Afinal, quantos estrangeiros residem em Portugal?
As autoridades portuguesas estimam em 1,6 milhões o número de estrangeiros residentes em Portugal em 2024, de acordo com o relatório intercalar da recuperação de processos pendentes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) hoje divulgado.
O que dizem os números?
Segundo o documento, no final de dezembro de 2024 estavam registados 1.546.521 cidadãos estrangeiros em Portugal, um valor que “deverá ser corrigido em alta, previsivelmente em mais 50 mil”, quando for concluído o tratamento dos pedidos de regularização ao abrigo do ‘regime transitório’ criado pela Assembleia da República.
Este regime abria a porta à regularização de quem estava já em território nacional antes de 3 de junho de 2024, data em que foi eliminada a figura da manifestação de interesse, um recurso jurídico que permitia a obtenção do cartão de residente por quem tivesse descontos tributários, apesar de ter entrado com visto de turismo.
“Estima-se que, com esta revisão, o número de estrangeiros em Portugal em 2024 seja de cerca de 1.600.000”, refere o relatório, salientando que o trabalho da Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes na AIMA implicou “uma correção estatística ao número de cidadãos estrangeiros em Portugal nos anos anteriores a 2024”.
De “1.044.606 para 1.293.463 em 2023, o que representa um aumento de 248.857 face ao número apresentado no Relatório de Migrações e Asilo relativo a 2023”, pode ler-se no documento.
Quem entra no país procura uma autorização de residência?
Segundo o relatório, desde 3 de junho do ano passado “verificou-se uma redução de 59% do fluxo de entradas de cidadãos estrangeiros em Portugal que tinham em vista a obtenção de uma autorização de residência”.
Além destes valores, estão contabilizados 61.648 cidadãos residentes “ao abrigo do regime de proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia”.
Segundo o documento do Governo, as manifestações de interesse, que tinham “caráter eventual e extraordinário”, passaram a “constituir um regime geral de obtenção de autorizações de residência sem necessidade do mesmo, sendo suficiente para o efeito, o registo informático online” dos documentos adequados.
Com várias alterações legislativas, “abria-se a possibilidade de um cidadão estrangeiro permanecer em território nacional, ainda que tenha entrado e permanecido de forma irregular no país”, contribuindo para “o crescimento expressivo dos pedidos de autorização de residência”.
No total, em junho de 2024, “contabilizavam-se 446.921 processos de manifestação de interesse” pendentes.
Relativamente às manifestações de interesse pendentes, foram agendados 261.101 casos e foram notificados para extinção 177.026 processos, pode ainda ler-se no documento.
Um relatório depois da manifestação e dos pedidos
O documento de hoje surge após um dia marcado pela manifestação de uma centena de imigrantes asiáticos que se concentraram em frente à AIMA, em Lisboa, para contestar a falta de respostas das autoridades portuguesas e exigir direitos iguais para todos.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da associação, Timóteo Macedo, criticou o acordo assinado recentemente entre o Estado português e as entidades patronais para a contratação nos países de origem, conhecido como Via Verde, dizendo que desta forma os trabalhadores vão ficar "escravizados e nas mãos dos patrões".
O presidente da associação referiu à Lusa que têm recolhido muitas queixas de imigrantes do Bangladesh, Nepal, Paquistão e Índia. “[Aqueles] que o Estado português não quer aceitar”, adiantou.
"Queremos políticas públicas decentes de imigração. Queremos que o Governo ponha a AIMA a funcionar de forma eficaz (...), com trabalhadores não precários. Isto não deve ser uma contratação de serviços, deve ter trabalhadores efetivos e motivados para resolver os problemas dos imigrantes", afirmou Timóteo Macedo.
O responsável exigiu ainda do Governo "outro olhar para as questões da imigração": "O Governo não deve olhar para os imigrantes como pessoas descartáveis".
Lembrou que "Portugal precisa de milhares de imigrantes para resolver os seus problemas" e, por isso, "não pode fechar os olhos".
"Os portugueses têm familiares que já foram imigrantes e não gostariam que lhes fizessem o que estão a prometer fazer com estes. Expulsá-los, tratá-los como descartáveis".
*Com Lusa
- 19:42
- Duas adolescentes foram hoje resgatadas do mar na praia da Póvoa de Varzim, depois de terem ficado em dificuldades devido às correntes. Na Costa da Caparica, um jovem continua desaparecido.
-
- 19:16
-
Importações chinesas taxadas a 104% nos EUA a partir de quarta-feira
A Casa Branca confirmou hoje que os Estados Unidos passarão a taxar a 104% as importações chinesas a partir de quarta-feira, cumprindo a ameaça de aumento das tarifas em 50 pontos percentuais.
-
- 17:55
-
Eurodeputada Ana Catarina Mendes quer saber como é que Bruxelas vai regular as redes sociais
A eurodeputada socialista Ana Catarina Mendes questionou hoje a Comissão Europeia sobre os “eventos perturbadores” de divulgação de um vídeo da alegada violação de uma menor e de fotografias íntimas não consentidas em Portugal, pedindo ação de Bruxelas.
-
- 16:56
-
Portuguesa UpHill lidera projeto europeu para interligar dados de saúde de 3 milhões de cidadãos
O projeto representa um investimento de 8 milhões de euros, junta 38 parceiros de 12 Estados-Membros da União Europeia e vai impactar mais de 3 milhões de pessoas.
