A reação dos líderes mundiais à escolha de António Guterres para liderar as Nações Unidas a partir de 2017, que deverá ser oficializada pela Assembleia-geral da ONU na quinta-feira, acabou por ser um manifesto de união.
O mundo é hoje tão complexo que é difícil eleger prioridades, mas o conflito na Síria, a ameaça do terrorismo, a crise das migrações e a reforma interna serão os principais desafios de António Guterres quando assumir o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alertou hoje para a necessidade de estender a todo o país os transplantes com dador de coração parado, atualmente praticados no Porto, para tentar suprir as necessidades do país em doação de órgãos.
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, comprometeu-se na terça-feira, junto de um grupo de vítimas, a exigir à guerrilha das FARC que devolva as pessoas desaparecidas durante o conflito armado.
As ordens profissionais do setor da saúde querem reunir-se com o Presidente da República para lhe apresentar um plano de emergência que pretende repor o financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao nível da média da OCDE.
A última grande peregrinação antes da visita do Papa Francisco a Fátima, prevista para maio de 2017, decorre hoje e amanhã no Santuário e é presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé.
A secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra, reúne-se hoje com os sindicatos da Função Pública para dar início à negociação coletiva geral.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que "sem justiça não há Estado de direito democrático" e apontou que o direito "dificilmente acompanha" as mudanças do mundo atual e é condicionado por "novos poderes de facto".
O Governo brasileiro está a preparar um "plano B" que prevê uma intervenção na Oi, caso o processo de recuperação judicial da operadora de telecomunicações falhe, avançou o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) apresentou queixa ao Ministério Público contra um taxista que, durante a manifestação de segunda-feira, afirmou que “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas”.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condenou hoje, a propósito do protesto de taxistas na segunda-feira em Lisboa, “toda e qualquer atitude de violência e intimidação verbal” a jornalistas no exercício da sua profissão.
A GNR apelou hoje aos residentes de Candal, Póvoa das Leiras e Coelheira, em S. Pedro do Sul, para se manterem nas residências, sobretudo à noite, enquanto decorrem buscas para localizar o suspeito dos crimes de Aguiar da Beira.
O presidente da Assembleia-Geral da ONU, Peter Thomson, manifestou hoje a sua confiança numa nomeação por aclamação de António Guterres como novo secretário-geral da ONU pelos 193 Estados-membros da organização.
Será necessário aguardar até quinta-feira, último dia da época Nobel 2016, para conhecer o laureado do prémio de Literatura, uma espera que segundo analistas é explicável pela escolha de alguém politicamente conotado.
O Ministério da Educação autorizou a contratação de 300 novos funcionários para as escolas para dar resposta a “necessidades urgentes”, depois de hoje a Fenprof ter denunciado o encerramento de estabelecimentos por falta de assistentes.
Quando falta cerca de um ano para as próximas autárquicas, há concelhos onde os candidatos disponíveis não se entendem com os partidos, levando a cisões que podem ditar que muitos acabem por se candidatar por movimentos independentes.
A defesa de José Sócrates considerou hoje que a decisão da Relação de manter o juiz Carlos Alexandre na Operação Marquês traduz uma "oportunidade perdida de um tribunal superior fazer este processo respeitar a lei e o direito".
A ligação aérea direta da China a Portugal arranca em junho de 2017, com três a quatro frequências por semana, de acordo com protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e o grupo HNA (Beijing Capital Airline).
O líder da bancada parlamentar comunista afirmou hoje que o esclarecimento sobre o fim da sobretaxa de IRS em 2017 cabe ao Governo, acrescentando que o aumento de dez euros em todas as pensões já esteve "mais longe".
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje que está a faltar dinheiro em serviços públicos como escolas, hospitais, universidades ou polícias e atribuiu esse problema ao modelo de governação socialista.
Um segundo militar da GNR foi ferido, em Candal, no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. Isto acontece depois de, esta manhã, um militar ter sido morto e o seu colega ferido em Aguiar da Beira, disse à Lusa fonte da corporação.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje que desmantelou uma rede criminosa que assaltava residências, na sequência de uma operação em Viseu, Ovar, Vila Nova de Gaia, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.