Um país entre a Delta e a Ómicron
Nas últimas 24 horas, foram identificadas, em Portugal, 5649 novas infeções pelo SARS-CoV-2 em Portugal – o maior número de casos desde o mês de fevereiro. O dia ficou marcado também pelo maior número de vítimas mortais desde o dia 10 de março – tendo sido registados 22 óbitos.
Nos hospitais, há ainda 879 pessoas internadas, menos 23 do que ontem, e nas Unidades Cuidados Intensivos (UCI) estão 130 pessoas, mais uma do que no dia anterior.
Além disso, o risco de transmissibilidade nacional está em 1,13, com uma tendência crescente de infeção.
Segundo o mais recente relatório de monitorização das linhas vermelhas para a covid-19, a 1 de dezembro de 2021, a incidência cumulativa a 14 dias foi de 386 casos por 100 mil habitantes, representando uma tendência fortemente crescente a nível nacional.
As últimas estimativas previam que em menos de duas semanas o país pudesse ultrapassar as 480 infeções por 100 mil habitantes. Mas se os números de novos casos continuarem a subir à velocidade das últimas semanas, rapidamente poderá ser ultrapassado este limiar.
De acordo com o mesmo relatório, o grupo etário com incidência cumulativa a 14 dias mais elevada corresponde ao das crianças com menos de 10 anos – 597 casos por 100 mil habitantes. Já o grupo etário de pessoas com 80 ou mais anos apresentou uma incidência cumulativa a 14 dias de 172 casos por 100 mil habitantes, que "reflete um risco de infeção inferior ao apresentado pela população em geral".
O documento reporta ainda que o número de doentes de covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência fortemente crescente, correspondendo agora a 50% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, quando na semana anterior era de 40%. A análise dá ainda conta de um número crescente de doentes internados em UCI - "+ 24% em relação à semana anterior".
“As regiões do Algarve e do Centro têm uma ocupação em percentagem do nível de alerta acima dos 70%”, salienta ainda o relatório.
Segundo a análise semanal, a pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são atualmente moderados, mas apresentam uma tendência crescente.
No que diz respeito à mortalidade, na quarta-feira estava nos 17 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a um aumento de 10% relativamente à semana anterior – e que também apresenta uma tendência crescente. O valor é ainda, no entanto, inferior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.
No que concerne a variantes, a análise identifica "a variante Delta (B.1.617.2)" como "dominante em todas as regiões, com uma frequência relativa de 100% (em atualização) dos casos avaliados na semana 46/2021 (15 a 21 de novembro) em Portugal".
O relatório das Linhas Vermelhas refere ainda que, perante a nova variante de preocupação Ómicron, há a “necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal, até serem conhecidas mais informações”.
Por cá, já foram identificados 34 casos de Ómicron - e, segundo o documento, "a situação epidemiológica da variante Ómicron encontra-se ainda em evolução e investigação".
"Estes casos incluem os casos sequenciados para a variante Ómicron e os casos nos quais foram identificadas mutações específicas, fortemente preditores da variante Ómicron", segundo o relatório, que confirma que, de momento, "estes casos foram assintomáticos ou apresentaram sintomas ligeiros, não tendo ocorrido internamentos ou óbitos".
A informação vai ao encontro do que foi reportado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indicou que, até ao momento, não é conhecida qualquer morte associada à nova variante Ómicron.
A OMS alertou, porém, para a possibilidade de que nos próximos meses mais de metade dos novos casos covid-19 na Europa possam vir a ser associados à variante emergente.
Segundo a OMS, vão ser ainda precisas semanas - entre uma a três - para perceber quais são as características da nova variante - se provoca doença mais severa e qual é a eficácia dos tratamentos e vacinas disponíveis. A sua circulação já está a ser alvo de uma elevada monitorização a nível mundial, tendo sido já detetada em vários países à escala global - em, pelo menos, 38 países.
“A grande questão tem que ver com as vacinas, e levará tempo a compreender o impacto [da Ómicron] nelas. Esta variante tem um número significativo de mutações, conhecemos algumas delas porque também apareceram noutras variantes. Por isso, temos algumas pistas de que poderemos ter uma redução na eficácia das vacinas. Ainda não temos informação, levará uma, duas ou três semanas para saber”, afirmou, citada pela agência noticiosa Efe, a líder técnica de resposta à covid-19 na OMS, Maria Van Kherkove.
