Ainda há covid?
Se há covid? Há. Com todas as atenções viradas para novos problemas, novas lutas; com o regresso das festas e encontros e a cada vez menor presença das medidas sanitárias, o mundo vai ficando mais próximo daquilo que era antes da pandemia. O novo normal ficou só na canção de Sérgio Godinho e deu lugar ao normal que já havia. Mas a covid-19 ainda existe.
Na última semana, foram registados 3,8 milhões novos casos de covid-19. É, sim, o valor mais baixo desde o aparecimento da dominante variante ómicron, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estes valores indicam uma descida de 17% relativamente ao número de contágios registados na semana anterior, entre 18 e 24 de abril.
Porém, insiste a OMS, esta redução de contágios deve ser analisada com cautela, tendo em conta a queda de testes realizados ao vírus SARS-CoV-2 em muitos países (o número de óbitos, por exemplo, cai mais devagar).
Mesmo assim, esta é a sexta semana consecutiva em que se verifica uma descida de casos a nível mundial, longe dos valores recorde registados em finais de janeiro, com mais de 23 milhões de casos de globais identificados por semana. A Europa continua a ser a região com mais contágios detetados durante os últimos sete dias analisados, com 1,8 milhões de casos — uma descida de 22% em comparação com os dados da semana anterior —, seguida da Ásia Oriental, com mais 1,1 milhões de contágios registados.
Entre 25 de abril e 1 de maio, registaram-se 15.700 mortes, o que equivale a uma redução de 3%, confirmando-se a tendência da descida da mortalidade que se verifica desde princípios de fevereiro. Os valores de mortalidade desta semana são os mais baixos desde o final de março de 2020 — mês em que a pandemia se tornou a realidade um pouco por todo mundo, Portugal incluído.
Na Europa, foram contabilizadas, na semana passada, 6.400 mortes por covid-19, uma descida de 16%, seguindo-se a América com 4.200 e 2.600 no sul da Ásia.
Desde o início da crise sanitária em 2020, foram registados 511 milhões casos a nível mundial, dos quais 6,2 milhões resultaram em mortes, o que faz desta a pior pandemia de toda a História desde a gripe de 1918-20.
Novas preocupações
Enquanto a covid-19 se transforma numa doença normal, surgem notícias de um outro estranho fenómeno: a Organização Mundial da Saúde registou até agora 228 casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças em vinte países de várias partes do mundo, afastando a sua ligação a uma área geográfica específica.
Desde os primeiros casos registados no Reino Unido, “são conhecidos pelo menos 228 casos prováveis reportados de 20 países e cerca de 50 estão sob investigação”, adiantou Philippa Easterbrook, especialista da OMS, numa conferência de imprensa em Genebra, citada pela agência Lusa.
Philippa Easterbrook salientou que apenas seis dos 20 países reportaram mais de cinco casos, tendo alguns dos restantes apenas comunicado uma ou duas situações de hepatite aguda em crianças, que já provocou uma morte e 18 transplantes do fígado. A investigação está a incidir sobre “todas as possibilidades” de causas infecciosas e não infecciosas, assegurou a especialista da OMS, que reafirmou ainda não existir qualquer ligação entre os casos registados e a vacina contra a covid-19, uma vez que a larga maioria das crianças diagnosticadas com hepatite aguda não tinha sido vacinada contra o coronavírus SARS-CoV-2.
Philippa Easterbrook referiu que uma das possibilidades mais fortes passa pela hepatite aguda ser provocada por um adenovírus, com base na proporção de casos que deram positivos para este vírus, e que têm sido feitos “progressos consideráveis” na última semana na investigação das causas. Um dos objetivos das várias linhas de investigação passa por perceber se o “adenovírus é realmente a causa” da hepatite e não uma “descoberta acidental” nas crianças analisadas, adiantou a investigadora.
Os adenovírus são um grupo de vírus muito comuns que são transmitidos entre pessoas e que muitas vezes causam infeções do sistema respiratório e digestivo, particularmente em crianças.
Segundo anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal tem quatro casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças, com idades entre os sete meses e os oito anos, e nenhuma apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico.
