'Zedu' morreu e Angola está de luto — segue-se agora a luta familiar
O antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos.
José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, sendo regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.
Como foi divulgada a notícia da morte?
Através da Presidência da República angolana.
"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 [10:10 em Lisboa], (...) após prolongada doença", pode ler-se no comunicado.
O executivo angolano, que apresenta "profundos sentimentos de pesar" à família, apela ainda "à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”.
"O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis", acrescenta o comunicado.
O que se sabia sobre o seu estado de saúde?
O antigo Presidente da Angola estava há duas semanas internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona. Esta semana, a família tinha referido um quadro clínico "crítico e delicado", depois de uma paragem cardiorrespiratória, no dia 23 de junho, que conduziu a "complicações neurológicas".
O ex-Presidente tinha problemas de saúde há vários anos e foi acompanhado em Barcelona desde 2006.
O que disse a família durante o internamento?
A colocação de José Eduardo dos Santos nos cuidados intensivos trouxe à luz tensões no seio da família, nomeadamente entre a sua ex-mulher, Ana Paula, e pelo menos uma das suas filhas, Tchizé dos Santos.
Tchizé dos Santos apresentou uma queixa em Barcelona no início de julho e pediu que fosse aberto um inquérito por, entre outras questões, "a alegada tentativa de homicídio, falta de assistência a uma pessoa em perigo, ferimentos causados por negligência grave", de acordo com os dois escritórios de advogados que aconselham a filha do antigo presidente angolano.
De acordo com um dos seus advogados, a filha de José Eduardo dos Santos acredita que a ex-mulher do seu pai e o médico pessoal do ex-presidente são responsáveis pela deterioração da sua saúde.
E após a morte?
Tchizé dos Santos quer que o corpo do pai seja sujeito a uma autópsia "por receio" de que o corpo possa ser transferido para Angola.
É preciso que "o corpo do ex-presidente seja preservado e não entregue antes da realização de uma autópsia", disse a filha do ex-presidente num comunicado, citado pelas agências internacionais, alguns dias depois de ter apresentado queixa à polícia espanhola por "alegada tentativa de homicídio" contra José Eduardo dos Santos.
Tchizé dos Santos partilhou também nas redes sociais vídeos de manifestações em Luanda, com dezenas de pessoas que afirmam que o antigo presidente foi morto.
Por sua vez, a advogada que representa Tchizé dos Santos disse hoje que o antigo Presidente angolano não queria ser enterrado em Angola para evitar um aproveitamento político da cerimónia e porque os filhos não podem entrar no país.
Já o Presidente angolano, João Lourenço, disse que o Governo vai organizar as exéquias fúnebres do ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, para as quais conta com a presença de todos, incluindo a família “que está lá fora”.
Como vão ser os próximos dias em Angola?
O Presidente de Angola, João Lourenço, decretou hoje sete dias de luto nacional pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos.
"Tendo em conta os procedimentos associados ao passamento físico do antigo Presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos" e "havendo necessidade de estender-se o período de luto nacional inicialmente declarado, de modo a assegurar que as homenagens devidas à sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado decorram em período significativo", o atual chefe de Estado, João Lourenço, aumentou o período de luto nacional.
Assim, o luto nacional “tem a duração de sete dias” e inicia-se às 00:00 de 09 de julho, lê-se no novo decreto.
O Presidente de Angola tinha decretado hoje cinco dias de luto nacional, a começar também no sábado, pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, aos 79 anos.
“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”, refere o primeiro decreto presidencial do chefe de Estado.
Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 09 de julho, tal como agora, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.
O chefe de Estado angolano justifica a homenagem com o facto de o Presidente José Eduardo dos Santos ter sido “uma figura ímpar da Pátria Angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação Angolana, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da Paz e reconstrução e reconciliação nacionais”.
O luto nacional visa por isso “homenagear condignamente a sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado”, acrescenta o decreto presidencial.
Até ao momento, de Angola a Portugal, foram já muitas as reações à morte de José Eduardo dos Santos.
- 23:24
- Mais de 1.300 operacionais combatiam hoje à noite 18 incêndios ativos por todo o país, apoiados 405 viaturas e um meio aéreo, sendo o de maiores dimensões o que lavra em Ourém desde a tarde de quinta-feira.
-
- 22:35
-
Elon Musk desiste de comprar o Twitter. Empresa já reagiu e vai processar o magnata se negócio cair
O magnata Elon Musk deixou cair a sua proposta de compra da rede social Twitter de 44 mil milhões de dólares. O CEO da Tesla fez saber da decisão através de uma carta enviada pelos seus advogados. Musk arrisca-se a uma pesada multa por voltar atrás no negócio.
-
- 22:23
-
Tchizé dos Santos acusa João Lourenço de querer sobrepor-se à família
A filha do antigo presidente de Angola Tchizé dos Santos acusou hoje o atual chefe de Estado angolano de estar a tentar sobrepor-se à família, ao divulgar a morte de José Eduardo dos Santos e anunciar preparativos fúnebres.
