Críticas às obras dos transportes. Em Lisboa são as indemnizações do Metro; no Porto as estações em modo Obélix
Fazem-se obras nas grandes cidades. Em Lisboa, o Metro está a crescer devido à nova Linha Circular. Já no Porto, o metrobus levou o arquiteto Álvaro Siza Vieira a projetar as novas estações.
Mas as obras não estão a ser assim tão pacíficas como se julgaria: numa das cidades as críticas fazem-se ouvir por parte dos moradores, na outra é o próprio presidente da Câmara que levanta a voz.
O que está a acontecer?
- Em Lisboa
Moradores da Travessa do Pasteleiro, no bairro lisboeta da Madragoa, que foram obrigados a desocupar as casas devido à expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, queixam-se da falta de pagamento das indemnizações a que têm direito.
"Quase dois meses decorridos da data do aditamento ao acordo indemnizatório, o Metropolitano de Lisboa não honrou o seu compromisso e responsabilidades e ainda não pagou qualquer indemnização aos moradores afetados", afirmou Carla Martins, em representação de um conjunto de moradores.
A moradora falava na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, no período de intervenção aberto ao público, solicitando aos deputados municipais que “atuem no sentido de resolver, com urgência, esta situação vergonhosa” relacionada com as obras do Metropolitano de Lisboa, nomeadamente a criação da Linha Circular, que ligará a estação do Rato ao Cais do Sodré.
Além das obras, os custos suportados pela empresa de transporte público incluem indemnização aos senhorios, residentes e proprietários e “o realojamento dos residentes pelo período da ocupação”.
Com um investimento total previsto de 331,4 milhões de euros, a Linha Circular ligará a estação Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, com inauguração prevista em 2025.
Horas depois, o Metro reagiu e diz estar “a proceder ao pagamento do valor adicional de indemnização” aos moradores.
Numa resposta escrita enviada à Lusa, a empresa reitera que os trabalhos de reforço estrutural dos edifícios localizados na Travessa do Pasteleiro, assim como os trabalhos de acabamentos no interior das frações, assegurados pelo ML no âmbito da expansão da rede para a criação da Linha Circular, “ficaram concluídos em maio”.
Contudo, por razões técnicas associadas aos trabalhos de escavação na estação Santos, os imóveis “não podem ainda ser utilizados em permanência, pelo que foi necessário prolongar o período de ocupação temporária”, prevendo-se que até 30 de setembro estejam reunidas as condições para “se iniciar o planeamento relativo à devolução das frações”.
“Face a essa realidade, o Metropolitano de Lisboa informou atempadamente as partes interessadas da situação e assegurou as devidas indemnizações adicionais, estando a proceder ao pagamento do valor adicional de indemnização em conformidade com o acordo celebrado”, acrescenta a empresa.
- No Porto
Já no Porto, as obras também são motivo de críticas — mas de outro tipo. Na Invicta, o presidente da câmara criticou as estações da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira que estão a ser construídas para o metrobus na Marechal Gomes da Costa, defendendo que parecem "ter sido feitas pelo Obélix".
“Há coisas que de facto não gosto. Se me perguntar se compreendo quer na Avenida da Boavista, quer na Marechal Gomes da Costa as estações que lá estão a ser feitas, eu não gosto. É a minha opinião, não percebo porque é que são feitas assim", afirmou Rui Moreira, que defendeu que as estações deviam assemelhar-se às novas paragens de autocarro que foram construídas na cidade.
"Olho para aqueles matacões, aqueles que me incomodam mais até têm uma assinatura de autor, que estão na Marechal Gomes da Costa, que, a meu ver, deviam ser costas com costas e coisas levezinhas, envidraçadas e não precisavam de ser coisas que parecem ter sido feitas pelo Obélix", afirmou.
Apesar das críticas, o autarca independente saudou algumas das opções levadas a cabo no projeto do metrobus, como a largura dos passeios e, consequentemente, a retirada de estacionamento à superfície, a colocação de árvores nos passeios e a retirada do Monumento ao Empresário para ali criar “um bosque com árvores”.
O metrobus ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) este ano.
