelo Governo. O PAN junta-se assim ao sentido de voto das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira.
-
- 10:28
-
OE2022: Joacine Katar Moreira anuncia abstenção
A deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira anunciou hoje que irá abster-se na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022, “na esperança” de que o documento tenha “uma maior viragem à esquerda”.
-
- 09:04
-
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de “Friends”
O ator norte-americano James Michael Tyler, conhecido por ter dado vida à personagem Gunther da série de televisão “Friends” morreu este domingo. Tinha 59 anos.
-
- 07:52
-
OE2022: Deputada Cristina Rodrigues abstém-se na votação na generalidade
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues anunciou hoje que se vai abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022, considerando ser esse “o voto responsável” e aguardando acolhimento de novas propostas na especialidade.
-