Pagers, walkie-talkies e painéis solares explodem no Líbano. Como é que isto afeta o sistema de comunicações do Hezbollah?
Na terça-feira, o Ministério da Saúde libanês anunciou que pelo menos oito pessoas morreram e cerca de 2.800 ficaram feridas, 200 das quais com gravidade, em resultado de explosões de pagers portáteis em Beirute e noutros pontos do Líbano.
O grupo xiita libanês Hezbollah confirmou por seu lado que as explosões de uma série destes dispositivos de mensagens na posse dos seus membros causaram a morte de pelo menos três pessoas, incluindo uma jovem e dois membros do movimento pró-iraniano. No total, segundo o último balanço divulgado, há 12 vítimas mortais deste primeiro ataque.
As detonações simultâneas ocorreram sobretudo em zonas do sul do país e nos subúrbios de Beirute controlados pelo movimento armado, que está envolvido em intenso fogo cruzado com Israel há mais de onze meses.
Já no dia de hoje, as explosões continuaram, desta vez em painéis solares e walkie-talkies, numa segunda vaga de detonações, que já matou nove pessoas e feriu outras 300, segundo o Ministério da Saúde.
A agência oficial de notícias do Líbano informou que sistemas de energia solar explodiram em casas de várias zonas de Beirute e no sul do Líbano, ferindo pelo menos uma menina.
A agência France-Presse (AFP) tinha dado conta anteriormente de relatos de explosões nos subúrbios sul de Beirute, onde decorriam os funerais de membros do grupo xiita libanês Hezbollah, mortos nos incidentes com pagers.
De quem é a responsabilidade ?
O governo libanês e o Hezbollah acusaram Israel, mas Telavive apenas comentou que acompanha a situação no país vizinho e não assumiu responsabilidade pelas explosões.
Por isso, o Hezbollah afirmou que os seus especialistas estão a realizar uma investigação “científica e de segurança” em grande escala para determinar as causas do sucedido, ao mesmo tempo que alertou para a propagação de rumores e informações falsas que servem a “guerra psicológica” de Israel.
Num comunicado publicado na plataforma de mensagens Telegram, o Hezbollah alertou para “o difícil preço que o inimigo criminoso deve esperar pelo seu massacre — e revelou que está a preparar uma queixa ao Conselho de Segurança da ONU, que vai reunir de emergência na sexta-feira.
Qual o impacto destas explosões no Hezbollah?
As explosões simultâneas desferiram um duro golpe no sistema de comunicação do grupo xiita pró-iraniano que pode enfraquecer as suas capacidades na guerra contra Israel.
Este ataque inédito soma-se a outros contra o Hezbollah nos últimos meses, incluindo operações contra comandantes ou responsáveis do movimento, como Fuad Shukr, um líder militar assassinado num bombardeamento israelita em 30 de julho, perto de Beirute.
Porquê o uso de pagers e walkie-talkies?
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre o Exército israelita e o Hamas, em 7 de outubro de 2023, o Hezbollah multiplica os ataques contra Israel a partir do sul do Líbano para apoiar o seu aliado palestiniano.
Por isso, desde as primeiras semanas, militantes, combatentes, funcionários da saúde e da administração do Hezbollah usam pagers e walkie-talkies para evitar o uso de telemóveis, já que, segundo uma fonte de segurança, a rede libanesa está infiltrada por Israel.
Os pagers que explodiram — alguns eram de um novo modelo importado — são utilizados "para chamar os combatentes para a frente de batalha, pedir aos responsáveis administrativos ou aos funcionários de saúde que ocupem os seus postos, mas também para alertar sobre um drone israelita", explicou uma fonte de segurança, que pediu para não ser identificada, à AFP.
O que se sabe sobre a marca dos pagers que explodiram?
A empresa de Taiwan Gold Apollo informou que autorizou a sua marca nos pagers que explodiram, mas que foram fabricados por uma outra empresa, com sede na Hungria.
Os pagers AR-924 utilizados pelos militantes foram fabricados pela BAC Consulting KFT, com sede na capital da Hungria, Budapeste, de acordo com um comunicado da Gold Apollo.
“De acordo com o acordo de cooperação, autorizamos a BAC a utilizar a nossa marca para vendas de produtos em regiões designadas, mas o design e fabrico dos produtos são da exclusiva responsabilidade da BAC”, pode ler-se no comunicado.
O presidente da Gold Apollo, Hsu Ching-kuang, disse aos jornalistas que a empresa teve um acordo de licenciamento com a BAC nos últimos três anos, mas não forneceu provas do contrato.