Os quatro casos suspeitos foram identificados nas regiões de saúde do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo e todos testaram negativo para hepatite A, B e C e para o vírus SARS-CoV-2, aguardando-se ainda resultados para a hepatite E em duas situações, revelou a DGS em comunicado.
Segundo a autoridade de saúde, um dos casos já testou positivo para adenovírus, tendo a amostra sido enviada para sequenciação ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Refere ainda que as crianças apresentaram um quadro clínico de hepatite aguda, estando em curso a avaliação laboratorial complementar e a avaliação epidemiológica.
“As crianças tiveram sintomas em abril e estiveram internadas, mas nenhuma apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico”, afirma a autoridade de saúde, sublinhando que se encontram em investigação fatores epidemiológicos como viagens ou ligações entre os casos, em colaboração com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).
Perante uma doença de causa ainda desconhecida, e que se encontra em investigação, a DGS recomenda o reforço de medidas gerais de proteção individual, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória, o arejamento e ventilação dos espaços interiores ou a limpeza e desinfeção frequente de equipamentos e superfícies.
- 20:48
- O diretor de Empreendimentos da Infraestruturas de Portugal (IP), José Carlos Clemente, admitiu hoje problemas no fornecimento de materiais necessários para as obras de modernização em curso na Linha da Beira Alta.
-
- 20:28
-
Se a Europa não os quer, há quem queira. FCT pode vir a apoiar projetos "rejeitados" lá fora
Os projetos científicos portugueses candidatos a bolsas do Conselho Europeu de Investigação, mas que não obtenham aprovação para financiamento na fase final do processo, podem vir a ser apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
-
- 20:21
-
CGTP intensifica a luta a partir de dia 27 e até inicio de julho
A secretária-geral da CGTP defendeu hoje a intensificação da luta para exigir respostas ao agravamento das condições de vida, começando com uma manifestação dia 27 em Lisboa, ações diversas em junho e terminando com uma ação nacional em julho.
-
- 19:04
-
Ministério do Ensino Superior não recebeu queixas de assédio
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje que o seu gabinete não recebeu quaisquer queixas de assédio moral ou sexual e voltou a assegurar que eventuais denuncias serão remetidas à inspeção-geral.
-
- 19:00
-
“Há um grande nepotismo na literatura portuguesa", denuncia João Reis
O escritor João Reis acusa o meio literário português de favorecer determinados autores, mesmo sem qualidade, em função de “recomendações”, enquanto outros são deixados de fora, o que já o levou a ponderar virar-se para o mercado anglófono.
-
- 17:39
-
Covid-19: Madeira mantém certificado digital ou teste negativo para visitas hospitalares
A Madeira vai manter a obrigatoriedade de certificado digital ou teste negativo à covid-19 para visitas em hospitais, indicou hoje o secretário da Saúde, sublinhando que a nova orientação nacional não se aplica, para já, no arquipélago.
-
- 16:56
-
EUA: Supremo pretende terminá-lo, mas a maioria da população defende proteção do direito ao aborto
A maioria dos norte-americanos inquiridos numa nova sondagem (54%) considera que o Supremo Tribunal do país deve manter a decisão que protege o direito constitucional ao aborto.
-
- 16:21
-
Constitucional condena CDS-PP a pagar multa de seis mil euros por campanha dos Açores em 2016
O Tribunal Constitucional condenou hoje o CDS-PP e o seu mandatário financeiro a pagarem coimas equivalentes a mais de seis mil euros devido a irregularidades na campanha das legislativas regionais dos Açores de 2016.
-
- 15:40
-
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde lança apelo universal a favor do direito ao aborto
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou hoje um apelo a favor do direito ao aborto, colocado em causa nos Estados Unidos por um projecto de acórdão do Supremo Tribunal.
-
- 15:22
-
Primeiro-ministro ucraniano agradece ao homólogo português apoio a sanções e refugiados
O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, sublinhou hoje a importância de reforçar as sanções à Rússia e agradeceu, numa conversa com o seu homologo português, António Costa, o apoio de Portugal à futura integração da Ucrânia na União Europeia (UE).
