Lei sobre eutanásia aprovada e à espera de Belém
O parlamento esteve ontem reunido a debater a reapreciação do veto do Presidente da República referente à eutanásia com o intuito de hoje, sexta-feira, votar novamente o diploma que despenaliza a antecipação da morte medicamente assistida.
Muito se disse, muito se debateu, mas aquilo que talvez tenha ficado mais na memória desta quinta-feira sobre este tema foi a intervenção (ou o soundbite, vá) do deputado do PSD Adão Silva, uma vez que insinuou que o diploma foi revisto "na 25.ª hora, no momento em que está à vista o fim da atual legislatura" (e, já no dia de hoje, numa nota por escrito, acrescentou que o debate "não devia ter sido feito, como foi, de afogadilho").
Apesar de ser algo que fica no ouvido, a contrapor esta opinião está a deputada Isabel Moreira (PS), que relembrou que quando diploma passou no parlamento — em março — já tinha sido aprovado através de um "voto particularmente informado", porque o debate em torno da eutanásia foi um dos mais "longos, profundos, abertos e participados" na Assembleia da República.
Por seu turno, José Manuel Pureza, do BE, aproveitou para reforçar esta quinta-feira que as alterações feitas no decreto mudam quaisquer dúvidas que tenham levado Marcelo Rebelo de Sousa a levar o texto para o Tribunal Constitucional da primeira vez.
"Com o aperfeiçoamento que agora propomos, fica ultrapassada a motivação constitucional que foi a única que fundamentou o veto presidencial", defendeu o deputado bloquista, cuja opinião é de que "deixa agora de haver quaisquer obstáculos à sua plena adoção".
Seja como for, a realidade é que o novo decreto foi hoje aprovado pelo parlamento por maioria — pela segunda vez nos últimos nove meses. Feita a análise aritmética, o que se verifica é que do total dos 230 deputados que compõem a Assembleia da República, estiveram presentes 227, dos quais 138 votaram a favor, 84 contra e cinco abstiveram-se. E foi assim que se dividiram (de recordar de que no PS e PSD houve liberdade de voto):
- PS
Uma larga maioria votou a favor da lei, mas sete deputados votaram contra, entre os quais Ascenso Simões e José Luís Carneiro, registando-se ainda duas abstenções.
A favor: 99
Contra: 7
Abstenção: 2
- PSD
A maioria votou contra, mas 13 deputados votaram a favor, incluindo Rui Rio. Mas tal como sucedeu nos socialistas, na bancada social-democrata também houve espaço para abstenções. Neste caso mais uma, sendo que se registaram três, incluíndo a do líder parlamentar, Adão Silva, que em janeiro votou a favor.
A favor: 13
Contra: 62
Abstenção: 3
- Votos contra
Bancadas do PCP, do CDS-PP e o deputado único do Chega
- Votos a favor
BE, PAN, PEV, IL e das duas deputadas não inscritas
E agora?
Quanto às primeiras reações, pelo menos três entidades que lutaram contra esta aprovação já mostraram perplexidade sobre o que se passou hoje no parlamento, sendo que o Grupo de Trabalho Inter-Religioso- Religiões-Saúde já se manifestou igualmente nesse sentido, reafirmando "a convicção comum de que a vida humana é inviolável e indisponível".
A bola está agora do lado de Marcelo Rebelo de Sousa, a quem cabe a decisão de vetar, promulgar ou enviar (novamente) o texto para o Tribunal Constitucional.
- 22:31
- Os Estados Unidos prestaram hoje homenagem ao "general-diplomata" Colin Powell, falecido a 18 de outubro, o primeiro secretário de Estado afro-americano do país, numa cerimónia fúnebre pública na catedral de Washington.
-
- 21:34
-
Rangel recusa trabalhar para PSD “em 2.º lugar” ou para ser vice-PM se vencer diretas no partido
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel recusou hoje responder se viabilizaria um Governo do PS minoritário ou se aceitaria o apoio dos socialistas em caso inverso, rejeitando cenários de um “PSD em segundo lugar” ou de ser “vice-primeiro-ministro”. O eurodeputado admitiu também que poderá aceit
-
- 21:03
-
Dores de cabeça e suspeitas de envolvimento russo. EUA prometem esclarecer mistério do "síndrome de Havana" que afeta diplomatas
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, prometeu hoje tentar clarificar o "síndrome de Havana", uma doença misteriosa que atinge diplomatas dos EUA em todo o mundo, e cuja origem tem sido atribuída à Rússia.
-
- 19:48
-
Marcelo fez exames cardiológicos que confirmaram "bons resultados" de há dois anos
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez hoje exames médicos "do foro cardiológico" que "confirmaram a estabilidade e os bons resultados da angioplastia coronária feita há dois anos", anunciou o Palácio de Belém.
