Não queremos voltar para a ilha
Haveria de ficar célebre um sketch que se repetiu ao longo de vários episódios da série de humor 'Maré Alta', transmitida pela SIC em 2004, uma espécie de versão Malucos do Riso num barco, e que era uma adaptação da série brasileira ‘Zorra Total’. Num dos episódios, um naufrago, interpretado pelo ator Carlos Areias, salvo do alto mar pela tripulação do cruzeiro, ameaça várias vezes voltar para a ilha deserta onde estava cada vez que o inteiram sobre o que se passa em Portugal.
O grito "quero voltar para a ilha" viria a ficar, usado como piada sempre que aparecia uma situação com que alguém não concordava. Hoje, depois das mais recentes notícias que chegam da região autónoma da Madeira, a ilha é a sombra de 2020, um lugar para onde o país não quer voltar.
A Madeira foi hoje colocada na categoria de risco elevado para covid-19 no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que suporta decisões sobre viagens na União Europeia (UE), passando do laranja para vermelho.
Depois de, em meados de outubro, ter ficado na categoria verde (relativa à melhor situação epidemiológica no mapa do ECDC) e de há duas semanas ter recuado para a laranja, a Madeira volta hoje a ver a classificação a piorar, passando para o vermelho, que significa risco elevado.
A categoria vermelho no mapa do ECDC significa que, nestas regiões europeias, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.
Em resposta ao cenário epidemiológico, o Governo da Madeira determinou hoje a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação e teste antigénio para frequentar qualquer recinto público ou privado, anunciou o chefe do executivo, referindo que a medida entra em vigor às 00:00 de sábado.
Miguel Albuquerque explicou que os testes rápidos, que são gratuitos, podem agora ser realizados de sete em sete dias e são obrigatórios para “acesso a qualquer evento”.
“Para exercer ou frequentar atividades ou eventos no setor público e privado – desporto, restaurantes, hotéis, cabeleireiros, ginásios, bares e discotecas, [recintos] culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades sociais similares – devem estar vacinados e testados, com teste rápido antigénio, com periodicidade semanal”, explicou.
A medida faz parte de um conjunto de novas restrições para contenção da covid-19 na Madeira, anunciadas hoje em videoconferência pelo presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP), quando o arquipélago, com cerca de 251 mil habitantes, sinaliza 436 casos ativos de covid-19, num total de 12.804 confirmados desde o início da pandemia, e 84 óbitos associados à doença.
Miguel Albuquerque indicou que a apresentação conjunta do certificado de vacinação e do teste antigénio só não é obrigatória para acesso a supermercados e locais de culto religioso, onde basta apresentar um dos documentos.
O cenário de contenda é uma opção que o país quer fintar e nesse sentido, para fugir a mais restrições e dar um período de festas mais próximo do normal às famílias, a diretora-geral da Saúde anunciou hoje três alterações à vacinação contra a covid-19, a maior arma que temos à nossa disposição para continuar a enfrentar esta pandemia.
- "O intervalo entre a última dose e uma pessoa tornar-se apta, elegível, pronta para a vacinação é neste momento entre cinco a seis meses, 150 a 180 dias. Resumindo, encurtamos este intervalo para, com segurança, podermos vacinar mais pessoas mais precocemente. As pessoas ficam mais depressa elegíveis e prontas para se vacinar".
- "Desde já, os recuperados também começam a entrar no processo de vacinação. Com uma única exceção, os recuperados que tendo tido a doença já, por qualquer motivo das suas vidas, levaram duas doses da vacina com 150 a 180 dias de intervalo, esses estão já, naturalmente, com o reforço feito. Mas regra geral, os recuperados vão ser vacinados dentro deste teto dos 65 ou mais anos de idade e dos profissionais".
- As pessoas que receberam a vacina da Janssen "vão fazer um reforço, aqui com um período diferente, pelo menos 90 dias depois de terem levado a última dose da vacina, e estas pessoas basta terem 18 ou mais anos de idade. Aqui o grupo etário é diferente. A vacina da Janssen passa a ser recomendada para pessoas com 18 ou mais anos de idade com uma dose de reforço feita com 90 dias após a primeira dose".