-
- 15:09
-
Luís Montenegro: "O maior cúmplice do Dr. André Ventura é o Dr. António Costa"
A única linha vermelha que estabelecerá com André Ventura é a do respeito pelos direitos humanos e valores democráticos que o PSD sempre defendeu. Luís Montenegro acha uma "imoralidade" ter-se inviabilizado a eleição de vice-presidentes da Assembleia da República do Chega e da Iniciativa Liberal.
-
- 15:01
-
Ucrânia: Ministra da Defesa diz que Portugal já enviou 170 toneladas de ajuda em material bélico e não bélico
A ministra da Defesa afirmou hoje no Montijo que Portugal está a apoiar a Ucrânia à medida das suas possibilidades e já enviou para aquele país mais de “170 toneladas de material bélico e não bélico”.
-
- 14:53
-
Fuga de gás na baixa do Porto resolvida. Trânsito ainda não foi regularizado
A fuga de gás registada hoje nas obras da nova linha Rosa da Metro do Porto na Praça da Liberdade já foi "resolvida" e o trânsito regressará, entretanto, à normalidade, adiantou a Câmara do Porto.
-
- 14:45
-
Rússia prepara parada militar em Mariupol a 9 de maio
A Rússia está a preparar uma parada militar no porto de Mariupol, há muito sitiado, para 09 de maio, dia em que Moscovo celebra a vitória sobre a Alemanha nazi, informaram hoje os serviços de informação ucranianos.
-
- 14:18
-
Costa afirma que ideia de ilegalizar PCP é inconcebível e condena "caça às bruxas"
O primeiro-ministro considerou hoje "inconcebível" a ideia de uma ilegalização do PCP por suposto apoio à Rússia, salientou o papel dos comunistas para a democracia portuguesa e condenou quem pretende criar "um clima de caça às bruxas".
-
- 10:42
-
Santi Mina, jogador do Celta de Vigo, foi condenado a quatro anos de prisão por abuso sexual
A decisão do tribunal implica ainda uma indemnização de 50 mil euros e 12 anos de uma restrição de 500 metros para com a vítima.
-
- 10:32
-
Nasceram “Timons” em Gaia. Zoo Santo Inácio dá as boas-vindas a três suricatas
Nasceram três "Timons" em Vila Nova de Gaia: trata-se de três crias de suricatas, nascidas em março no Zoo Santo Inácio. Os pequenos mamíferos, famosos pelo filme Rei Leão, juntam-se a uma família de 13.
-
- 10:31
-
Julgamento de Pedrógão Grande: alegações finais adiadas após juiz adjunto ter testado positivo à Covid-19
Teste positivo à Covid-19 de um dos juízes adjuntos levou a que as alegações finais do julgamento para apurar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, fossem adiadas. Juiz está com sintomas e, caso o teste PCR confirme o diagnóstico, o julgamento só é
-
- 10:02
-
Comboio Histórico regressa à Linha do Douro
O Comboio Histórico regressa à Linha do Douro a 4 de junho, estando programadas 37 viagens até 29 de outubro entre as estações do Peso da Régua e do Tua, anunciou hoje a CP.
-
- 09:58
-
Pequim encerra parte do sistema de metro para combater propagação do vírus
A cidade de Pequim encerrou hoje cerca de 10% das estações do seu vasto sistema de metropolitano, como medida adicional contra a propagação do novo coronavírus.
-
- 08:23
-
Von der Leyen anuncia proposta de proibição de importações de petróleo russo até ao final do ano
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou esta manhã que está a ser preparada "uma proibição total a todo o petróleo russo", como sanção devido à guerra na Ucrânia.
-
- 08:00
-
Quer conversar com Teolinda Gersão? Inscreva-se aqui
Autora de uma enorme e celebrada obra literária, o É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, recebe em maio a escritora e professora Teolinda Gersão.
-
- 06:00
-
Shining Girls: Não há más histórias sobre crimes!
Apesar de não ter descolado os olhos da passadeira vermelha do MET Gala, o evento anual que não passa de uma desculpa para ‘a malta’ se vestir bem, os meus últimos dias foram passados a ver uma série que certamente está a passar despercebida para muitos mas que vale a pena ver.
-