O parlamento deverá aprovar hoje, em votação final global, as alterações introduzidas na quarta revisão do regimento da Assembleia da República, marcada pelo fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, substituídos por “debates mensais com o Governo”.
A primeira fase dos exames nacionais termina hoje com a prova de Literatura Portuguesa às 9:30, que encerra cerca de duas semanas e meia de provas, adiadas devido à pandemia da covid-19.
A Iniciativa Liberal pede “grande frieza e objetividade” para olhar para a crise que Portugal vai enfrentar, considerando ser preciso que “as pessoas se sintam mais livres para experimentar novas soluções e novos caminhos para fazer face aos problemas”.
O deputado único do Chega considera que a sessão legislativa, "bastante atípica" devido à pandemia de covid-19, arrancou "com garantias de estabilidade à esquerda" e acabou com o Governo a encontrar essa estabilidade "no PSD".
O PCP considera que a pandemia evidenciou "um conjunto de problemas estruturais" que exigem respostas de fundo e não "um regresso passado" com cortes e empobrecimento, defendendo que é o PS que "tem de fazer as suas opções".
O CDS-PP afirma que se instalou nesta sessão legislativa um "unanimismo pandémico" e que existiu um aproveitamento da pandemia para "limitar direitos democráticos de participação" de alguns partidos, situação que considerou ser "de enorme gravidade".
O BE antecipa um desafio duplo devido à pandemia, que passa por responder à crise sem "repetir erros do passado", considerando que é o próximo Orçamento do Estado que vai definir se o Governo assimilou as lições e aprendizagens.
O PS considera que Portugal estaria "muito pior" se tivesse enfrentado a crise pandémica com a capacidade de resposta de 2015 e espera continuar o caminho iniciado na passada legislatura com os partidos à sua esquerda.
O PAN considera que a pandemia de covid-19 será um assunto "incontornável no debate do Estado da Nação", bem como as respostas necessárias para enfrentar não só a crise económica como também a crise climática e ambiental.
O PSD realçou hoje que "o que é normal" é ser oposição, e que a postura que adotou nos últimos meses foi "uma situação excecional" fruto da pandemia, afastando um cenário de "formalização política" de um bloco central.
O líder do grupo parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), José Luís Ferreira, manifestou preocupação com uma "aproximação visível" entre PS e PSD, num balanço da sessão legislativa marcada pelas consequências da pandemia da covid-19.
Os Estados Unidos registaram 63.967 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pelo nono dia consecutivo as 60.000 infeções, além de 1.059 mortos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, exigiu hoje "uma desescalada completa e imediata" e "um regresso às negociações" entre Azerbaijão e Arménia, depois dos recentes combates que voltaram a opor estes Estados.
A Guarda Costeira de Itália imobilizou, na Sicília, o navio humanitário “Ocean Viking”, que é utilizado pela organização não-governamental (ONG) SOS Méditerranée, por causa de alegadas irregularidades que comprometem a segurança das pessoas a bordo, foi hoje anunciado.
O Brasil registou 67.860 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário contabilizado desde que o primeiro caso foi notificado no país, em 26 de fevereiro, anunciou hoje o Governo.
O caso aconteceu no convento Felician Sisters, em Livonia, nos arredores de Detroit, nos Estados Unidos. As freiras tinham idades compreendidas entre os 69 e os 99 anos
A ministra da Cultura, considerou hoje a abertura de um inquérito judicial ao desaparecimento de obras da coleção do Estado “um passo importante” no caminho para a resolução de um tema que se arrasta desde os anos 1990.
O primeiro voo de repatriamento de cidadãos angolanos em Lisboa está programado para sexta-feira, com prioridade para os doentes, idosos e famílias com crianças, que deverão ter feito o teste ao novo coronavírus 72 horas antes da viagem.
O Governo do Botsuana anunciou hoje que não encontrou novas carcaças de elefantes durante buscas aéreas realizadas em mais de uma semana, acrescentando que as investigações laboratoriais aos corpos de paquidermes continuam sob análise. Até ao momento já se registam mais de 200 mortes.
A coligação internacional contra 'jihadistas' considera improvável o ressurgimento do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla inglesa) em território iraquiano, que é apenas "uma sombra do que era", disse hoje o 'número dois' desta força.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje a criação até ao final do ano um “BI dos cuidados paliativos” para permitir a monitorização das equipas a nível hospitalar e dos cuidados de saúde primários.
Milhares de manifestantes exigiram hoje, pelo 14.º dia consecutivo, a demissão do governo populista conservador e do procurador-geral da Bulgária, acusados de corrupção.
O presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (IC), Luís Faro Ramos, afirmou hoje que está a haver uma preparação para o Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), garantindo que "não faltarão" recursos humanos e financeiros.
A diretora nacional do SEF afirmou hoje que é “inegável” a sucessão de desembarques de migrantes marroquinos na costa algarvia, com o último a acontecer terça-feira, mas considerou “prematuro” falar da existência de uma rota de imigração ilegal.