No entanto, um dos momentos mais importantes para antecipar os próximos tempos acontecerá amanhã com mais uma reunião de especialistas e políticos no Infarmed para "salvar" o Natal.
- 22:11
- O Sporting qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer em casa o Varzim, da II Liga, por 2-1, no primeiro encontro da quarta ronda.
-
- 21:45
-
Sporting obrigado a regularizar contas com BCP e Novo Banco até final do ano
A Sporting SAD tem que regularizar a situação financeira junto dos credores BCP e Novo Banco até 31 de dezembro deste ano, segundo a informação hoje disponibilizada ao mercado no lançamento do empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros.
-
- 21:44
-
Joe Biden diz que Estados Unidos "estão a considerar" boicote a Pequim2022
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que o país está "a considerar" um boicote diplomático dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, como forma de protestar contra a violação de direitos humanos em solo chinês.
-
- 21:16
-
Morreu António Osório de Castro, poeta e antigo bastonário da Ordem dos Advogados
O poeta e antigo bastonário da Ordem dos Advogados António Osório de Castro morreu hoje aos 88 anos, revelou a Ordem em comunicado.
-
- 20:31
-
EUA indiciam seis iranianos e uma empresa por alegada tentativa de influenciar presidenciais de 2020
Os Estados Unidos indiciaram hoje seis iranianos e uma entidade iraniana pelo seu alegado envolvimento em tentativas de influenciar as eleições presidenciais de 2020 no país, informou o Departamento do Tesouro.
-
- 20:25
-
MAI remete esclarecimentos sobre acidente com carro de Eduardo Cabrita para a investigação em curso
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou hoje a remeter para a investigação em curso quaisquer esclarecimentos sobre as condições em que aconteceu o atropelamento na autoestrada de um homem que ali se encontrava a trabalhar.
-
- 19:32
-
Marcelo pede justiça célere a propósito de acidente na A6 com carro de Eduardo Cabrita
O Presidente da República apelou hoje a uma justiça com prazos e investigações mais céleres, a propósito do caso do acidente na A6 com o carro em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
-
- 19:25
-
Gonçalo M. Tavares recebe Prémio Laure Bataillon por tradução francesa de “O Bairro”
O escritor português Gonçalo M. Tavares recebe, no próximo sábado, o Prémio Laure Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, por “Le Quartier” (“O Bairro”), o mais extenso projeto literário do autor.
-
- 18:58
-
Após seis anos a presidir a Assembleia da República, Ferro Rodrigues anuncia saída ao não recandidatar-se
Com a marcação de eleições legislativas para 30 de janeiro de 2022, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, comunicou na quarta-feira aos líderes das diferentes bancadas parlamentares que não se recandidatará nas listas de deputados do PS.
-
- 18:49
-
Covid-19: Lacerda Sales recusa-se a antecipar medidas, mas garante que hospitais estão preparados para Natal e Ano Novo
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo está preparado para dar a resposta a todos os cenários que se coloquem nos hospitais durante o período de Natal e de Ano Novo.
-
- 18:22
-
Madeira entra em fase de contenção contra a covid-19. Vacina e teste obrigatórios para acesso a qualquer recinto
O Governo da Madeira determinou hoje a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação e teste antigénio para frequentar qualquer recinto público ou privado, anunciou o chefe do executivo, referindo que a medida entra em vigor às 00:00 de sábado.
-
- 18:08
-
Crypto.com paga 700 milhões para a casa dos Lakers mudar de nome
Os fãs de NBA, quando chegar o Natal, vão passar a ter que se adaptar nos seus hábitos quando estiverem a consumir notícias sobre os Lakers e Clippers. A partir dessa data, o Staples Center, a casa das duas equipas, vai passar a ser o pavilhão Crypto. Negócio foi fechado por uns alegados 700 milhões
-
- 17:37
-
Foi anunciado como o inovador projeto da vacina portuguesa contra a Covid-19, mas está parado desde julho à espera de fundos
O desenvolvimento operacional de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pela biotecnológica portuguesa Immunethep continua parado desde julho, à espera de fundos por parte do Estado.