-
- 18:53
-
Autoagendamento para a vacina da Gripe ou a terceira dose contra a Covid-19 já disponível para maiores de 75 anos
A partir de hoje, os cidadãos com mais de 75 anos podem fazer o autoagendamento para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ou para a vacina da Gripe sazonal, anunciou a Direção-Geral da Saúde. Segunda-feira, 8 de novembro, abre o autoagendamento para aqueles com 70 anos ou mais.
-
- 18:14
-
Lituânia começa a construir cerca de 500km fronteiriça à Bielorrússia
A Lituânia começou a erguer o primeiro troço de uma barreira para impedir a chegada de migrantes que cruzam a fronteira com a Bielorrússia, depois de aterrarem em Minsk em voos de baixo custo e com vistos turísticos.
-
- 18:07
-
Linhas Vermelhas da Covid-19: Pressão na saúde com inversão de tendência devido a aumento de cuidados intensivos
A pressão da pandemia da covid-19 nos serviços de saúde é reduzida em Portugal, mas apresenta agora uma inversão da tendência, confirmada pelo aumento de internamentos em cuidados intensivos, alerta a análise de risco hoje divulgada.
-
- 17:22
-
Infarmed informa que houve mais de 18 mil reações adversas às vacinas contra a Covid-19 notificadas em Portugal
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) registou 18.155 reações adversas às vacinas (RAM) contra a covid-19 em Portugal, 6.475 consideradas graves, o que representa um caso em cada mil inoculações.
-
- 16:30
-
Duas horas de votações no parlamento marcadas por alguma confusão e falhas técnicas
O período de votações regimentais na Assembleia da República ficou hoje marcado por alguma confusão e falhas do sistema técnico, nomeadamente na altura de decidir sobre a eutanásia ou a transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra.
-
- 16:09
-
Sánchez anuncia isenção de impostos em La Palma para ajudar vítimas do vulcão
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje a isenção no IRS e no imposto sobre as sociedades de todas as ajudas recebidas pelos cidadãos de La Palma pela destruição de casas e edifícios causada pelo vulcão.
-
- 15:21
-
Covid-19: Portugal com mais 1.289 novos casos e nove mortes. Incidência e transmissibilidade voltam a subir
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas foram notificados mais 1.289 casos e nove mortes por covid-19. Internamentos baixaram.
-
- 13:15
-
João Rendeiro estará na África do Sul. Mulher revelou o paradeiro do antigo banqueiro, avança a RTP
Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, está em prisão domiciliária depois de ter confessado em interrogatório que o marido está fugido às autoridades na África do Sul, avança a RTP.
-
- 13:06
-
Parlamento aprova nova versão do decreto sobre a eutanásia. Diploma segue para Belém
Os deputados reapreciaram hoje o decreto sobre a morte medicamente assistida, na sequência do veto por inconstitucionalidade do Presidente da República, que devolveu o diploma em março ao parlamento. Rectificado, alterado e aprovado, diploma sai novamente do parlamento para Belém.
-
- 12:37
-
Covid-19: Reforço com terceira dose em "Casa Aberta" começa na segunda-feira (a partir de 80 anos)
O reforço da vacina contra a covid-19 vai funcionar em modalidade ‘casa aberta’ para quem tem 80 ou mais anos a partir de segunda-feira e já decorre o levantamento nos hospitais e centros de saúde para o reforço nos profissionais de saúde.
-
- 01:45
-
App Economy. Quantas oportunidades de negócio cabem num único smartphone?
Vivemos num tempo em que o smartphone é quase uma extensão de nós, e cujo potencial se materializa num número infinito de aplicações com as quais interagimos diariamente. Para lá da utilidade de cada uma destas apps, que pode ser discutível, há enormes fortunas a nascer no embalo desta dependência p
-
- 01:01
-
"O metaverso não é um substituto da vida real. E é nossa responsabilidade garantir o equilíbrio"
Mais do que perceber o que é o metaverso e o que é possível fazer no metaverso, este é o tempo de perguntar: o que é que nós queremos do metaverso?
-
- 23:18
-
O futuro do trabalho vai ser híbrido (e quem não se adaptar arrisca-se a perder dinheiro e talento)
Há um ano e meio a pandemia enviou milhões de trabalhadores para casa e forçou as empresas a adaptarem-se, em tempo recorde, a uma nova forma de trabalhar. Hoje, a perceção de líderes e gestores é de que "já não há volta a dar". O "novo normal" é híbrido e quem não otimizar o seu negócio para isso v
-