As obras da primeira fase arrancaram no final de janeiro de 2023, estando previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).
Inicialmente, o projeto do 'metrobus' estava previsto apenas até à Praça do Império, mas como o valor da adjudicação (25 milhões de euros) ficou abaixo dos 66 milhões de euros, o Governo decidiu fazer uma extensão do serviço até à Praça Cidade do Salvador, conhecida como Anémona, em Matosinhos.
O investimento inicialmente previsto para o 'metrobus', de 66 milhões de euros, é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e os 10 milhões adicionais poderão ser também financiados pelo PRR, pelo Fundo Ambiental ou pelo Orçamento do Estado.
*Com Lusa
- 17:52
- O Palácio de Buckingham abre, pela primeira vez, a ala Este do palácio ao público e passa a permitir o acesso à sala que dá para a varanda de onde a família real britânica cumprimenta a multidão em grandes eventos.
-
- 16:02
-
Mais 95 milhões de euros para a Ucrânia. Montenegro anuncia aumento do apoio de Portugal na cimeira da NATO
O primeiro-ministro anunciou hoje o reforço da ajuda monetária de Portugal à Ucrânia em mais 95 milhões de euros.
-
- 15:04
-
Estátua de Anne Frank vandalizada em Amesterdão
Várias fotografias partilhadas nas redes sociais mostram a palavra “Gaza” escrita em tinta vermelha na base da estátua.
-
- 15:01
-
"Sou contra as eleições antecipadas”, garante Cavaco
O antigo Presidente da República Cavaco Silva afirmou hoje que é contra a realização de eleições antecipadas e, apesar de considerar provável que o Orçamento do Estado para 2025 seja aprovado, defendeu não haver “nenhum drama” caso seja chumbado.
-
- 14:49
-
Tudo pronto no Passeio Marítimo de Algés: conheça o recinto de 2024
O Passeio Marítimo de Algés já está pronto para receber os milhares de pessoas esperados, entre quinta-feira e sábado, para a 16.ª edição do Alive, que tem Arcade Fire, Dua Lipa e Pearl Jam como cabeças de cartaz.
-
- 14:47
-
Trump desafia "sonolento Joe Biden" para novo debate — desta vez sem moderadores
O ex-presidente Donald Trump desafiou o presidente Joe Biden para um novo debate esta semana, sem presença de moderadores.
-
- 14:40
-
Polícia de Londres procura homem armado com uma besta suspeito de matar família de comentador da BBC
A polícia procura, no norte de Londres, um homem que pode estar armado com uma besta. Na terça-feira, três mulheres foram encontradas com ferimentos que levaram à morte.
-
- 13:39
-
300 euros ou "nem mais um cêntimo". Ministério da Justiça assina acordo com guardas prisionais
O Ministério da Justiça apresentou hoje uma proposta de aumento do suplemento de missão de 300 euros aos sindicatos da guarda prisional e o acordo é “quase certo”, assegurou à Lusa fonte do Governo.
-
- 13:08
-
Mulheres com mau feitio!
Na biografia de Maria Teresa Horta, A Desobediente, escrevi: “Dá trabalho dar voz àquilo em que se acredita. Chega a ser cansativo. Mas é essencial não calar. A vida de muitas mulheres depende disso mesmo.”
-
- 12:46
-
"A Geração Ansiosa". E se os ecrãs forem os responsáveis pelo colapso da saúde mental entre os jovens?
"A Geração Ansiosa", do psicólogo norte-americano Jonathan Haidt, investiga o colapso da saúde mental entre os jovens — e oferece um plano urgente para uma infância mais saudável e livre de ecrãs. As taxas de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio aumentaram exponencialmente a partir de 2010
-
- 12:44
-
Nova equipa da Santa Casa de Lisboa encontrou irregularidades na gestão de Ana Jorge
A ministra do Trabalho disse hoje no parlamento que a nova administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa encontrou irregularidades na gestão de Ana Jorge e que o plano de reestruturação será apresentado à tutela para a semana.
