Menos "ameaças e chantagens" para a UE. Três países do Báltico fora da rede elétrica russa
A Estónia, a Letónia e a Lituânia abandonam a partir de hoje a rede elétrica russa para aderirem ao sistema europeu, um processo iniciado há anos e acelerado após a invasão da Ucrânia por Moscovo.
“Estamos a retirar à Rússia a possibilidade de utilizar o sistema elétrico como instrumento de chantagem geopolítica”, disse o ministro da Energia lituano, Zygimantas Vaiciunas.
Na rede social X, Kaja Kallas, chefe da diplomacia europeia e antiga primeira-ministra da Estónia, celebrou “uma vitória para a democracia”.
“Estamos prontos”, afirmou o primeiro-ministro lituano, Gintautas Paluckas, nas redes sociais, elogiando "o início de uma nova era de independência [energética]".
Quando começou este processo e qual o motivo?
O processo demorou vários anos devido a inúmeros problemas tecnológicos e financeiros e à necessidade de diversificar o fornecimento, nomeadamente através de cabos submarinos.
A mudança tornou-se urgente após a invasão russa da Ucrânia em 2022, que despertou nos países bálticos o receio de que Moscovo os visasse também.
Desde então, os três países deixaram de comprar gás e eletricidade russos, embora as redes elétricas continuassem ligadas à Rússia e à Bielorrússia, com regulação da frequência controlada por Moscovo.
Por isso, continuavam dependentes da Rússia para um fluxo estável de eletricidade, crucial para os aparelhos que necessitavam de um fornecimento de energia fiável, em particular nos processos industriais.
Como é que vai funcionar a partir de agora?
Depois de abandonarem a rede russa, às 07h00 de hoje, os países bálticos funcionaram em “modo isolado” para testar a frequência da rede.
“Precisamos de realizar testes para garantir à Europa a estabilidade do nosso sistema energético”, explicou Rokas Masiulis, diretor do Litgrid, operador estatal da rede elétrica lituana.
Os três países foram entretanto integrados na rede europeia através da Polónia. As autoridades lituanas e polacas iniciaram o processo de sincronização por volta do meio-dia de domingo e depois anunciaram que a ligação aconteceu "com sucesso".
Há contratempos previstos?
As autoridades alertaram para possíveis problemas. “Vários riscos a curto prazo, tais como operações (...) contra infraestruturas críticas, ciberataques e campanhas de desinformação” levadas a cabo pela Rússia, afirmou o departamento de Segurança lituano.
O operador polaco de eletricidade PSE anunciou o envio de helicópteros e 'drones' para controlar a ligação com a Lituânia.
O presidente da Letónia, Edgars Rinkevics, disse à emissora pública LTV1 que, embora os três países estivessem “totalmente preparados”, não podem “excluir possíveis provocações”.
Na Estónia, polícia e voluntários vão estar estacionados em infraestruturas elétricas essenciais até ao próximo fim de semana, devido ao risco de sabotagem.
Qual o impacto de tudo isto na UE?
A ligação dos Estados bálticos à rede elétrica europeia, após a sua desconexão da rede russa, liberta a União Europeia de “ameaças e chantagens”, disse hoje Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
“Hoje, estamos a ligar os Estados bálticos à rede elétrica da Europa continental. Estamos a cortar as últimas ligações com a Rússia. Estamos finalmente livres de ameaças e chantagens. Este é um dia histórico”, afirmou na rede social X.
*Com Lusa
- 20:55
- Os brinquedos não são só para os miúdos. Cada vez mais adultos estão a entrar na onda do "kidult" e são muitos aqueles que colecionam bonecos de todos os tipos.
-
- 19:35
-
Netanyahu garante que Trump está "decidido" a aplicar o seu projeto para Gaza
As declarações surgem depois de Trump dizer que pretende transformar Gaza na nova "Riviera do Médio Oriente".
-
- 19:15
-
Râguebi: estamos no Mundial
Portugal garantiu o apuramento para o campeonato do mundo da Austrália, em 2027. Lobos venceram a Alemanha por 56 - 14, alcançaram a segunda vitória na fase de grupos do REC2025 e asseguram a passagem aérea para a competição mundial que se realiza no Hemisfério Sul entre 1 de outubro e 13 de novembr
-
- 17:36
-
Pugilista irlandês de 28 anos morre após sofrer lesão cerebral em luta
John Cooney morreu devido a lesões cerebrais sofridas numa luta enquanto defendia o título superpluma do Celtic.