A epidemiologista Maria Van Kherkove esclareceu ainda que o retrocesso que houve na luta contra a pandemia da covid-19, em particular na Europa, onde houve um aumento significativo de infeções e hospitalizações, é fruto da circulação da variante Delta.
“Se adicionarmos outra variante, as coisas ficam mais complicadas”, admitiu.
Entre duas variantes - a Delta e a Omícron -, o apelo volta agora a incidir num reforço das medidas preventivas que todos já conhecemos: a vacinação, uso de máscaras, distanciamento físico, higienização das mãos e ventilação de espaços fechados.
- 20:48
- O Bayern Munique aproveitou hoje o clássico em casa do Borussia Dortmund para marcar distância para o rival na Bundesliga, em jogo da 14.ª jornada de grande emoção, com triunfo dos bávaros por 3-2.
-
- 20:36
-
Atlético de Madrid perde antes de viajar para o Porto
O Atlético de Madrid, campeão espanhol de futebol, perdeu hoje em casa com o Maiorca, por 2-1, no que foi o seu último jogo antes da decisiva visita ao estádio do Dragão, para a Liga dos Campeões.
-
- 20:08
-
Rio diz que Cabrita só se demitiu para não prejudicar PS e que Van Dunem "nada vai fazer no Ministério da Administração Interna"
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, “já devia ter saído” antes por causa dos erros que cometeu e acusou-o de só se demitir agora “para não prejudicar eleitoralmente o Partido Socialista”.
-
- 19:30
-
Catarina Martins diz que Eduardo Cabrita devia ter pedido a demissão há dois anos "quando Ihor Homenyuk foi assassinado"
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou hoje que a demissão de Eduardo Cabrita “peca por tardia” e que o ministro da Administração Interna já se devia ter demitido há dois anos.
-
- 19:28
-
Erro de Patrício e diferença de plantéis ditam derrota da Roma ante o campeão Inter
A Roma, treinada pelo português José Mourinho, foi hoje derrotada pelo campeão Inter de Milão (3-0), com a ajuda do erro do compatriota Rui Patrício, e somou o segundo desaire consecutivo na Liga italiana de futebol.
-
- 19:20
-
Covid-19: Irlanda encerra discotecas e impõe restrições para conter variante Ómicron
O Governo irlandês anunciou hoje novas restrições para conter a disseminação da nova variante Ómicron da covid-19, que incluem o encerramento de discotecas ou o distanciamento social em alguns locais.
-
- 18:34
-
Covid-19: Quase 1,5 milhões de pessoas já receberam dose de reforço. Mais 56 mil foram vacinadas nas últimas 24 horas
Mais 56.081 pessoas receberam a terceira dose de reforço da vacina da covid-19 nas últimas 24 horas, em Portugal, segundo os dados de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 18:18
-
No último podcast Angela Merkel faz novo apelo à vacinação
Angela Merkel, que na próxima semana deixa o cargo de chanceler, apelou hoje novamente à vacinação contra a covid-19 no último episódio de uma série de mais de 600 podcasts através dos quais costumava comunicar com os concidadãos.
-
- 18:06
-
Primeira derrota de Xavi Hernández aos comandos do FC Barcelona
O Bétis foi hoje à Catalunha vencer por 1-0, no que foi a primeira derrota de Xavi Hernández como treinador do FC Barcelona, em jogo da 16.ª jornada da Liga espanhola de futebol.
-
- 17:46
-
Pais de adolescente que matou alunos no Michigan dizem-se inocentes. Fiança é de um milhão
Os pais do adolescente que matou quatro alunos numa escola do Michigan, EUA, declararam-se hoje inocentes perante as acusações de homicídio involuntário, tendo-lhes sido estabelecida uma fiança de um milhão de dólares (cerca de 883 mil euros).
-
- 17:45
-
Liverpool vence Wolverhampton nos 'descontos' e assume liderança provisória
Um golo do belga Origi, no último minuto dos descontos, deu hoje uma 'suada' vitória ao Liverpool na visita ao Wolverhampton, de Bruno Lage, com os 'reds' a assumirem a liderança provisória da Liga inglesa de futebol.
