O Governo britânico cedeu à pressão política e anunciou hoje um imposto extraordinário sobre o setor petrolífero para pagar um novo pacote de ajuda de 15.000 milhões de libras aos britânicos para enfrentar o aumento do custo de vida.
O Governo aprovou hoje uma proposta de lei que regula o acesso a metadados referentes a comunicações eletrónicas, salientando que a nova legislação apresenta “um novo paradigma” e não cria uma base de dados separada.
A Itália revogou por "indignidade" a condecoração que concedeu ao primeiro-ministro russo, a dois outros membros do Governo e ao presidente do banco VTB, a segunda maior empresa bancária estatal da Rússia, noticiou hoje a imprensa local.
O Livre anunciou hoje que se vai abster na votação final global do Orçamento do Estado para 2022, saudando a aprovação de algumas das suas propostas mas ressalvando que o documento não responde "às crises social, económica e climática".
O diretor interino da agência de saúde pública da União Africana manifestou hoje a esperança de que o episódio de açambarcamento de vacinas observado durante a pandemia de covid-19 não se repita com o atual surto do vírus Monkeypox.
O arquiteto Pedro Gadanho, autor do livro "Climax Change!: How Architecture Must Transform in the Age of Ecological Emergency", defende "uma arquitetura mais local" e refere o potencial português na produção de cânhamo em alternativa ao betão.
O gestor da Estratégia Nacional Para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim, revelou hoje que em 2020 saíram das ruas quase 500 pessoas e frisou que “ajudar não é só dar comida”.
O presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que a decisão de retirar metade da ciclovia do lado direito da Almirante Reis foi tomada após ouvidas "mais de 600 pessoas", pelo que votará contra uma nova proposta de consulta pública.
A Gebalis está hoje e na sexta-feira a desocupar imóveis ocupados ilegalmente no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, o que, segundo a associação Habita, vai deixar na rua famílias com filhos pequenos.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, alertou hoje que, embora a gravidade tenha diminuído, Portugal "ainda está em pandemia" e revelou que atualmente estão ativos 193 surtos em lares.
Entre quarta e quinta-feira, um troço da ciclovia que faz o percurso ascendente da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, desapareceu. A situação foi sinalizada por um vereador do Bloco de Esquerda. Câmara confirma intervenção, mas fala em "ensaio de raspagem" necessário para o projeto futuro de alterar
A Direção-Geral da Saúde confirmou esta quinta-feira nove novos casos de infeção humana pela varíola-dos-macacos. O total de casos do vírus "monkeypox" sobe, assim, para 58. Portugal vai comprar vacinas.
A investigadora Margarida Gaspar de Matos admite que a pandemia tenha levado ao retraimento ou depressão nalguns jovens, e a comportamentos de transgressão noutros, mas sublinha que é perigoso fundar a criminalidade no género musical.
A proposta do Chega para baixar o IVA da tauromaquia para 6%, rejeitada em plenário, gerou hoje um debate tenso entre este partido e o PAN, com uma acusação de “hipocrisia” que levou vários partidos a pedir elevação.
A Rússia disparou mais mísseis na campanha da Ucrânia do que qualquer outro país em outros conflitos desde a Segunda Guerra Mundial, referem especialistas militares à revista norte-americana Newsweek, que sublinha falhas da campanha russa.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse hoje que a Europa não pode permitir que o Presidente russo, Vladimir Putin, ganhe a guerra contra a Ucrânia, garantindo estar convencido que isso não acontecerá.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens por suspeita da morte de um jovem de 16 anos em dezembro do ano passado, na sequência de confrontos à porta de uma discoteca na zona de Santos, Lisboa, foi hoje anunciado.
Israel admitiu aos Estados Unidos ser responsável pelo assassinato de um coronel da Guarda da Revolução do Irão no domingo, morte pela qual o Irão garantiu vingança, avançou hoje o jornal norte-americano The New York Times.
A Associação de Fruticultores de Armamar (AFA) contestou o estudo da rede de organizações não governamentais “PAN Europa” sobre a quantidade de pesticidas perigosos nas maçãs e peras portuguesas, considerando que está desatualizado e não tem “dados representativos”.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje uma reforma da lei que regula o funcionamento dos serviços de informações, principalmente para "reforçar o controlo judicial", na sequência do escândalo de escutas telefónicas.
A procissão do Dia de Corpo de Deus vai regressar às ruas da Baixa de Lisboa no dia 16 de junho, após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19, anunciou a organização.
As novas autoridades russas estabelecidas na cidade ucraniana de Mariupol decidiram estender o atual ano letivo nos próximos meses para submeter os alunos ucranianos a um novo "currículo russo", disse hoje um conselheiro do poder local.
O colapso de um edifício em construção no sudoeste do Irão fez pelo menos 18 mortos, disseram hoje as autoridades iranianas quatro dias após a tragédia.