-
- 16:45
-
Inspetor da PJ e jornalistas não vão a julgamento em caso de violação de segredo de justiça
O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Pedro Fonseca e os jornalistas Carlos Rodrigues Lima (Sábado) e Henrique Machado (TVI) não vão a julgamento num caso de violação de segredo de justiça, decidiu hoje o juiz de instrução Carlos Alexandre.
-
- 16:39
-
Marcelo vai ser operado a uma hérnia antes do Natal
O Presidente da República não avançou com uma data concreta para a realização da cirurgia. Marcelo vai ser operado a uma hérnia antes do Natal, no Hospital das Forças Armadas.
-
- 16:08
-
Votar em partidos para "liderar o governo" ou em "coisas pequeninas que depois dão isto"? Rio lança alerta para problemas da dispersão de votos nas legislativas
O presidente do PSD defendeu hoje que a imprevisibilidade da aprovação do orçamento regional dos Açores, face à incerteza do voto do Chega, é um alerta para os portugueses ponderarem o voto nas eleições legislativas de 30 de janeiro.
-
- 14:09
-
Frequentam o Discord para debater criptomoedas. Agora, querem adquirir a Constituição dos EUA em leilão
Um grupo de amigos do mundo das criptomoedas criou uma campanha de crowdfunding para adquirir uma cópia rara da Constituição norte-americana num leilão da Sotheby's. Só em doações alegam ter reunido o equivalente a 40 milhões de dólares.
-
- 13:58
-
Fenprof estima que 20 mil a 30 mil alunos continuem sem aulas por falta de professores
Entre 20 mil e 30 mil alunos continuam sem algumas aulas por falta de professores, estimou hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) com base nos horários ainda a concurso que ascendiam às 4.200 horas na terça-feira.
-
- 13:58
-
João Félix novamente lesionado
O internacional português João Félix vai voltar a desfalcar o Atlético de Madrid, depois de sofrer uma "lesão muscular pós-traumática com edema miofascial do gémeo interno", informou hoje o clube da Liga espanhola de futebol.
-
- 13:51
-
Gunther, o cão milionário que está a vender mansão que foi de Madonna
Gunther, o pastor-alemão herdeiro de uma herança milionária e que tem um estilo de vida como qualquer pessoa famosa, colocou à venda a sua mansão em Miami, que já pertenceu à artista Madonna, por 27 milhões de euros.
-
- 13:45
-
Detido em Viana do Castelo homem condenado a 6 anos de prisão "considerado perigoso e violento” e que estava em fuga desde 2019
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Viana do Castelo um homem, de 63 anos, condenado a uma pena de seis anos e oito meses de prisão efetiva, que se encontrava em fuga desde 2019, foi hoje divulgado.
-
- 12:48
-
Selminho: Ex-chefe do departamento jurídico diz que não recebeu instruções de Rui Moreira
A ex-chefe do departamento jurídico da Câmara do Porto disse hoje em tribunal que não recebeu instruções de Rui Moreira e que o autarca não teve intervenção nas negociações entre o município e a Selminho, da qual era sócio.
-
- 12:18
-
MP acusa empresário de futebol por agressão a repórter da TVI em Moreira de Cónegos
O Ministério Público (MP) acusou um empresário de futebol de agredir um operador de câmara da TVI nas imediações do estádio do Moreirense, no final de um jogo entre este clube e o FC Porto, em abril de 2021.
-
- 11:55
-
Paul McCartney revela a receita da “sande perfeita”
Numa entrevista com o humorista Romesh Ranganathan, para promover o novo livro de receitas Linda McCartney's Family Kitchen, McCartney divulgou o que considera ser a "sande perfeita", no entanto, pode ser demasiado para “digerir”.
-