Com tantos feridos, como estão os hospitais no Líbano?
Dado o grande número de feridos, o Ministério da Saúde Pública libanês apelou a todos os hospitais das áreas afetadas para ativarem o nível de “alerta máximo” e para se prepararem para lidar com uma “necessidade urgente de saúde de emergência”.
Ontem, em Beirute, ouviu-se um grande número de ambulâncias a circular pela cidade após as explosões. Fotógrafos da agência Associated Press (AP) em hospitais do país descreveram que as urgências estavam sobrecarregadas com doentes, alguns em estado grave.
A agência de notícias estatal informou que os hospitais no sul do Líbano, no leste do Vale de Bekaa e nos subúrbios sul de Beirute, apelaram para a doação de sangue de todos os tipos.
Quais as consequências deste clima de insegurança no país?
O sucedido leva a algumas medidas por parte de outros países. Por exemplo, a companhia aérea Air France suspendeu os voos de Paris para Beirute e Telavive, pelo menos hoje e quinta-feira, devido à insegurança.
Num comunicado, a companhia de bandeira francesa disse que irá “acompanhar em tempo real a evolução da situação no Médio Oriente”. Além disso, especificou ainda que o retomar das ligações com o Líbano e Israel dependerá de “uma avaliação diária da situação” naqueles locais.
Os clientes foram notificados da suspensão a título individual e foi-lhes oferecido o reembolso do bilhete ou o adiamento da viagem. A Air France tem um voo diário de ida e volta entre o aeroporto parisiense Charles de Gaulle e Beirute e também um para Telavive.
*Com agências
- 22:15
- Mais um dia de fogo e fumo em Portugal. Agora, as chamas começam a ceder ao combate de bombeiros e populares, mas a situação ainda é complexa porque os incêndios têm "muita intensidade e energia". Fique a par das principais informações desta quarta-feira.
-
- 21:14
-
Alteração no 'X' contorna bloqueio no Brasil e alguns utilizadores têm acesso
A rede social X efetuou na noite de terça-feira uma alteração técnica no Brasil que lhe permite contornar o bloqueio ordenado pela justiça brasileira e permitir o acesso a alguns utilizadores, disse hoje a associação provedora de internet.
-
- 19:16
-
Zelensky diz que o seu "plano para a vitória" está "totalmente" pronto
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que o "plano para a vitória" da Ucrânia, que apresentará ao homólogo norte-americano, Joe Biden, até ao final deste mês, está "totalmente preparado".
-
- 18:37
-
Campanha de vacinação contra gripe e covid-19 começa sexta-feira
De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), foram adquiridas 2,1 milhões de vacinas contra a covid-19 para Portugal continental e ilhas e 2,5 milhões contra a gripe para o continente.
-
- 18:32
-
Fenprof marca manifestação para dia 5 de outubro em Lisboa
Sindicato e professores vão reunir-se, pelas 14h00, no Rossio, seguindo-se um desfile até ao Largo Camões, no Dia Mundial do Professor.
-
- 18:28
-
PR e MAI entre centenas de pessoas na despedida ao bombeiro de S. Mamede de Infesta
Centenas de pessoas, entre elas o Presidente da República e a ministra da Administração Interna, participaram hoje, em São Mamede de Infesta, Matosinhos, na missa do bombeiro que morreu no domingo no combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis.
-
- 16:59
-
Ministério Público abre inquérito tutelar educativo a aluno que esfaqueou colegas em escola da Azambuja
O Ministério Público (MP) abriu um inquérito tutelar educativo ao aluno de 12 anos que na terça-feira esfaqueou seis colegas dentro de um estabelecimento escolar em Azambuja, disse hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa.
-
- 16:39
-
Há novas opções para quem emite recibos verdes. Fichas de clientes e descrição de produtos e serviços são as novidades
A Autoridade Tributária (AT) incorporou três novas funcionalidades no portal de faturação. Uma delas permite incluir serviços com diferentes taxas de IVA no mesmo documento.
-
- 14:27
-
Tupperware declara falência, mas quer continuar a operar e proteger a marca
A multinacional norte-americana Tupperware iniciou o processo de declaração de falência, arrastada pela queda nas vendas, e vai procurar a aprovação do tribunal para continuar a operar e facilitar um processo de venda para proteger a marca.
-
- 13:41
-
Aluno de 12 anos esfaqueia colegas na Azambuja. O que acontece quando um pré-adolescente comete um crime?