-
- 12:14
-
Israel pede aos moradores que abandonem a Cidade de Gaza. "Continua a ser zona perigosa"
O Exército de Israel lançou hoje panfletos na Cidade de Gaza com "pedidos" para que todos os moradores sigam para o sul do território palestiniano, utilizando "corredores de segurança", segundo um correspondente da AFP.
-
- 11:57
-
"Olá, pai. Olá, mãe". Polícia Judiciária está a dar "forte abalo" nos esquemas por whatsapp
A Polícia Judiciária anunciou hoje que com mais detenções está a dar "um forte abalo nos esquemas "Olá, pai. Olá mãe" com a constituição de mais oito arguidos, anunciou hoje aquela polícia em conferência de Imprensa.
-
- 11:54
-
Dois minutos e 18 segundos foram suficientes para haver mais três feridos em San Fermín
Continuam as Festas de San Fermín, em Pamplona, Espanha. Na quarta corrida de touros, mais três pessoas ficaram feridas.
-
- 11:43
-
Passou o efeito Taylor Swift. INE fala em abrandamento da inflação mas preços continuam a subir
Os preços continuam a subir nos bens essenciais e nos combustíveis, apesar da taxa de inflação homóloga ter abrandado para 2,8% em junho, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 11:38
-
Dubai mantém detida mulher irlandesa acusada de tentativa de suicídio
Detenção de Tori Towey está a gerar indignação e solidariedade na Irlanda e já chegou ao primeiro-ministro Simon Harris. A mulher de 28 anos diz ter sido vítima de violência doméstica.
-
- 11:37
-
Homem transportou mais de 100 cobras vivas nos bolsos das calças para contrabando
O homem foi parado na alfândega enquanto tentava sair de Hong Kong com destino à cidade fronteiriça de Shenzhen, na China. Levava mais de 100 cobras vivas nos bolsos das calças.
-
- 11:30
-
Dados de saúde dos portugueses hackeados? PJ detém três pessoas por acesso ilegítimo aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou um grupo organizado cibercriminoso e deteve três pessoas por acesso ilegítimo a plataformas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e da Segurança Social Direta, revelou hoje o órgão de polícia criminal.
-
- 11:15
-
Polémica com helicópteros. Governo quer peritos independentes a estudar refundação do INEM
A ministra da Saúde anunciou hoje a constituição de uma comissão de peritos independentes e com experiência em urgência e emergência médica para analisar como se poderá refundar o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
-
- 10:38
-
NOS Alive começa esta quinta-feira: tudo o que precisa de saber
A 16ª edição do NOS Alive acontece já nos dias 11, 12 e 13 de julho e é importante os festivaleiros conhecerem algumas informações essenciais.
-
- 10:22
-
Um ano depois de se apresentar como alternativa ao Twitter, como está o Threads?
A Threads foi lançada pela Meta para concorrer diretamente com a X.com (ex-Twitter) e não tardou a fazer manchetes: em apenas cinco dias, roubou o título de “aplicação com o crescimento mais rápido da história” ao ChatGPT. Mas, volvido um ano, como está e o que mudou na esfera do microblogging?
-
- 10:00
-
"Ruína Azul". Jay e Alice viveram uma história de amor há 20 anos e voltaram a encontrar-se durante a pandemia
Jay e Alice têm um passado em comum ligado ao mundo das artes. Uma história de amor antiga e um rompimento traumatizante. Voltam a encontrar-se vinte anos depois, noutro país, durante a pandemia, num contexto inesperado: ele correu mundo sozinho, sem dinheiro nem conforto; ela teve uma vida familiar
-
- 08:44
-
Do sucesso à incerteza, conseguirá a esquerda voltar governar a França?
A coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) surpreendeu no domingo ao vencer as eleições legislativas em França, mas longe da maioria absoluta numa Assembleia Nacional (Câmara Baixa) com uma direita reforçada. Conseguirá formar governo?
-
- 07:55
-
Cacto raro torna-se na primeira espécie dos EUA a desaparecer pelo aumento do nível do mar
Uma espécie rara de cacto arbóreo foi extinta no estado da Flórida devido ao aumento do nível do mar nos Estados Unidos, no primeiro caso de desaparecimento de uma espécie por essa causa ligada às mudanças climáticas.
-