-
- 15:44
-
Ex-soldado diz ter simulado furto de cartão bancário para ser expulso da Força Aérea
Um dos ex-soldados que terá, alegadamente, sido alvo de praxes violentas por antigos militares da Força Aérea na Base de Monte Real, em Leiria, contou hoje ter simulado o furto de um cartão bancário para ser expulso daquela instituição.
-
- 15:21
-
Colisão entre autocarro e pesado de mercadorias no Cartaxo. Há 40 feridos
Um acidente entre um autocarro e uma viatura pesada de mercadorias provocou hoje 40 feridos, na Estrada Nacional 3 (EN3), na zona de Cruz do Campo, concelho do Cartaxo. A circulação foi restabelecida pelas 21:15 de hoje.
-
- 15:14
-
Harry volta a pedir proteção policial no Reino Unido. Porque dizem que não os tribunais e o que pretende o duque de Sussex
O príncipe Harry recorreu esta terça-feira ao Tribunal de Justiça de Londres para tentar revogar a decisão que o privou de proteção policial nas suas visitas ao Reino Unido.
-
- 13:25
-
Morreu Aurélio Pereira, o homem que descobriu Futre, Figo e Cristiano Ronaldo
Antigo olheiro do Sporting, que liderou também o departamento de futebol dos leões, faleceu esta terça-feira aos 77 anos.
-
- 12:06
-
Dificuldade em encerrar uma conta no banco? Isto é o que precisa de saber
Caso tenha conta num banco e pretenda encerrá-la, pode fazê-lo em qualquer momento e sem custos. Mas há requisitos necessários.
-
- 11:22
-
Papa Francisco continua a recuperar e começa a receber visitas
O Vaticano atualizou na manhã desta terça-feira as informações sobre o estado de saúde do Papa Francisco.
-
- 10:09
-
Deu água a uma chita e agora vai ter de responder a um inquérito
As autoridades do Parque Nacional de Kuno, na Índia, vão avançar com uma ação disciplinar contra um trabalhador florestal que foi visto a oferecer água a uma chita e às suas crias num vídeo que se tornou viral.
-
- 10:00
-
"Easyway – O Método Fácil para Deixar de Fumar". O segredo está aqui (mesmo que não tenha força de vontade)
Robert Pattinson, Ellen DeGeneres, Anthony Hopkins, Jason Mraz e David Cameron testaram a eficácia do método "Easyway" e garantem ter deixado de fumar sem esforço, de forma imediata e definitiva. Neste livro de Allen Carr, fumador compulsivo durante 33 anos, pode aprender os truques para cumprir o m
-
- 09:37
-
Anjos vs. Joana Marques: do Instagram para o tribunal, o que está em causa neste processo
A dupla de cantores Sérgio e Nelson Rosado, conhecidos como Anjos, está neste momento a processar a humorista Joana Marques, alegando que uma piada que esta fez nas rede sociais em 2022 teve impactos graves nas suas carreiras e nas suas vidas pessoais, bem como nos elementos das suas equipas. Mas qu
-
- 07:37
-
Seis jornadas intensas para decidir o título: o que falta jogar a Benfica e Sporting
Benfica lidera com mais dois pontos que o Sporting, mas tem, teoricamente, um calendário mais complicado até final da temporada.
-
- 06:13
-
“Eu sinto na pele todos os dias quando vou a um supermercado". Associações ciganas querem anticiganismo reconhecido como racismo
As associações ciganas não vão desistir até que o anticiganismo seja considerado uma forma de racismo, garantiu o vice-presidente da Associação Letras Nómadas, que diz sentir todos os dias a discriminação, a desconfiança e o escrutínio no espaço público.
-
- 05:36
-
O que se passa com o Cais do Ginjal? Câmara de Almada e a Administração do Porto de Lisboa em braço de ferro sobre responsabilidade em zona emblemática do concelho
A presidente da Câmara Municipal de Almada acusou a administração central de "ter o mau hábito de querer as melhores zonas do concelho e de impedir o desenvolvimento e a reabilitação".
-
- 05:29
-
Descoberto um líquido surpreendente. Imagine o seu molho da salada e agora imagine que, ao agitar, ganha a forma perfeita de um vaso grego
Físicos anunciaram uma descoberta surpreendente, daquilo a que chamam "líquido que recupera a sua forma”, desafiando algumas expectativas antigas derivadas das leis da termodinâmica.
-
- 05:13
-
Lobo gigante de “A Guerra dos Tronos” torna-se o primeiro animal ‘desextinto’ da história
O lobo-terrível, considerado a inspiração do lobo que simboliza a Casa Stark em "A Guerra dos Tronos" e que esteve extinto durante mais de 12.500 anos, foi trazido de volta à vida, tornando-se o primeiro animal ‘desextinto’ da história.
-
- 04:55
-
Estados Unidos despedem a vice-almirante Shoshana Chatfield, uma das principais oficiais na NATO
O Governo norte-americano despediu a vice-almirante Shoshana Chatfield, uma das principais oficiais militares dos Estados Unidos na sede da NATO em Bruxelas, informou o jornal The Washington Post.
-