Um aluno de 12 anos esfaqueou "aleatoriamente" seis colegas da escola básica de Azambuja, um dos quais com gravidade. Apesar de ter sido detido, o menor não responde criminalmente por ter menos de 16 anos. Contudo, a lei portuguesa prevê que possa ser aberto um inquérito tutelar educativo quando est
-
- 13:39
-
Aguiar-Branco quer parlamento aberto aos fins de semana para visita dos cidadãos
O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que o parlamento deverá abrir aos fins de semana para visitas dos cidadãos, num discurso em que também pediu menos trincheiras e mais consensos, designadamente nas questões orçamentais.
-
- 13:22
-
Operação da PJ na Ponte 25 de Abril. Autoridades perseguem e detêm três homens e recuperam objetos roubados em ourivesaria
A Ponte 25 de Abril foi encerrada ao trânsito pelas 12:30 devido a uma operação da Polícia Judiciária em colaboração com a PSP. A detenção dos suspeitos causou também um acidente.
-
- 13:19
-
Temperaturas descem. Chuva regressa mas só na sexta-feira no Norte e Centro
O perigo de incêndio rural vai começar a desagravar a partir de quinta-feira, dia em que são esperados aguaceiros, sendo mais prováveis nas regiões do Norte e Centro apenas na sexta-feira, disse a meteorologista Patrícia Gomes.
-
- 12:59
-
TAP com bilhetes Lisboa-Porto por 39€ devido aos incêndios. Ontem os valores ultrapassavam os 200€
A TAP tem bilhetes para voos entre Lisboa e Porto a 39€, a partir do dia de hoje e durante uma semana, devido aos incêndios. Ontem, os valores só de ida eram equivalentes a muitas viagens ida e volta para outros países.
-
- 12:31
-
Afinal, isto é como a América
As notícias de ataques em escolas norte-americanas surgem com uma regularidade assustadora. Muitas vezes, o resultado é a morte de crianças, de professores, de funcionários.
-
- 11:54
-
Passadiços do Paiva estão a arder: "É impensável" ter apenas 80 operacionais no terreno
Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, confirma que Passadiços do Paiva estão já a arder, que há 15 aldeias confinadas e falta de meios para combater incêndio.
-
- 11:13
-
Uma Super Lua e um eclipse lunar parcial em simultâneo. Veja as imagens
Os dois fenómenos foram visíveis no mundo inteiro, mas no Reino Unido e nos EUA foram observados com maior clareza.
-
- 11:00
-
As imagens de uma noite e madrugada de combate às chamas
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 8h00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
-
- 10:46
-
Seremos realmente todos um bocadinho psicólogos? Os psis e os pseudopsis
Certamente todos nós já nos encontrámos numa longa conversa com um amigo, familiar ou conhecido que se sentia mais triste ou a enfrentar alguma dificuldade. Quem nunca deu por si a ajudar o outro, reconhecer que algo não está bem na sua vida ou até a dar conselhos na tentativa de o ajudar a sentir-s
-
- 10:40
-
Adesão à greve dos trabalhadores da Carris é superior a 90%
A adesão à greve de 24 horas dos trabalhadores da rodoviária lisboeta Carris, por aumentos salariais e 35 horas semanais de serviço, era às 09:00 de hoje superior a 90%, disse à Lusa o sindicalista Manuel Leal.
-
- 10:37
-
Aluno que esfaqueou colegas em Azambuja detido e sujeito a avaliação psicológica
O aluno de uma escola de Azambuja que na terça-feira esfaqueou seis colegas “foi detido em flagrante delito” e levado para um hospital “para avaliação psicológica”, disse hoje à Lusa fonte policial.
-
- 09:37
-
"Situações inacreditáveis." Liga dos Bombeiros aponta falhas no comando devido às sub-regiões da proteção civil
"Falhas no comando impediram ajuda de bombeiros a concelhos vizinhos" critica o presidente da Liga dos Bombeiros, no Jornal de Notícias.
-
- 09:03
-
Vento complicou combate ao fogo em Águeda e situação voltou a descontrolar-se
O incêndio que lavra em Águeda, distrito de Aveiro, complicou-se durante a noite, com a alteração do vento e reacendimentos, e ao início da manhã de hoje a situação estava novamente descontrolada, segundo o presidente do município.
-
- 09:01
-
Apoiantes de Trump dizem-se dispostos a entrar "na linha de fogo" para salvá-lo
No primeiro comício de Trump desde a segunda suposta tentativa de assassinato que sofreu, foram muitos os seus partidários a defender que dariam a sua vida para proteger a do candidato republicano e a acusar os adversários democratas de incentivar ataques.
-