-
- 21:15
-
Primeiras imagens de telescópio James Webb são de planeta gigante e nebulosa brilhante
As primeiras imagens coloridas e espetros obtidos pelo telescópio espacial James Webb, que vão ser revelados na terça-feira, reportam-se a cinco objetos cósmicos, incluindo uma das maiores e mais brilhantes nebulosas e um planeta extrassolar gigante.
-
- 21:05
-
Família de jornalista palestiniana Abu Akleh pede reunião com Biden
A família da assassinada jornalista palestiniana Shireen Abu Akleh solicitou hoje uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, durante a visita deste à região na próxima semana, e acusou Washington de encobrir o assassinato.
-
- 18:00
-
É oficial. Biden assina ordem executiva para mitigar efeitos da ilegalização do aborto nos EUA
O presidente norte-americano Joe Biden assinou hoje uma ordem executiva com o intuito de mitigar os efeitos da revogação do direito ao aborto no país, em resposta à crescente pressão dos grupos pró-escolha para que tome medidas.
-
- 16:07
-
Ronaldo falha digressão do United para continuar a "lidar com problema familiar"
O futebolista português Cristiano Ronaldo vai falhar o estágio do Manchester United, na Ásia e Austrália, para continuar a "lidar com problema familiar", com os 'red devils' a concederem "uma folga adicional", informou hoje o emblema da Liga inglesa.
-
- 15:31
-
Utentes já têm disponível informação sobre urgências no portal do SNS
O Portal do SNS disponibiliza, desde hoje, os horários de funcionamento dos serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia e bloco de partos, anunciou o Ministério da Saúde, aconselhando os utentes consultar esta informação antes de se deslocarem aos serviços.
-
- 15:09
-
Bojo, a queda ridícula do sempre-em-pé
A demissão de Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico que parecia inamovível, era apenas uma questão de tempo. Foi anunciada quinta-feira, depois de um filme de suspense entre o caricato e o implausível.
-
- 14:39
-
Proteção Civil eleva para nove os distritos em alerta laranja de risco de incêndio no sábado
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil elevou para nove os distritos de Portugal continental que estarão em alerta laranja no sábado, devido ao risco elevado de incêndio florestal.
-
- 14:30
-
Alterações laborais da Agenda do Trabalho Digno aprovadas na generalidade
A proposta do Governo que altera legislação laboral, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foi aprovada hoje na generalidade com votos favoráveis do PS, abstenção do PSD, Chega, BE, PAN e Livre e contra da IL e PCP.
-
- 12:36
-
Bandeira "azul e amarela" voltará a ser hasteada na Crimeia, diz Zelensky
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, numa mensagem de vídeo divulgada hoje nas redes sociais, que a bandeira ucraniana voltará a ser hasteada na Crimeia, como aconteceu já na ilha de Zmiinyi (Ilha das Serpentes).
-
- 10:48
-
"Aviso importante - Reembolso do IVA": Fisco alerta para emails falsos sobre alegados reembolsos de impostos
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje os contribuintes para o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes do fisco para recebimento de reembolsos, com um 'link' para páginas maliciosas, que recomenda ignorar.
-
- 10:34
-
Preços das casas aumentaram quase 13% em Portugal este ano
Os preços das casas aumentaram, no primeiro trimestre, 9,8% na zona euro e 10,5% na União Europeia (UE), com Portugal a apresentar uma subida acima da média (12,9%), divulga hoje o Eurostat.
-
- 10:32
-
Aulas arrancam até 16 de setembro. Conheça o calendário para os próximos dois anos letivos
O Ministério da Educação já publicou o despacho onde determina o calendário para os próximos dois anos letivos. As aulas vão começar até dia 16 de setembro.
-
- 09:07
-
A escola pública com a melhor média nos exames nacionais fica em Lisboa e dedica-se às artes
Com uma carga horária próxima de uma semana de 40 horas, os finalistas da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, destacaram-se no ano passado ao obter a melhor média nos exames nacionais, ocupando o primeiro lugar dos estabelecimentos públicos.
-
- 07:09
-
Genéricos começaram a ser vendidos em Portugal há 30 anos: a história de uma luta pela conquista da confiança
Quase metade dos medicamentos vendidos em Portugal são genéricos, uma opção que chegou ao país há 30 anos, mas que demorou anos a conquistar a confiança de profissionais e utentes e a ultrapassar a resistência dos laboratórios.
-
- 06:18
-
EUA: Joe Biden prepara ordem para proteger acesso ao aborto
O Presidente norte-americano, Joe Biden, vai hoje anunciar uma ordem executiva para proteger o acesso ao aborto, duas semanas após a anulação, nos Estados Unidos, do direito à interrupção da gravidez.
-
- 00:04
-
Rankings: Uma em cada dez escolas "chumba" nos exames do Secundário. Veja onde ficou a sua
Quase uma em cada dez escolas teve média negativa nos exames nacionais do secundário em 2021, segundo uma análise feita pela Lusa, que revela uma descida das notas em relação ao ano anterior.
-