Um tribunal indiano levantou esta semana a proibição imposta na Índia ao livro mais controverso do escritor Salman Rushdie, "Os Versículos Satânicos", desde a publicação em 1988.
A 48.ª edição do Cinanima -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho arranca sexta-feira e, até 17 de novembro, terá em competição 113 filmes que, após as tonalidades da produção pós-covid, retomam agora "paletas cromáticas fortes".
A companhia Marionet vai apresentar em Coimbra, em dezembro, “O Virtuoso”, peça inglesa de 1676 que é tida como a primeira que tem um cientista como protagonista, numa altura em que a ciência moderna dava os primeiros passos.
Barreiras de atitude, lentidão de processos e a ausência de criatividade em quem decide colidem com a vontade da pessoa com deficiência de aceder à Cultura no Porto, denunciaram interlocutores ligados a associações e ao teatro.
O percurso do músico Dino D’Santiago serviu de base a uma tese de mestrado agora editada em livro com o título “Funaná is the new funk”, a ser apresentado hoje em Lisboa.
"Viagem a Saramago" não é um livro que trate a «viagem» em sentido específico, até porque o vocábulo é em si tão aberto como os pontos de partida e os cais de chegada. Considerando a noção de viagem em sentido literal, como forma de deslocação de um ponto para o outro, mas também em sentido figurado
A estreia da adaptação para palco da série de animação infantil “Bluey” em Portugal terá mais uma sessão em dezembro, devido à elevada procura de bilhetes das três sessões agendadas para novembro, foi hoje anunciado.
Um homem encapuzado sai do carro e abre fogo contra a multidão. Morrem dezenas de pessoas, incluindo bebés. Depois do massacre, tira a máscara e revela a sua identidade: Tomás Noronha. Um polícia na Rússia é alertado para atividades suspeitas na cave de um prédio. O que descobre irá mudar a história
Gregório Duvivier tem na língua portuguesa não somente uma pátria, mas uma obsessão. Ou, como dizem os jovens, um hiperfoco e é isso que quer mostrar a Portugal com a sua nova peça 'O Céu da Língua'.
Um projeto para a primeira infância prevê criar até 2027 uma solução de ‘software’ e ‘hardware’ com recurso à inteligência artificial e realidade aumentada para bebés “escreverem” uma partitura em tempo real e “cantarem” e “tocarem” para os pais.
O combate aos jacintos-de-água, uma espécie invasora aquática que tem afetado os cursos de água do Baixo Mondego, leva cerca de uma década e é o município de Montemor-o-Velho aquele que mais investimento e ações concretas tem realizado.
Em "Anora", o mais recente filme de Sean Baker e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, acompanhamos a tumultuosa jornada de uma jovem stripper que, ao casar-se impulsivamente com o filho de um oligarca russo, vê a sua vida virar do avesso. Estreado esta semana nas salas portuguesas, promete cativar o
A escritora Stephanie Vasconcelos, filha de uma mãe russa e um pai luso-angolano, partilha no seu primeiro romance “A Tua Melanina” as dificuldades dos relacionamentos interculturais, numa obra autobiográfica, com partes de ficção.
“Melhor não contar” é um livro em que Tatiana Salem Levy expõe a sua intimidade, o luto da mãe, o assédio do padrasto, o aborto tardio, subvertendo essa ideia de que “o lugar da mulher é o do sussurro”.
Os jovens residentes em Portugal, que nasceram em 2005 ou 2006, podem aceder a um cheque-livro, no valor de vinte euros, a partir de 4 de novembro, revelou hoje a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
O romance “Se não quiseres amar agora no inverno, quando?”, de António Cabrita, venceu o Prémio Literário Armando Baptista-Bastos, anunciou hoje a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, de Lisboa, que promove o galardão.
Com diversos atos culturais a embaixada de Portugal na Venezuela e o Instituto Camões assinalaram o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, na cidade de Valência, estado de Carabobo (170 quilómetros a oeste de Caracas).
Fundada há 14 anos, a Araca Editores quer ver livros em português no mercado da Venezuela, estando disponível para colaborar nesse sentido com as autoridades portuguesas, disse uma dirigente da empresa à Lusa.
O romance “Revolução”, de Hugo Gonçalves, é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora, com o valor pecuniário de 15 mil euros, anunciou hoje a Estoril Sol, que promove o galardão.
De 4 a 24 de novembro, o LU.CA (Teatro Luís de Camões) dedica uma programação especial a Alexandre O’Neill, no ano em que o poeta completaria 100 anos. O Ciclo O’Neill vai incluir a estreia nacional de um espetáculo de teatro, uma exposição, oficinas e programação online.
O Teatro das Beiras promove, entre 7 e 16 de novembro, a 42.ª edição do Festival de Teatro da Covilhã, que conta na programação com sete espetáculos de teatro, nove sessões, dois concertos e um colóquio.
O teatro Armando Cortez, na Casa do Artista, em Lisboa, reabre ao público oficialmente na quarta-feira, após as primeiras obras de manutenção de que foi alvo desde que abriu em 2003.