-
- 17:17
-
Biden e Putin debatem na terça-feira tensões crescentes na fronteira com a Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Joe Biden, deverão reunir-se por videoconferência na terça-feira, avançou hoje o Kremlin, numa altura em que aumentam as tensões entre a Rússia e os EUA sobre a Ucrânia.
-
- 17:10
-
Republicanos escolhem Valérie Pécresse como candidata às eleições presidenciais francesas
Pela primeira vez na história da direita moderna em França, o partido Os Republicanos escolheu uma mulher como candidata às eleições presidenciais, Valérie Pécresse, com todos os seus concorrentes às primárias a demonstrarem apoio à sua candidatura.
-
- 16:43
-
Morreu Pedro Gonçalves, contrabaixista dos Dead Combo
O músico português Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, morreu este sábado, em Lisboa, aos 51 anos, disse à agência Lusa o agente do grupo, José Morais.
-
- 16:23
-
Covid-19: Portugal volta a superar os 100 mil testes num só dia
Cerca de 113 mil testes à covid-19 foram feitos em Portugal na quinta-feira, superando os cem mil num só dia pela segunda vez desde o início da pandemia, revelou hoje a 'task force' da testagem.
-
- 15:27
-
Legislativas: Costa promete que os apoios previstos no Orçamento terão efeitos retroativos a 1 de janeiro
O secretário-geral do PS prometeu hoje que os apoios sociais e as medidas de desagravamento fiscal que faziam parte do Orçamento chumbado terão efeitos retroativos a 01 de janeiro, se o seu partido voltar a formar Governo.
-
- 15:18
-
Josep Borrell afirma que a Europa precisa de migrantes — mas o fluxo deve ser regulado
A União Europeia (UE) "precisa de migrantes", ainda que alguns Estados discordem, mas o fluxo migratório "deve ser regulado" para não permitir que as pessoas "se tornem numa arma", alertou hoje o alto representante comunitário para os Assuntos Europeus.
-
- 15:15
-
Presidente da República deu posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna, que acumulará essas funções com as de ministra da Justiça nesta fase final da governação.
-
- 14:29
-
Passageiros sentem-se "mais seguros" com as novas regras de embarque para Portugal
A maioria dos passageiros que chegou hoje a Lisboa concorda com as novas regras estabelecidas por Portugal de apresentação de teste negativo para poder embarcar, considerando sentirem-se "mais seguros" por saber que no voo todos cumprem essa premissa.
-
- 11:05
-
Covid-19: Rússia teve o mês mais letal da pandemia em outubro com 74.893 mortos
A Rússia registou em outubro 74.893 mortes associadas à covid-19, o mês mais letal para o país desde o início da pandemia, divulgou na sexta-feira a agência de estatísticas Rosstat.
-
- 11:04
-
Covid-19: Incidência e mortes na Alemanha voltam a subir após dias em queda
A incidência do novo coronavírus na Alemanha situa-se hoje em 442,7 novas infeções por cada 100.000 habitantes em sete dias, subindo face a sexta-feira, e o número de mortos devido à doença aumentou para 378.
-
- 10:06
-
Tozé Brito e José Cid recuperam temas proibidos pela Censura em álbum a editar em 2022
Os músicos Tozé Brito e José Cid vão editar, em 2022, um álbum conjunto que inclui, entre outras, canções do Quarteto 1111, de que ambos fizeram parte, proibidas pela censura, como "Domingo em bidonville", "Pigmentação" e "João Nada".
-
- 09:24
-
Miguel Ricou: "Estamos a enfrentar um tsunami na saúde mental. Tenho poucas dúvidas sobre isso e muito medo da resposta”
O presidente do Conselho de Especialidade da Ordem dos Psicólogos e professor universitário de bioética, Miguel Ricou, defendeu hoje que Portugal está a enfrentar “um tsunami” na área da saúde mental como consequência da pandemia da covid-19.
-
- 09:21
-
Governo espanhol acredita num Natal sem medidas restritivas
Espanha aguentará a nova "investida do vírus" não sendo necessário aplicar medidas mais restritivas no Natal devido à covid-19, como acontece em outros países europeus, afirmou a porta-voz do Governo espanhol.
-