-
- 17:33
-
Recuperados corpos das 10 vítimas do acidente de avião no Alasca
Todos os corpos das 10 pessoas que morreram quando um voo regional caiu na costa do oeste do Alasca foram recuperados e identificados.
-
- 16:55
-
Argentino Rodolfo Lohrman recusa extradição para Portugal após detenção em Espanha
O argentino Rodolfo Lohrman, um dos fugitivos da prisão de Vale de Judeus capturado em Espanha, opõe-se à extradição para Portugal, indicou hoje à Lusa o seu advogado, defendendo a entrega do seu cliente às autoridades da Argentina.
-
- 15:59
-
Hong Kong vai proibir o uso de cigarros eletrónicos em público
Hong Kong vai proibir a posse e o uso de cigarros eletrónicos, conhecidos como 'vape', em público em meados de 2026, anunciou a principal autoridade de saúde da cidade este domingo.
-
- 15:16
-
Primeira edição de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" vendida em leilão por 25 mil euros
Uma primeira edição rara do livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que estava destinada a ir para o lixo, foi vendida em leilão por 25 mil euros (21 mil libras).
-
- 15:11
-
Jéssica Rodrigues campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo
A portuguesa Jéssica Rodrigues sagrou-se hoje campeã do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start, em Collalbo, Itália, conquistando o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno.
-
- 14:22
-
Dois novos sismos fizeram-se sentir na região de Santorini
Dois novos sismos, ambos com magnitude 4,1, foram registados a zona entre as ilhas de Santorini e Amargos, no sul do arquipélago das Cíclades, divulgou hoje a imprensa grega.
-
- 12:21
-
Tratamentos "milagrosos" a preços baixos. Médicos alertam para os perigos de fazer turismo de saúde
Profissionais de saúde estão preocupados com a ida de portugueses a países como a Turquia para fazerem procedimentos clínicos que, em alguns casos, resultam em desfechos desastrosos, situação que está a ser acompanhada pela diplomacia portuguesa.
-
- 11:50
-
Bíblia, sexual e erótica. "Não vejo que haja grande espiritualidade ou ética em muitas coisas"
A Bíblia é um livro religioso, mas não deixa de contar histórias de homens e mulheres. E, nessas, há também sexualidade e erotismo, em narrativas muitas vezes consideradas escandalosas. Para muitos um modelo, quando lida de forma literal a Sagrada Escritura traz episódios de patriarcas, profetas, re
-
- 11:16
-
Papa interrompe leitura da homilia por "dificuldades respiratórias"
O Papa Francisco interrompeu hoje a leitura da sua homilia do Jubileu das Forças Armadas na Praça de São Pedro devido a "dificuldades respiratórias", como o próprio explicou.
-
- 10:04
-
Rússia abate 36 drones ucranianos incluindo um perto de São Petersburgo
As defesas antiaéreas russas abateram no sábado à noite 36 drones em nove regiões da Rússia, incluindo um na região de Leninegrado, perto da cidade de São Petersburgo, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.
-
- 10:00
-
"Enciclopédia de Fadas". Emily Wilde, uma académica genial — e sem jeito para pessoas — que estuda as "Ocultas"
Emily Wilde, professora em Cambridge, é excelente em muitas coisas. É uma académica genial, uma investigadora fora de série e a maior especialista no estudo das fadas. Está, aliás, a escrever a primeira enciclopédia do mundo sobre elas. Mas não tem jeito para pessoas. Nunca conseguiu fazer conversa
-
- 08:33
-
A NATO tem de assumir a sua razão de ser
Em 1949, um grupo de países ocidentais criou uma aliança destinada a impedir a expansão da União Soviética. 76 anos depois, a NATO é mais uma confusão do que uma garantia.
-
- 08:28
-
A Santa Muerte, o culto mexicano importado por traficantes de drogas do Equador
Com luvas e fitas vermelhas nos pulsos como amuletos, policias inspecionam cuidadosamente um altar para a Santa Muerte. A figura da caveira uniu os cartéis mexicanos aos traficantes de drogas do Equador, que rezam por proteção contra a caça do Estado.
-
- 08:14
-
Ministério acredita que escolas estão preparadas para as provas digitais. Testes arrancam segunda-feira
O secretário de Estado da Educação acredita que as escolas têm condições e estão preparadas para as provas digitais, que vão ser testadas a partir de segunda-feira pelos alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos.
-