O maestro Seiji Ozawa, antigo titular da Sinfónica de Boston e da Ópera Estatal de Viena, vencedor de prémios Grammy e Emmy, morreu na terça-feira, em Tóquio, aos 88 anos, anunciou hoje a sua agência, Veroza Japan.
Em "O mapa do conhecimento", a historiadora Violet Moller refaz o caminho de manuscritos que se acreditava terem sido perdidos após a queda do Império Romano. A autora leva-nos numa jornada de homens ávidos de conhecimento, copistas e humanistas, contrabandistas de obras de astronomia, matemática e
O presidente do Hot Clube de Portugal, Pedro Moreira, considera que, aos cem anos, o Jazz em Portugal está pleno de qualidade e diversidade, mas o mercado mantém-se "extremamente" limitado e com honorários iguais ou inferiores aos dos anos 1990.
O (H)aver Teatro – Grupo de Teatro Amador da ACERT estreia na sexta-feira, em Tondela, “Maleitas de Portugal”, um espetáculo que tem na ironia “a grande receita” para os problemas do país, disse à agência Lusa um responsável.
O Monstra - Festival de Animação de Lisboa deste ano acontece sob o tema da liberdade de expressão, associando-se às comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, foi hoje anunciado.
A tradição de oferecer dinheiro no Ano Novo Lunar, para desejar sorte e afastar maus espíritos, tem origem há mais de dois mil anos na China e é mantida por muitos portugueses em Macau.
Novos autores nacionais e estrangeiros estreiam-se no mercado livreiro português em fevereiro, mês que trará também de volta nomes como Fernanda Melchor, Claire Keegan ou Jon Fosse, e levará várias novidades ao festival literário da Póvoa de Varzim.
O pai do Jazz em Portugal, Luís Villas-Boas, completaria em março 100 anos e a data foi o mote para uma biografia que inclui uma coletânea de 70 entrevistas divulgadas em imprensa, rádio e televisão, entre 1948 e 1994.
Surma vai levar o disco "alla" em digressão por Espanha, França, Suíça e Itália entre fevereiro e março, num conjunto de 19 atuações que visam o relançamento internacional do projeto, anunciou a cantautora Débora Umbelino.
O grupo norte-americano Warner Music anunciou nesta quarta-feira que irá demitir 10% dos seus funcionários, o que corresponde a 600 vagas, como parte de um plano de redução de custos de 200 milhões de dólares.
O Carnaval de Torres Vedras ultima os preparativos para receber mais de meio milhão de visitantes mascarados entre sexta-feira e quarta-feira, quando comemora o seu centenário com o maior orçamento de sempre devido à inflação.
A primeira peça do dramaturgo Martin McDonagh, "A rainha da beleza de Leenane", centrada numa relação doentia entre mãe e filha, dentro de uma casa, sobe ao palco do Trindade, em Lisboa, no dia 15, encenada por Sandra Faleiro.
"A Vida na Selva" é uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem entre lembranças de infância e palestras proferidas já como escritor, depois de uma carreira como magistrado, político e homem desde sempre ligado ao mundo da justiça. O que começou por ser o título de
A história e histórias do Jazz em Portugal, bem como do seu principal divulgador, Luís Villas-Boas são contadas num espetáculo de teatro e música, a ser apresentado em Lisboa na sexta-feira, num dia dedicado àquele género musical.
Os livros “A invenção do canto e outros versos”, de Carlos Tê, e “Razão de ser e outras letras”, de João Monge, marcam o início de uma série dedicada aos escritores de canções, que chega hoje às livrarias.
O duplo signo da liberdade e da esperança marcam a programação cultural deste ano na Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, com exposições de Ana Vidigal e Alfredo Cunha e uma coletiva de artistas nascidos após 1974.
Os filmes “A febre de Maria João”, de Afonso e Bernardo Rapazote, e “Sagrada Família”, de Diogo S. Figueira, são os mais nomeados para a segunda edição dos Prémios Curtas, revelou o organizador, André Marques.
Sérgio Godinho leva-nos a Guimarães e ao norte de França, em Compiègne, com "Vida e Morte nas Cidades Geminadas", o livro que marca o seu regresso ao romance. A trama desta história de encontros e desencontros centra-se em duas personagens: Amália, portuguesa, que canta fados em ré e tem o apelido R
A edição de 2024 da digressão "Casca de Noz", de Miguel Araújo, mistura alguns dos seus maiores êxitos com músicas nunca antes apresentadas ao vivo e duas canções totalmente novas, uma delas ao estilo de intervenção.
Taylor Swift tornou-se hoje a primeira artista a vencer o Grammy de Melhor Álbum pela quarta vez, com a consagração de "Midnights" na 66.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências de Gravação.
"O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa" disponibilizará até ao final do mês, na loja de Nova Iorque, uma conserva de edição limitada fruto de uma "colaboração improvável, mas muito feliz" com o filme “Pobres Criaturas”, anunciou a marca.
A cerimónia dos Grammy, os prémios norte-americanos de música, está marcada para esta noite, em Los Angeles, madrugada de segunda-feira na Europa, com a cantora portuguesa Maria Mendes entre os nomeados e uma atuação em estreia de Joni Mitchell.